[Primeiras impressões] Citroën C3 2023 parte de R$ 68.990 e vai para cima de Onix e HB20

1993

Vendido em três versões com motor 1.0 Firefly e duas com o 1.6 EC5, novo Citroën C3 2023 chega para brigar pela liderança

A Citroën lança o novo C3 2023 para marcar seu recomeço no Brasil. “Um novo capítulo na história da marca”, diz Antonio Filosa, presidente (COO) da Stellantis para a América do Sul. De fato, o hatch tira a marca de um segmento de nicho e seu posicionamento de preços, entre R$ 68.990 e R$ 93.990, a habilita a brigar pela liderança de mercado. 

Preços do novo Citroën C3 2023

Para ter volume de vendas, o C3 chega em três versões com motor 1.0 Firefly e duas com o 1.6 EC5. Para marcar seu lançamento, haverá ainda 2 mil unidades da série especial First Edition para as duas motorizações. Confira os valores sugeridos:

  • Live 1.0 – R$ 68.990
  • Live Pack 1.0 – R$ 74.990
  • Feel 1.0 – R$ 78.990
  • First Edition 1.0 – R$ 83.990 (série limitada)
  • Feel 1.6 – R$ 86.990
  • Feel 1.6 Pack AT6 – R$ 93.990
  • First Edition 1.6 AT6 – R$ 97.990 (série limitada)
Novo Citroën C3 1.0 Feel
Foto | Pedro Bicudo/Citroën/Divulgação – Citroën C3 1.0 Feel tem preço sugerido de R$ 78.990

O novo Citroën C3 faz parte do projeto global C-Cubed, antes chamado de Smart Car. Dele surgirão ainda um SUV e um sedã.

LEIA TAMBÉM:

O hatch chega como “carro de combate” da estratégia C-Cubed. Oficialmente, a marca não confirma, mas a meta é vender 70 mil unidades anuais do compacto, divididas entre Brasil e Argentina. É claro que o mercado local ficará com a maior fatia. 

Visual do novo Citroën C3

O Citroën C3 é um modelo de baixo custo destinado a mercados emergentes. Une a proposta de bom espaço interno ao acabamento mais simples. Por fora, seu estilo aventureiro agrada mais que seu interior. 

O conjunto de iluminação ostenta a nova identidade visual da marca, com um “Y” servindo de luz de condução diurna. Assim como no novo C4 Picasso, o conjunto óptico é duplo, com a parte superior como luz de posição e a debaixo atua como farol principal. A frente mais alta deixa o C3 mais imponente. 

De lado, molduras nas caixas de roda e rack de teto, que não é de série em todas as versões, compõem o visual aventureiro. A estampagem das portas é bem lisa e os vincos não são tão acentuados. Na versão Feel há um aplique em plástico na parte inferior das portas. 

Na traseira, a tampa do porta-malas é mais curta e tem vincos bem acentuados que emolduram a parte das lanternas que invadem a peça. As lanternas são horizontais e têm estilo interessante. Já o para-choque segue o estilo aventureiro e tem boa parte sem pintura. 

No geral, o conjunto externo apresenta linhas agradáveis, mas é claro que não são aprazíveis a gregos e troianos. Donos das antigas gerações do C3 poderão ficar incomodados com o novo estilo aventureiro do hatch. 

Interior fica devendo

Por dentro, o painel do novo Citroën C3 segue o mesmo estilo em todas as versões. A parte central tem acabamento com textura perfurada e pode contar com tons em azul ou cinza. As saídas de ar-condicionado têm elementos em formato de elo de correntes. Não importando qual versão, o ar-condicionado é sempre manual.

A coluna de direção só tem ajuste de altura e fica devendo em profundidade. Já o volante é multifuncional.

De desenho bem simples, as linhas do painel agradam, mas o quadro de instrumentos 100% digital é um dos pontos fracos do modelo. Ao girar a chave, o painel se acende como uma árvore de natal, com várias luzes em cores variadas e agrupadas muito próximas umas das outras.

É muita informação junta e não há conta-giros em nenhuma versão. Pelo menos indica a marcha engatada e o momento ideal de troca no caso da motorização 1.0. 

Assim como o painel, as forrações de porta abusam dos plásticos rígidos. No entanto, pelo menos não há falhas de encaixe e o desenho é bem funcional. 

Não tivemos contato com a versão de entrada Live, mas até seus bancos são diferentes das demais opções, com encosto e apoio de cabeça integrados. Nas demais, o conjunto é separado. Nelas, o banco apoia bem as pernas e o encosto segura bem o corpo dos ocupantes. 

A posição de dirigir mais alta agrada e bom espaço interno se destaca. Não falta espaço para as cabeças dos ocupantes. 

O banco traseiro poderia ter espuma do assento mais firme, mas ela apoia bem as pernas dos passageiros. O espaço é ideal para dois adultos e uma criança. 

Quando equipado, os comandos de ajustes do retrovisor e travamento dos vidros traseiros à esquerda da coluna de direção não ficam em uma posição ideal. O travamento das portas, de série em todas as versões, está no mesmo local. Pelo menos estão ao alcance das mãos. 

Já os comandos dos vidros elétricos traseiros são únicos para o motorista e os passageiros traseiros. Eles ficam no console central, obrigando todos a praticarem algum contorcionismo para o acionamento. Tais características evidenciam o fato de que o C3 é um projeto de baixo custo. 

A central multimídia Citroën Connect Touchscreen tem tela de 10”, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. No entanto, não há carregador por indução.

Segurança

No quesito segurança, o Citroën C3 2023 joga com o regulamento e oferece de série somente os itens obrigatórios exigidos por lei. Como antecipamos em maio, o hatch dispõe apenas de airbag duplo frontal. Os demais são os freios com assistência ABS e EBD, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.

Dimensões, porta-malas e espaço interno

O novo Citroën C3 2023 tem 3,98 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 2,01 m de largura e 1,58 m de altura. O porta-malas tem capacidade para 315 litros. Já o tanque de combustível comporta 47 litros. 

O hatch tem altura livre em relação ao solo de 18 centímetros. O ângulo de entrada é de 23° e o de saída é de 39°.

Todas as versões do C3 têm rodas de 15 polegadas de aço ou liga leve, calçadas com pneus de medidas 195/65 R15.

Motores do novo Citroën C3 2023

Nas versões Live, Feel e First Edition, o novo Citroën C3 2023 vem equipado com motor 1.0 Firefly P-L7, com a mesma calibração do Fiat Argo. Assim, rende 71 cv a 6.000 rpm e 10 kgfm de torque a 3.250 rpm com gasolina. No álcool, são 75 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. A transmissão é manual de cinco velocidades.

Já nas opções Feel, Feel Pack e First Edition, o motor 1.6 EC5 entrega 113 cv a 6.000 rpm e 15,4 kgfm de torque a 4.250 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol, a potência é de 120 cv a 6.000 rpm e o torque de 15,6 kgfm a 4.500 rpm. O propulsor pode ser ligado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de seis velocidades.

Consumo do novo C3

Consumo do novo Citroën C3 2023 de acordo com dados aferidos pelo PBEV do Inmetro:

Citroën C3 1.6 16V automático

  • Cidade: 10,3 km/l (gasolina) / 7,2 km/l (etanol)
  • Estrada: 12,4 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol)

Citroën C3 1.0

  • Cidade: 12,9 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,1 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etanol)

Andando

No test-drive, o Autos Segredos andou nas versões Feel 1.0 manual e Feel Pack 1.6 automática. 

Não importando qual configuração, a suspensão do novo Citroën C3 2023 tem bom acerto e filtra bem as imperfeições do solo. O rodar é firme e o hatch, apesar da altura, tem bom comportamento dinâmico. Em ruas de calçamento, contudo, notamos alguns grilos que poderiam ser resolvidos com melhor isolamento acústico.

Na primeira volta, andamos com dois ocupantes e bagagens no porta-malas do C3 Feel 1.6 automático. Na estrada, o hatch tem desempenho satisfatório, permitindo ultrapassagens com segurança.

No trânsito urbano, porém, a falta de torque em baixa incomoda. Em rotações mais altas, os problemas referentes ao isolamento acústico ficam evidentes, com os ruídos de funcionamento do motor invadindo a cabine e incomodando bastante. 

Apesar dos menores números de potência e torque, o C3 1.0 Firefly acaba sendo mais divertido de guiar. Em trânsito urbano, o motor tem bom torque em baixas rotações e deixa o hatch mais esperto, facilitando seu uso na cidade.

O câmbio é o mesmo do Fiat Argo, mas, assim como no Peugeot 208 1.0, o trambulador exclusivo deixa os engates mais precisos. 

Na estrada, com dois ocupantes, o C3 vai bem. Todavia, com capacidade máxima, espere desempenho mais comedido. Em ultrapassagens, o ideal é ter atenção redobrada. Assim como no caso do modelo equipado com motor 1.6, o isolamento acústico deixa os ruídos de funcionamento do motor bem, digamos, à vontade na cabine. 

Itens de série do novo Citroën C3 2023:

Confira todos os itens de série das cinco versões do novo hatch francês:

Novo Citroën C3 Live 1.0

  • Airbags duplos
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Assistente de partida em rampa – Hill holder
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Travas elétricas
  • Indicador de trocas de marcha
  • Rodas de 15” com calotas

Novo Citroën C3 Live Pack 1.0

  • Todos os equipamentos da Live +:
  • Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
  • Conector USB dianteiro
  • Volante com comandos do sistema de som e bluetooth
  • Chave com telecomando
  • Banco dianteiro com ajuste de altura
  • Limpador e desembaçador elétrico traseiro

Novo Citroën C3 Feel 1.0

  • Todos os equipamentos da Live Pack +:
  • Vidros traseiros elétricos
  • Alarme Perimétrico
  • Conectores USB traseiros (x2)
  • Luzes diurnas de leds
  • Rodas de liga-leve de 15”
  • Painel interno com faixa azul metálica
  • Barras longitudinais no teto
  • Volante com ajuste de altura
  • Chevron cromado
  • Maçanetas na cor da carroceria

Novo Citroën C3 Feel 1.6 16V

  • Todos os equipamentos da Feel 1.0 +:
  • Motor 1.6 16V de até 120 cv

Novo Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático

  • Todos os equipamentos da Feel 1.6+:
  • Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais
  • Modo Eco
  • Rodas de liga-leve de 15” diamantadas
  • Câmera de ré
  • Volante revestido com couro

Novo Citroën C3 1.0 First Edition

  • Todos os equipamentos da Feel 1.0+:
  • Faróis de neblina
  • 9/10
  • Pintura bitom
  • Barras de teto na cor Alu Shadow
  • Airbumps laterais
  • Moldura embelezadora do farol de neblina
  • Tapetes exclusivos
  • Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas

Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition

  • Todos os equipamentos da Feel Pack+:
  • Pintura bitom
  • Barras de teto na cor Alu Shadow
  • Airbumps laterais
  • Moldura embelezadora do farol de neblina
  • Tapetes exclusivos
  • Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
  • Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition
  • Itens de série:
  • Todos os equipamentos da Feel Pack+:
  • Pintura bitom
  • Barras de teto na cor Alu Shadow
  • Airbumps laterais
  • Moldura embelezadora do farol de neblina
  • Tapetes exclusivos
  • Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas

Cores

O Citroën C3 2023 será oferecido nas cores Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito, Azul Spring e Preto Perla Nera. Ele também será oferecido na pintura bitom, com teto Preto, a carroceria pode ser receber as cores Cinza Grafito ou Azul Spring, já com teto branco, a carroceria pode ser na cor Preto Perla Nera. 

Garantia

A garantia do novo hatch será de três anos sem limite de quilometragem. 

Custo de revisões

Confira os valores para as seis primeiras revisões do novo C3 com motores 1.0 ou 1.6:

C3 1.0

  • 10 mil – R$ 400
  • 20 mil – R$ 636
  • 30 mil – R$ 400
  • 40 mi – R$ 1.150
  • 50 mil – R$ 400
  • 60 mil – R$ 868

Total R$ 3.854,00

C3 1.6

  • 10 mil – R$ 474,00
  • 20 mil – R$ 722,00
  • 30 mil – R$ 383,00
  • 40 mil – R$ 1.034,00
  • 50 mil – R$ 474,00
  • 60 mil – R$ 722,00

Total: R$ 3.809,00

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.