Primeira volta: Jeep Commander chega bem equipado e mais barato que Tiguan e Outlander

421

Jeep Commander tem conjunto equilibrado, boa lista de itens de série e dirigibilidade amigável mesmo para um carro de 4,76 metros de comprimento

Num segmento onde não há crise, o Jeep Commander 2022 chega com preço inicial de R$ 199.990 para a versão Limited T270 e R$ 279.990 para a topo de linha Overland TD 380. SUV para sete ocupantes, carrega predicados e equipamentos para se tornar líder de seu segmento. Commander terá duas versões, Limited e Overland, ambas disponíveis com duas opções de motorização e sem opcionais, incluindo a cor da carroceria.

Preços do Commander

Os preços do Commander são bem competitivos, resta saber quanto tempo irão durar. SUV chegará em quatro versões, sem opcionais, confira os valores:

  • Limited T270 – R$ 199.990
  • Limited TD380 4×4 – R$ 259.990
  • Overland T270 – R$ 219.990
  • Overland TD380 4×4 – R$ 279.990

Modelo chega com preço inicial mais baixo que os dois concorrentes elencados pela Jeep, o Mitsubishi Outlander com valores entre R$ 208.990 e R$ 283.990 e o Volkswagen Tiguan Allspace R-Line vendido em versão única por R$ 236.090. Mas, é claro, que apesar de não confirmar e mesmo tendo porte menor, a marca também quer fisgar clientes do Toyota SW4. Afinal, assim como o modelo japonês, o Commander chega com motorizações flex e diesel.

Primeira volta com o Commander

O Autos Segredos teve o primeiro contato com o novo Jeep Commander em circuito fechado, em pistas off road e on road. Não são condições reais de uso, mas que serviram para mostrar que o SUV é valente no uso fora de estrada, que muito provavelmente não será colocado à prova pela maioria dos compradores, isso falando o modelo diesel.

LEIA TAMBÉM:

A boa suspensão do Commander é um capítulo à parte, tanto no uso off road, quanto no uso urbano. Na pista de testes que simula trilha, a suspensão conseguiu filtrar bem as imperfeições do solo, mesmo quando abusamos um pouco do acelerador. É claro que em trechos mais severos, a carroceria acompanhava os buracos da estrada, mas nosso carona no banco traseiro, o jornalista Marcelo Ramos, do “Garagem do Jabulas”, garantiu que a sensação de conforto era muito boa. E estamos falando de um carro com rodagem de aro 19 polegadas com pneus on road de medidas 235/50 R19.

Outro ponto positivo é o domínio que o condutor tem sobre o carro. Afinal, falamos de um modelo com 4,76 metros de comprimento. Nosso test drive off road foi noturno numa pista que não conhecíamos e com trechos bem estreitos e curvas mais fechadas e em nenhum momento foi necessário efetuar manobras para seguir pela estrada de terra. No posto de comando o motorista nem percebe o tamanho do carro que está guiando. Aliás, só em manobras de estacionamento é que o porte do SUV é percebido, já que ele fica devendo melhor visibilidade traseira, mas nada que a boa câmera de ré não resolva.

Além do colega Jabulas, nosso contato com o Commander Overland TD380 teve a companhia do engenheiro Fabiano. Em certo momento do percurso, ele nos orientou a subir uma escada de cimento construída no ponto de testes da pista. Na hora titubei e quis ir com cuidado, afinal é um carro com propósito familiar, mas o engenheiro orientou a posicionar o carro no pé da escada e acelerar. O SUV subiu os degraus como se fosse uma pista lisa e seu bom ângulo de ataque se fez presente, não teve uma raspada sequer. Como escrevi acima, a grande maioria nunca usará a capacidade off road do Commander, mas ele foi desenvolvido para aguentar o tranco. Arrisco a dizer que se a versão Overland fosse equipada com pneus de uso misto, ela já poderia receber o nome Trailhawak.

No flex, nosso contato foi em pista em circuito fechado, e pelo menos dois ocupantes que, juntos, pesam acima dos 200 quilos. O SUV se mostrou ágil com motorização 1.3 Turbo Flex.

Se no percurso off road, o trajeto pode simular aquela ida ao sítio ou fazenda nos finais de semana, o trajeto no circuito de asfalto pouco simula as condições reais de uso. O encontro, de fato, serviu para mostrar que o motor 1.3 Turbo Flex do Commnader é bom para acelerar quando for necessário e também é ágil nas retomadas.

Confesso que esperava um desempenho insosso do Commander, mas nesse primeiro contato ele acabou surpreendendo e o motor T270 não fez feio. E ainda tirou da inércia, com desenvoltura, os 1.715 quilos do SUV.

Também simulamos frenagens de emergência e os freios conseguiram parar o SUV a contento e sem mudança de trajetória.

Em circuito fechado, com toda a segurança disponível e áreas de escape, andamos sem o acompanhamento de engenheiros ou piloto. No caso, mais uma vez, meu companheiro na pista foi o Marcelo. Tanto eu como ele abusamos do SUV na pista e, mesmo em nossos erros, as babás eletrônicas do carro colocavam o Commander em sua trajetória correta.

Commander tem presença

Nas primeiras vezes em que vi o Commander, quando ele ainda era chamado de Projeto 598, mesmo camuflado já se notava que seu porte era mais avantajado que o irmão Compass. O SUV de sete lugares é construído a partir da mesma plataforma Small Wilde, de Renegade, Toro e Compass, mas ela recebeu modificações para ficar mais larga, comprida e proporcionar o bom entre-eixos de 2,79 metros, que é superior ao do Oultlander e empata com o do Tiguan Allspace.

No fim, o parentesco do Commander com o Compass fica por conta de detalhes visuais, como uso das mesmas portas dianteiras e capô. De resto, pelo menos em termos estruturais, o SUV de sete lugares é outro produto. Todo o conjunto de suspensões é exclusivo, até mesmo o tamanho das bitolas é outro.

Internamente, a sinergia entre os dois é mais notada, mas o Commander dá um salto de qualidade com revestimentos exclusivos e mais requintados. A Jeep não economizou no quesito para deixar o SUV com habitáculo bem luxuoso, como o uso de suede na faixa central do painel e também no acabamento dos bancos, que é mesclado com couro.

Aliás, falando em bancos, eles também são exclusivos do Commander e são do tipo poltrona, que acomoda melhor o corpo dos ocupantes. Na primeira fileira, os passageiros ficam bem acomodados e na segunda, o banco mais baixo – que é um dos pontos negativos do Compass – não se fez presente no Commander: os assentos estão mais elevados e apoiam melhor as pernas.

Vocês já devem estar se perguntado: e a terceira fileira? Pois bem, vamos lá. A Jeep teve o cuidado de não projetar bancos que remetem a tábuas de passar roupa como é geralmente visto em modelos para sete passageiros. Os encostos repetem o mesmo desenho das primeiras filerias e apoiam bem as pernas. O espaço é melhor que os dos concorrentes Outlander, Tiguan e do médio-grande Toyota SW4. Mas mesmo com este melhor aproveitamento, os joelhos acabam trocando uma ideia com as cabeças dos ocupantes da segunda fila. No fim, ele é ideal para ocupantes de menor estatura.

Vale ressaltar que os passageiros da terceira fileira têm a sua disposição porta-objetos e entradas USB. A saída de ar da segunda fileira também atende a turma do fundão.

Tamanho do Commander

O Jeep Commander conta com 4,76 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,70 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Com todos os bancos em condição de uso, a capacidade do porta-malas é de 233 litros. Com a terceira fileira rebatida ele pula para 661 litros e se o dono quiser transformar o SUV em furgão, rebatendo as duas últimas fileitas, o SUV pode levar até 1.760 litros de bagagens.

Ângulos

Nas versões flex, o ângulo de entrada do Commander é de 20,1° e o de saída fica em 22,2°. O vão livre em relação ao solo é de 20,8 centímetros.

Já nas opções diesel, que tem para-choque exclusivo, o ângulo de entrada é de 25,4° e o de saída é de 23,6°. Já o vão livre pula para 21,4 centímetros.

Peso

A versão Limited T270 pesa 1.685 quilos e a Overland, 1.715 quilos. A capacidade de carga de ambas é de 540 quilos.

Já o Limited TD 380 pesa 1.885 quilos e o Overland 1.908 quilos. Assim como as opções flex, a diesel tem capacidade de carga de 540 quilos.

Itens de série

Limited

Na versão Limited, o Commander vem com rodas de liga leve de 18”, conjunto óptico Full Led e bancos de couro e suede preto e acabamento interno preto. Traz muita tecnologia com cluster Full Digital de 10,25”, central multimídia em tela de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas. Além disso, conta com sete airbags e todos os sistemas de direção autônoma (ADAS).

Além de tudo isso, a versão T270 turbo flex 4×2 vem com o Jeep Traction Control+. Já a configuração com motor diesel também recebe o modo 4×4 Low, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e Hill Descent Control.

Overland

A Overland traz rodas em liga leve de 19” e bancos de couro e suede marrom. Para completar, além dos conteúdos oferecidos na Limited T270, a versão topo de gama do Commander vem também com teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco do passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127V.  Ela ainda traz Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle. Já a configuração TD380, além de tudo que há na Limited Turbo Diesel, ganha molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages.

Segurança

O Jeep Commander também é equipado com tecnologias de direção autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.

Som Premium Harman Kardon

O Commander traz o sistema de som da marca premium Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. Ele conta ainda com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como “caixa acústica”. Isso elimina a necessidade de caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%, além de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda.

Alexa in Vehicle na Adventure Intelligence

O SUV é equipado com o sistema Adventure Intelligence, plataforma de conectividade exclusiva da Jeep, em todas as versões. A plataforma entrega conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wi-fi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wi-fi nativo do Jeep Commander.

Cores

O Jeep Commander é oferecido nas cores branco Polar, cinza Granite, prata Billet, azul Jazz, Deep brown e preto Carbon, além de uma cor nova e totalmente exclusiva do modelo: Slash gold. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).

Garantia

Com garantia de três anos, o Commander tem revisões a cada 12 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo flex 4×2 e a cada 20 mil quilômetros ou um ano, para as versões turbo Diesel 4×4.

Pré-venda

A pré-venda do Commander começa hoje, 26 de agosto, no hotsite https://commander.jeep.com.br/ e na rede de concessionárias Jeep. A reserva funciona com um sinal de R$ 5 mil e a previsão de entrega dos carros é a partir de outubro.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.