InícioMatérias especiaisMercedes-Benz investe R$ 100 milhões em seu primeiro ônibus elétrico no país

Mercedes-Benz investe R$ 100 milhões em seu primeiro ônibus elétrico no país

- publicidade -
- publicidade -

Com autonomia que pode chegar a 250 km, chassi eO500U é modelo para uso urbano e com capacidade para até 83 passageiros

A Mercedes-Benz anunciou na última quarta-feira (25) investimento de R$ 100 milhões no seu chassi de ônibus urbano eO500U — projeto apresentado no mesmo dia. A fabricante alemã disse ainda que realiza os últimos testes do produto, que começa a ser vendido já a partir de 2022. Este será, vale frisar, o primeiro chassi elétrico feito pela marca no Brasil.

Segundo Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, os R$ 100 milhões que serão utilizados no ônibus elétrico fazem parte do ciclo de investimentos de 2018-2024, no valor de R$ 2,4 bilhões. Ainda de acordo com o executivo, o chassi elétrico, além de dar início a uma nova jornada da marca no Brasil, poderá ser exportado para países da America Latina, Europa e Oceania.

“Estamos entrando em uma nova era, um novo marco na trajetória da Mercedes-Benz no Brasil. O eO500U é apenas o nosso primeiro passo no caminho da eletromobilidade aqui”, disse Deppen. Ainda de acordo com o executivo, com essa novidade, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global do Grupo Daimler de práticas de ESG.

eO500U Mercedes-Benz ônibus elétrico
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

“Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que teremos pela frente”, afirma Deppen.

eO500U

O eO500U é um veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira e testado na Alemanha, com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. “São, justamente, todos esses processos pelos quais submetemos os nossos produtos e que consolidam a confiança do mercado na nossa marca. Unimos a experiência do nosso time de eletromobilidade na Europa com o nosso entendimento da voz dos clientes sobre a realidade do Brasil”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O chassi é um modelo Padron 4×2 da linha O 500. Com piso baixo, poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Tem capacidade para até 83 passageiros, sendo 29 sentados. Sua autonomia chegará a 250 km, a maior entre ônibus elétricos no Brasil, além da maior capacidade de transporte de passageiros deste segmento.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem de força trará para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.

LEIA TAMBÉM:

O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos, levando três horas de duração para a recarga completa.

O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.

eO500U Mercedes-Benz ônibus elétrico
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -