Novo IVECO S-Way é a arma da marca italiana para tentar deixar de ser coadjuvante no segmento de pesados
A IVECO terá um novo representante no segmento de pesados em 2023 com o lançamento do S-Way. Produzido em Sete Lagoas (MG), o caminhão chegará ao mercado nos modelos 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). Com fraca participação no segmento, novo caminhão pesado poderá colocar a IVECO em destaque.
VEJA TAMBÉM:
- IVECO CELEBRA 1.000 DAILY 35-160 EURO VI PRODUZIDAS
- IVECO DAILY 35-160 ATUALIZA MOTOR PARA ACELERAR CRESCIMENTO
- STRALIS 2009 RODA 1,8 MILHÃO DE QUILÔMETROS SEM ABRIR O MOTOR
O novo IVECO S-Way será equipado com o novo motor FPT Cursor 13 com potência de 450 cv, 480 cv e 540 cv. O motor chega adequado para atender o Proconve P8 que entrará em vigor a partir de 2023.
De acordo com a marca, os principais destaques do motor FPT Cursor 13 são a injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT. A IVECO afirma que o conjunto proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
Segundo Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina, o sistema de HI-eSCR tem 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR). O executivo também diz que o novo motor FPT Cursor 13 proporcionará redução de consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, de até 15%.
O motor também conta com uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios que é capaz de fazer o veículo obter uma parada total. Além de oferecer maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. É um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.
A marca também diz que a calibração motor/câmbio também foi fundamental no processo. O motor Cursor 13 é ligado ao câmbio ZF Traxon de 12 marchas. O câmbio foi desenvolvido com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.
O novo IVECO S-Way virá equipado com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e Lanternas e Faróis full LED direcionais & DRL.
O novo pesado da IVECO também estreia o aplicativo Way App que permite ao motorista controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções.
O novo IVECO S-Way será vendido nas cabines AS com 2,5 metros de largura e na AT com 2,3 m de largura. Por dentro, a cabine conta com cama em material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade; painel de comando na cama; cortinas na cama e banco e entradas USB.
Em relação a segurança, o IVECO S-Way oferece maior campo de visão; DRL incorporado e ativo na função seta; espelhos retrovisores otimizados para obter melhor visibilidade; LDWS: leitor de faixa que avisa em caso de mudança inadvertida; ACC: Controle de cruzeiro automático adaptativo – acelera e freia o veículo de maneira autônoma em função do tráfego; AEBS: Sistema de freio emergencial autônomo – freia o veículo automaticamente em caso de situações de emergência; Hill Holder: assistente de partida em rampa; ATC, ASR e ESC: Controle de tração e estabilidade e cabine projetada com foco na segurança do motorista com certificação de nível europeu, umas das mais seguras do mundo.
O novo IVECO S-Way também estreia a plataforma IVECO ON que é um serviço integrado que tem como objetivo maximizar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo.
Pelo sistema, o S-Way poderá receber assistência técnica remota que permite corrigir possíveis falhas e atualizar o veículo a distância, diretamente do Control Room (sala de monitoramento) da marca. Pela central multimídia, o cliente se conecta na central de comando da IVECO e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo.
No portal do cliente IVECO ON, o operador pode monitorar, por exemplo, o consumo de combustível do veículo e o estilo de condução individual de cada motorista, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho da frota através de uma série de recursos:
- Monitoramento dinâmico;
- Dados históricos e comparativos;
- Tutoriais;
- Download de detalhes por veículo/condutor;
- Painel do cliente para monitoramento do consumo de combustível da frota;
- Mapa de veículos dedicado por missão para verificar as rotas percorridas.
Diferentes funcionalidades tornam o IVECO ON a ferramenta ideal para o transportador:
- Smart report: o sistema de Avaliação de Estilo de Condução (DSE) a bordo gera relatórios semanais que são enviados automaticamente ao Gerente de Frota para fornecer dados sobre parâmetros de consumo de combustível e comportamento dos motoristas monitorados através do algoritmo DSE, além de dicas para melhorar o estilo de condução e otimização do veículo. É possível exibir tanto os resultados gerais de toda a frota quanto os detalhes de cada veículo para entender melhor como reduzir o consumo de combustível.
- Safe driving report: junto com o Smart Report, o motorista recebe este novo relatório que permite medir a segurança a bordo. O documento fornece parâmetros que irão ajudar o profissional a ampliar a cautela e a segurança na estrada.
- IVECO webAPI (Application Program Interface): esse serviço destina-se aos clientes que pretendem criar os seus próprios painéis e relatórios, utilizando os dados oficiais emitidos pelo IVECO ON. As informações dos veículos são armazenadas diariamente e em tempo real no IVECO CLOUD, que agrega as informações de cada cliente e as disponibiliza nos sistemas dos clientes.
O IVECO ON também foi pensado para privilegiar a experiência do motorista. Com um app intuitivo e de fácil utilização, o motorista conta com uma série de funções que facilitam o seu dia a dia.
“Graças à conectividade e ao monitoramento de dados, a IVECO pode monitorar o veículo, por meio do nosso Control Room, antecipando paradas imprevistas. Com isso, otimizamos o serviço de manutenção proporcionando menor tempo de reparo e prevenindo danos maiores”, afirma Tavares.
Autos Segredos no YouTube:
Andamos no Fiat Scudo:
Siga nossas redes sociais para ver muito mais
- Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
- Acompanhe o Marlos Ney Vidal no Instagram
- Curta nossa fanpage no Facebook