Marca sueca exporta 69 chassis modelos B8RLE para o novo sistema de transporte da Guatemala
A Volvo celebra a exportação de 69 veículos do modelo Volvo B8RLE para o novo sistema de transportes da Cidade da Guatemala. Batizada de Tu Bus, o sistema integrará as rotas de alimentação com o sistema Transmetro.
O sistema de transporte será o primeiro BRT (Bus Rapid Transport) da América Central. O início da operação dos novos ônibus está previsto para maio.
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“A Volvo é líder mundial em soluções estruturadas para esse tipo de sistema de transporte. Nossos ônibus rodam na Cidade da Guatemala desde o começo dos anos 2000 e somos a marca com maior presença neste BRT”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. Hoje, há 116 ônibus articulados e biarticulados Volvo em operação naquela metrópole, mais de 50% da frota.
O BRT da Cidade da Guatemala (Transmetro) e o sistema Tu Bus são operados pela EMT (Empresa Municipal de Transporte), empresa pública que gerencia o sistema de transporte da capital. Com as novas aquisições, amplia-se a integração de ônibus alimentadores para os troncais, os eixos exclusivos para articulados e biarticulados do BRT. Os novos Volvo vão atender a demanda de passageiros em regiões diversas da cidade, transportando-os até as estações de embarque para os eixos do sistema exclusivo para ônibus de grande capacidade.
De acordo com a Volvo, os ônibus B8RLE são todos Euro 6, norma de emissões adotada na Europa e no Brasil. Os chassis são todos de piso-baixo e também serão os primeiros ônibus de motor traseiro a operar como alimentadores no sistema de transporte público da cidade.
As 69 unidades do Volvo B8RLE exportadas para a Cidade da Guatemala fazem parte da licitação vencida pela marca sueca em conjunto com a Tecun, o importador da marca para a Guatemala.
O chassi Volvo B8RLE conta com o motor Volvo de 8 litros que oferece bom desempenho, com alta disponibilidade e elevada segurança. Tem o menor consumo de combustível e baixo custo por quilômetro rodado. É o mais leve da categoria, com quase 400 quilos a menos que modelos semelhantes.
Os chassis congregam ainda pacote completo de conectividade, eletrônica embarcada e de segurança dos modelos da marca, como freio a disco, suspensão a ar e caixa de marchas automática. Trazem ainda o Volvo Connect, interface de serviços digitais que concentra num só lugar todas as informações monitoradas por conectividade nos veículos em tempo real, elevando a produtividade da operação. Os novos ônibus embarcados para a Guatemala têm carroceria Marcopolo.
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