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Volvo preserva o caminhão N1020 1980 com chassi 001 em sua fábrica

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Primeiro caminhão produzido pela Volvo em sua fábrica de Curitiba (PR) rodou por 30 anos nas estradas brasileiras e hoje está em perfeito estado de conservação

No dia 4 de dezembro, a fábrica da Volvo Caminhões era inaugurada na cidade de Curitiba, no Paraná. De lá, saiu o primeiro caminhão da marca, o N1020 que iniciava a história de sucesso do fabricante sueco Brasil. O modelo de chassi 001 deixou as linhas de produção e foi destinado para venda por concessionário de Santa Catarina.

O Volvo N1020 1980 de chassi 001 rodou por cerca de 30 anos pelas estradas brasileiras. Por ser um caminhão histórico, a marca sueca localizou o dono do caminhão nos 2000 e o recomprou. Ele foi uma das estrelas de celebração dos 40 anos da Volvo no Brasil. O N1020 foi exposto na Fenatran de 2019 ao lado do FH 540 6×4 em série especial comemorativa aos 40 anos da marca no Brasil.

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Quando ele foi comprado, o Volvo N1020 recebeu uma nova pintura na cabine, ganhando também os adesivos em tom Azul. O chassi pintado também recebeu uma nova pintura na tonalidade Cinza. 

O maior trabalho foi restaurar todo o interior que hoje está como se tivesse recém saído da linha de montagem. 

O Volvo N1020 1980 tinha a cabine semi avançada e na sua dianteira a grade que remetia aos carros de passeio da marca. Os quatro faróis ficam posicionados próximo ao para-choque de aço na cor cinza. Já as luzes de mudança de direção ficavam alojadas nos para-lamas.

Ele tinha rodas raiadas que tinham que ser reguladas na forma em cruz para que elas não trepidassem e também para que não ocorresse desgaste irregular dos pneus. O Volvo N1020 4×2 tinha redução de cubo na roda traseira. 

Por dentro, o caminhão tem revestimentos em tom marrom e tinha uma cabine leito. O painel era bem simples e os mostradores eram todos analógicos. Sem ar-condicionado, o caminhão se valia do quebra-vento nas janelas, outra opção para ter um ar extra na cabine eram as escotilhas externas que eram acionadas por um pedal na cabine. Um dos poucos itens de conforto do Volvo N1020 era a direção com assistência hidráulica. 

Motor do Volvo N1020 1980

O Volvo N1020 de chassi 001 tinha motor 10 litros com bomba injetora que rendia 263 cavalos de potência que era ligado ao câmbio manual de 16 marchas.

Ficha técnica Volvo N1020 4×2 1980

  • Motor
    TD 100A, turbo alimentado, com 263 cv de potência a 2.200 rpm
  • Câmbio
    Manual ZF Ecosplit de 16 marchas, manual, 8 marchas à frente + 8 desmultiplicadas sincronizadas
  • Freios
    Ar comprimido, três circuitos independentes (eixo dianteiro, eixo traseiro e freio de estacionamento).
  • Suspensão
    Molas elípticas
  • Direção
    Com assistência hidráulica, tipo esferas recirculantes
  • Peso bruto máximo
    Eixo dianteiro (6.500 kg), eixo traseiro (13.000 kg), totalizando 19.500 kg; capacidade máxima de tração: 45.000 kg

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