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Fenatran 2022: Volvo mostra FM Electric que será testado no Brasil

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Marca sueca confirma planos de fabricar e produzir caminhões elétricos no Brasil. Volvo FM Electric será testado no mercado local em 2023

Durante o lançamento da linha de caminhões Volvo Euro 6, o Autos Segredos apurou que a marca já tem clientes interessados em comprar seus caminhões elétricos. Agora, na Fenatran 2022, a marca sueca expõe o FM elétrico com autonomia de 300 quilômetros. O modelo está aqui para iniciar testes em 2023 como primeiro passo para entrar na era eletrificada no Brasil.

Ainda não há data definida para que o caminhão elétrico comece a ser vendido no Brasil. No entanto, durante sua apresentação na Fenatran 2022, Roger Alm, presidente da Volvo Trucks confirmou o compromisso da marca em produzir e comercializar caminhões elétricos no Brasil. 

O FM Electric será avaliado com transportadores brasileiros em diferentes operações. O caminhão pesado é destinado para distribuição urbana e regional. O modelo tem opções com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. 

De acordo com a Volvo, o FM Electric pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Ele tem suspensão a ar em todos os eixos. Os freios de regeneração recuperam energia quando o freio é acionado. 

A recarga das baterias do caminhão podem ser realizadas no período noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua.  

O FM Electric pode ter potência de até 490 kW (669 cv) e é equipado com o câmbio I-Shift. A Volvo afirma que o caminhão elétrico pode atuar em várias operações como o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

Como em todos os produtos Volvo, a reciclabilidade do FM Electric é alta. Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma segunda vida de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.

A Volvo também afirmou que sua meta é vender até 2030 50% de sua linha composta por modelos elétricos e chegar aos 100% até 2040. A meta é, inclusive, se antecipar aos pactos governamentais com este objetivo. “Isso passa por várias tecnologias, como motores de combustão cada vez mais avançados, usando combustíveis de origem não fóssil; caminhões elétricos à bateria e caminhões elétricos movidos por células de hidrogênio, para percorrer distâncias mais longas. É uma jornada complexa, mas estamos seguindo globalmente a passos largos em todas essas direções”, assegura Lirmann.

Euro 6

Na Fenatran 2022, a Volvo também apresenta seus caminhões FH, FM e FMX equipados com motor Euro 6/Proconve P8. A linha começará a ser fabricada a partir de janeiro de 2023. Clientes interessados nos novos modelos poderão realizar suas compras durante a feira de transporte em condições de compra vantajosas, durante o período do evento. 

Motores

Os caminhões são equipados com o motor Volvo D13K Euro 6 fabricado no Brasil. O propulsor tem potências de 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. O motor recebeu componentes mais robustos, possui agora um sistema de injeção Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.

O novo turbocompressor é ainda mais silencioso e eficiente, gerando torque máximo em rotações ainda menores. É exatamente o mesmo motor que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais. “É o estado da arte tecnológico para auxiliar os transportadores a obter melhores resultados, aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional”, diz Valerio. O projeto também priorizou o mercado brasileiro, para atender as exigentes condições locais de severidade.

Muitos avanços

Agora o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o consagrado e potente freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores e modelos da linha F. Esta é mais uma contribuição da Volvo para aumentar a segurança nas operações de transporte. Os novos caminhões Euro 6 mantêm todos os benefícios da geração anterior, incluindo as melhorias aerodinâmicas introduzidas recentemente no chamado Pacote Aero.

Mais segurança de série

Líder mundial em segurança, a lista de itens de série do Volvo FH Euro 6 para evitar ou reduzir a severidade de acidentes é a mais consistente do mercado: freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, ESP, piloto automático de descida, freio motor VEB+, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, cabines com célula de sobrevivência, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, pré-tensionador do cinto de segurança e freios ABS. Além disso, direção inteligente VDS, detector de atenção, air bag, monitoramento da faixa de rodagem, sensor/câmera de ponto cego e freio anticanivete são itens opcionais.

A linha VM também passa a ser equipada com motor Volvo D8K que é montado no Brasil com peças vindas da Índia. O novo motor tem potências de 290 cv e 360 cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. “O consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, diz Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

O novo motor oferece melhor performance com maiores velocidades médias, e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, garantem maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio. Há também novas opções de tomada de força de fábrica e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. O desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar a economia e reduzir a emissão de gases poluentes.

O VM ganhou ainda mais segurança. Além do novo e potente freio motor VEB, o VM tem agora freios eletrônicos EBS com ABS, que garantem distâncias menores de frenagem. Outra evolução é o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas. Além disso, a Volvo introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. Os veículos da nova linha saem agora com todos os espelhos auxiliares de série, incluindo o convexo, o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos. A cabine possui um novo e moderno painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução, mais interativo e com novas funcionalidades.

Novas versões

O Volvo VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, equipada com o motor de 360cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4×2, é um caminhão ideal para operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas. Agora, os veículos vocacionais VM compõem a nova família VMX, com para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, com possibilidade de escape vertical, motores 290cv e 360cv, caixa manual ou I-Shift. A família VMX chega trazendo ainda o novíssimo modelo VMX MAX 6×4 rígido, com PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas e o mesmo eixo com redução nos cubos do FMX.

I-Shift de 7ª geração

A linha Euro 6 está equipada com a nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, com aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas. “A engenharia da Volvo desenvolveu uma transmissão ainda melhor, mais robusta, muito mais eficiente, garantindo mais benefícios na operação de transporte, seja no desempenho do veículo ou na redução do consumo do combustível”, declara Jeseniel Valerio.

A linha VM tem disponível como opcional um câmbio manual de nove marchas e que também equipa as versões VM City e VM Light Mixer.

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