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Linha Volvo VM ganha motor Euro 6 ficando mais potente e até 10% mais econômica

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Caminhões da linha VolvoVM passam a contar com motor Euro 6 Volvo D8K ligado ao câmbio I-Shift de sétima geração

Por Marlos Ney Vidal
De Curitiba (PR)

Além das linhas FH, FM e FMX, a gama do Volvo VM também recebeu novidades para atender ao Proconve P8. A marca sueca trocou o motor MWM de 7 litros por um Volvo de 8 litros mais potente que o antecessor e que pode ficar até 10% mais econômico. 

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O motor é montado na fábrica da Volvo em Curitiba (PR) com peças vindas da Índia. O propulsor Volvo D8K de oito litros também recebeu um novo turbo de alta performance e injeção common rail.

São duas faixas de potência, a de entrada rende 290 cv e torque de 107 kgfm de torque e 360 cv e  142,7 kgfm de torque. 

De acordo com Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo, o motor Volvo D8K conta com tecnologia super moderna, que se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando se precisa de mais desempenho.

O novo motor também oferece freios-motor mais potentes, de 210 cv e o VEB de 300 cv que proporciona maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio. 

Os caminhões VM D8K Euro 6 também tem novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Nesta nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.

Junto com a nova motorização Volvo D8K, os caminhões VM também receberam a transmissão automatizada I-Shift 7ª geração do irmão FH. 

O câmbio passou por aperfeiçoamentos que proporcionam trocas de marchas até 30% mais rápidas, além de ficarem mais precisas e com trocas mais suaves. 

Segundo a Volvo, os módulos eletrônicos estão mais inteligentes e com processamento super-rápido que ajudam no maior desempenho e menor consumo de combustível, além de melhor dirigibilidade e conforto para o motorista. 

Entre os recursos tecnológicos que os caminhões VM Euro 6 receberam está a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. A caixa I-Shift de 7ª geração tem sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives – tudo feito automaticamente, seja numa operação rodoviária ou vocacional.

Além disso, para maior produtividade e disponibilidade, a Volvo colocou novas relações de diferencial dos eixos traseiros e introduziu novas tomadas de força na transmissão I-Shift, para mais versatilidade no trabalho de implementação.

Para os clientes que optarem pelo câmbio manual de nove marchas, a marca oferece o item como opcional ou para versões específicas, como o VM City.

Outro item do Volvo FH que passa a ser oferecido no VM é a tecnologia I-Roll que permite a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança. Chamada de I-Roll, essa função automaticamente coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível. “É menos consumo de diesel, mas com toda a segurança”, observa Valerio.

A chegada do motor Volvo D8K chega acompanhada da Aceleração Inteligente Volvo que através de algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.

Os caminhões Volvo VM Euro 6 também passam a contar com novos modos de condução. A linha rodoviária conta com o Econômico e Performance e a linha vocacional recebe os modos Econômico e Off Road). No Econômico, os softwares usam todos os recursos para economizar diesel, e no Performance, utilizam todas as funções para privilegiar o desempenho como, por exemplo, numa ultrapassagem. Já no modo de condução Off Road, a inteligência atua concentrando a atuação para melhorar a dirigibilidade e a manobrabilidade, nas ocasiões em que se trafega em terrenos acidentados, fora de estrada, molhados ou em condições mais difíceis e severas.

Segurança

O Volvo VM Euro 6 ganhou ainda mais segurança, confirmando o compromisso da Volvo de oferecer os veículos mais seguros do mercado, em linha com a visão Zero Acidentes da marca. Além do novo e potente freio motor, o VM tem agora freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão. Outra evolução importante foi equipar o VM com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), um dispositivo de segurança ativa que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas. Além disso, a Volvo introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. Os veículos da nova linha saem agora com um pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio-fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais.

Para marcar a chegada dos motores Euro 6, os caminhões VM terão novo quadro de instrumentos com display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução. Bastante interativo, traz muito mais informações para facilitar o trabalho do motorista, com dados sobre a condução, computador de bordo e manutenção.

VM Tractor Power

O VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, equipado sempre com o motor de 360 cv, freio motor VEB de 300 cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4×2, “é um caminhão ideal para operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas. Com o novo motor Volvo e todos os avanços da linha Euro 6, seguramente o Tractor Power é a melhor opção de cavalo mecânico de entrada do mercado”, afirma Jeseniel Valerio.

VMX e VMX Max

A Volvo também promoveu mudanças nos VMs off road. É uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, além de possibilidade de escape vertical. Além disto, a família VMX conta agora com o novo VMX MAX 6×4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.

O Novo VMX MAX compartilha uma série de componentes com o consagrado caminhão pesado Volvo FMX, como a caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, o eixo traseiro com redução nos cubos, os freios Z-CAM, a suspensão traseira e a viga do eixo dianteiro. Todas as novidades resultaram em benefícios, com o aumento de produtividade, maiores capacidade de carga, robustez e disponibilidade, além de maior performance e segurança com o novo sistema de freios e a manutenção facilitada, por conta dos itens compartilhados.

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