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Volvo HX04 é o caminhão articulado movido a hidrogênio

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Protótipo da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) é um protótipo movido a células do combustível. HX04 recebeu apelido de Charlie Elétrico

O Volvo CE HX04 é um protótipo de caminhão articulado para testes de células a combustível. De acordo com a empresa, os resultados dos testes fornecerão informações sobre as possibilidades oferecidas por essa tecnologia à medida em que a Volvo CE dá continuidade à pesquisa para seus futuros programas de desenvolvimento de produto.

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Rumo a um futuro de zero emissões, a Volvo Construction Equipment tem acelerado seu trabalho em fontes de energia sustentáveis, atuando de acordo com o compromisso com Metas Baseadas em Ciência (SBTi). A marca tem como o objetivo atingir zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2040, dentro de toda a cadeia, impulsionando a transformação do setor rumo à neutralidade em carbono.

Como parte da meta, a Volvo CE criou o protótipo do Volvo HX04, com células de combustível de hidrogênio, livre de emissões. A marca sueca já disponibiliza no mercado equipamentos elétricos impulsionados por baterias e agora caminha em direção para explorar o potencial de eletrificação através dessa outra tecnologia.

Segundo a Volvo CE, o caminhão articulado HX04 é resultado de um projeto de pesquisa realizado entre 2018 e 2022. O protótipo conta com financiamento do FFI, uma colaboração nacional entre a Vinnova, Agência Sueca de Inovação; Swedish Energy Agency, Agência Sueca de Energia; e o Swedish Transport Administration, Departamento Sueco de Transporte. A ação consiste em um apoio à pesquisa, inovação e desenvolvimento estratégico em veículos sustentáveis. As parcerias incluem ainda o RISE, Institutos de Pesquisa da Suécia, além da PowerCell Sweden, uma incubadora de soluções de energia a hidrogênio baseada em células de combustível.

O desenvolvimento e construção do protótipo foi realizado, em grande parte, na unidade da Volvo CE em Braås, na Suécia. Nesta mesma fábrica nasceu, em 1966, o Gravel Charlie, primeiro caminhão articulado do mundo. Por isso, o Volvo HX04 recebeu o apelido de “Charlie Elétrico”. Os engenheiros no Centro de Tecnologia de Eskilstuna, também na Suécia, contribuíram com o software e conhecimento de seu laboratório de testes de células de combustível. Embora ainda não disponível comercialmente, esse veículo-conceito trará informações para a produção no futuro.

Reabastecimento de hidrogênio

A infraestrutura para reabastecimento de hidrogênio ainda é desenvolvida, a Shell instalou uma estação de reabastecimento na pista de testes da Volvo CE em Braås. A Shell e o Grupo Volvo são membros fundadores da H2Accelerate, uma colaboração entre empresas para fomentar as condições para a introdução de caminhões a hidrogênio na Europa.

Como funciona

O Volvo CE HX04 tem seu tanque de 12 kg de hidrogênio reabastecido em cerca de 7,5 minutos, permitindo que o equipamento opere por aproximadamente quatro horas. As células de combustível funcionam por meio da combinação de hidrogênio e oxigênio. A reação química resultante produz a eletricidade que move a máquina. Neste processo, as células de combustível também produzem calor, que pode ser usado para o aquecimento da cabine. A única emissão é o vapor d’água.

Em princípio, uma célula de combustível funciona de forma muito semelhante a uma bateria. Mas ao invés de ser carregada por meio de uma fonte externa, tem a capacidade de gerar sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo. Os equipamentos com trem de força elétricos a células de combustível têm um tempo de máquina disponível (uptime), autonomia e abastecimento semelhantes aos movidos por motor a combustão.

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