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Veículos seminovos: o que fazer antes e depois de fechar negócio

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Modelos de segunda mão são boas opções aos 0 km, mas é preciso estar atento a diferentes detalhes ao comprar um

Por Fernando Miragaya

A escalada de preços e a falta de carros 0 km nas lojas voltaram a deixar os veículos seminovos em evidência. Verdade que os automóveis usados valorizaram com isso, mas acabam sendo opções de carros com pronta entrega e que podem representar um bom custo/benefício.

Mas existem vários aspectos que o consumidor deve levar em consideração antes mesmo de pesquisar por veículos seminovos. Desde que tipo de carro necessita, até ferramentas de buscas e o que observar nas opções de usados disponíveis no mercado.

Orçamento

A primeira coisa é definir o quanto você está disposto a investir no seminovo. Porém, muita gente esquece que qualquer veículo requer custos extras imediatos de pós-venda.

Desta forma, é preciso deixar um dinheiro separado para seguro, documentação, transferência ou mesmo IPVA ainda a ser quitado. Como falamos de automóveis usados, é indicado também fazer uma reserva para eventuais revisões ou manutenções. Pense em algo em torno de 5% do valor do modelo.

Qual carro compro?

Essa pergunta é a mais ouvida pelos jornalistas que cobrem o setor automotivo. Primeiro de tudo, analise qual será o uso principal do carro e o que você prioriza. Para quem vai trabalhar com o veículo, sedãs ou picapes podem ser mais interessantes. Para quem precisa de espaço ou tem muitos filhos, SUVs, minivans e stations-wagons.

Quem prioriza economia ou facilidade para estacionar pode pensar em subcompactos ou hatches de entrada. Quem quer carros mais equipados e luxuosos pode recorrer a modelos mais usados de marcas premium ou versões topos de linha de veículos com quatro ou cinco anos de uso.

Com quanto tempo de uso?

O tempo de uso dos veículos seminovos depende do quanto de grana a pessoa tem para comprar o carro. Para quem não quer arriscar muito, o ideal é pegar um modelo com até dois anos, pois provavelmente ainda estará dentro da garantia de fábrica.

No caso de marcas como Hyundai e Caoa Chery, ou alguns modelos específicos de algumas marcas, pode-se estender essa tolerância para três ou quatro anos.

Quilometragem e ano/modelo

Porém, tão importante quanto o ano do automóvel ou sua quilometragem, é o seu estado de conservação. Veremos mais adiante o que observar na qualidade dos veículos seminovos antes de comprar um, mas lembre-se que um carro menos rodado não é garantia de automóvel confiável. 

Um veículo mais velho, com seis anos de vida e mais de 100 mil km rodado, porém com todas as revisões em dia e uso de peças genuínas corretas, pode ser uma compra melhor que um carro 2020 com 20 mil km cujo dono não fez as revisões dentro dos prazos, usou lubrificantes fora das especificações etc.

Equipamentos 

Outro ponto a se considerar é sobre quais equipamentos você não abre mão de ter a bordo. Ainda mais que no mercado de veículos seminovos, geralmente é possível comprar um carro maior e mais equipado com três anos de uso pelo mesmo preço de uma opção intermediária ou mesmo básica de um modelo o km de uma categoria abaixo.

Então, antes de pesquisar o carro usado, veja nas avaliações do Autos Segredos quais versões tinham itens importantes na sua opinião, como airbags, controles de estabilidade, centrais multimídias, ar automático, bancos de couro, entre outros.

Hora de pesquisar 

Com o orçamento definido, e os modelos e tipos de carros que estão no radar, comece a pesquisa. Hoje, os principais sites de compra e venda de veículos seminovos oferecem filtros por valor, ano, marca, equipamentos e até final da placa.

Leia com atenção

Favorite ou salve os links dos seus anúncios preferidos, mas leia com atenção a descrição do carro. Veja se há coisas a fazer no veículo, se constam informações sobre batidas ou amassados ou mesmo impostos e multa e em aberto.

Se o anúncio não tiver tais informações ou houver questões sobre outros detalhes, faça um primeiro contato com o vendedor. Não fique com medo de tirar todas as suas dúvidas e também saber sobre o motivo da venda do carro.

Importante lembrar que veículos seminovos com impostos atrasados, multas a pagar ou mesmo reparos pequenos a fazer não são impeditivos para compra. É preciso só ver se você está afim ou não de dedicar seu tempo e paciência para resolver tais pendências.

Veículos seminovos de leilão, com GNV e blindados…

Outras questões a considerar são carros comprados em leilões, com kit GNV ou blindados. Em geral são modelos mais baratos. Porém, lembre-se que nem todas as companhias de seguro oferecem coberturas para veículos arrematados em leilão. 

No caso dos blindados, a reversão da blindagem não é fácil e é cara. E no caso do kit gás, é preciso ver se o sistema também está com as inspeções e revisões em dia, e reverter a instalação é outro problema. 

Ao vivo e a cores

Pelas fotos do anúncio já é possível ter uma ideia do estado de conservação do veículo. Muitos sites e mesmo particulares se prontificaram a fazer vídeo chamadas para mostrar o carro em tempo real.

Contudo, nada substitui o olhar in loco. Agende uma visita para ver o carro e escolha um horário de dia e em um local iluminado. Se possível, leve um amigo que goste e conheça de carro ou mesmo seu mecânico de confiança.

Cuidado com os espertalhões 

Os golpes digitais no mercado de veículos seminovos aumentaram mais que o preço dos carros. Fique ligado se as imagens dos anúncios não escondem montagens – existem quadrilhas que clonam propagandas de agências e mudam até o telefone nas fotos..

Além disso, veja no site do Detran do seu estado se a placa do carro anunciado bate com a do registrado no departamento de trânsito. Desconfie de preços muito abaixo do mercado e de vendedores que não querem passar informações mais detalhadas ou que coloquem terceiros na negociação.

E jamais faça qualquer depósito, adiantamento ou pix sem ver antes o carro e checar todas as informações.

Primeiras impressões 

Verifique se o atual dono ainda tem o manual do proprietário com os carimbos das revisões obrigatórias de fábrica, ou mesmo a chave reserva – sinal de que é cuidadoso com o veículo. Uma outra opção é ir em alguma concessionária da marca do carro desejado e ver se é possível levantar o histórico de manutenção do modelo pelo sistema. 

Vistoria

Vá ver o carro com calma e em um ambiente com iluminação natural. De cara observe se há diferenças de tons entre as partes da carroceria, o que pode indicar uma batida. Abra e feche as portas para ver se elas estão travando bem. Veja se as frestas estão contínuas e observe, na altura do para-lamas traseiro, se a linha de cintura e demais partes da carroceria estão alinhadas.

Abra a tampa do porta-malas e observe se há sinais de remendos com massa na chapa ou parafusos e porcas diferentes do padrão ou enferrujados. Faça o mesmo na parte interna do capô e aproveite para “ver” e “ouvir” melhor o motor em funcionamento. 

Na cabine, levante o tapete e os carpetes, veja se há sinais de infiltração, pontos de ferrugem e tenha o nariz apurado para qualquer cheiro de mofo – indício de que o carro pode ter sido atingido por uma enchente. Verifique ainda se borrachas de vedação, volantes, tapetes, pedais e soleiras apresentam partes descascadas e/ou desgastadas em excesso.

Peça para dar uma volta com o carro e observe seu comportamento em ponto neutro e também a médias velocidades. Confira se o carro não está puxando, se as marchas têm engates normais e não apresentam ruídos ou vibrações estranhas. Fique atento ao mesmo sinal nos pedais na hora de frear ou acionar a embreagem. 

Barulhos estranhos na hora de girar o volante, de acelerar, de frear, e ao passar em buracos e quebra-molas podem ser mau sinal. Não esqueça de checar o estado de conservação dos pneus. Desgaste irregular de um pneu em relação ao outro e peças carecas podem pedir um alinhamento e balanceamento – e também implicar em um bom desconto na hora da negociação.

Documentação

Solicite o número do Renavam para fazer um “nada consta” no site do Denatran e ver se não há multas e outras obrigações tributárias pendentes ligadas ao veículo seminovo. Além disso, a compra de carros usados requer documentações de praxe.

Os principais são o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Para concluir a transação, é preciso RG, CPF e comprovante de residência do proprietário (original e cópia), comprovantes de pagamento do primeiro registro e do emplacamento, formulário do Renavam (sites dos Detrans), decalque do chassi e nota fiscal da revenda (emitida pelo fabricante ou pela concessionária).

Laudo cautelar

Empresas e profissionais especializados fazem boa parte deste trabalho de inspeção mecânica e de carroceria, e também de levantamento do histórico do veículo seminovo quanto a multas, sinistros e revisões nas concessionárias. Tem companhias, inclusive, que também pesquisam o carro por você.

Depois da compra

Veículos seminovos ou usados precisam de um cuidado a mais, afinal, em geral, já passaram da garantia e contabilizam uma quilometragem considerável. A dica é fazer uma revisão completa logo após comprar o carro. Peça para a oficina verificar mangueiras e filtros, velas, pastilhas e discos do freio conjunto da suspensão.

Considere trocar os fluidos conforme a quilometragem – e o indicado no manual do proprietário. Lubrificante do motor, em geral, a cada 10 mil km ou menos, fluido do freio a cada 20 mil km ou 30 mil km e o óleo da transmissão conforme recomendação da montadora. Além disso, mantenha revisões preventivas do carro a cada 10 mil km.

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