InícioLançamentosCaminhões Volvo FH, FM, FMX estão mais econômicos com motores Euro 6

Caminhões Volvo FH, FM, FMX estão mais econômicos com motores Euro 6

- publicidade -
- publicidade -

Linhas FH, FM e FMX passam a contar com motor Euro 6 Volvo D13K que deixam caminhões mais econômicos

Por Marlos Ney Vidal
De Curitiba (PR)

A Volvo atualiza seus caminhões FH, FM, FMX para atenderem aos novos protocolos de emissões de poluentes Proconve P8. Ambos receberam novos motores Euro 6 que passarão a equipar os modelos em 2023.

VEJA TAMBÉM:

Os caminhões FH, FM e FMX recebem o motor Volvo D13K que é produzido na fábrica de Curitiba (PR). Segundo a marca sueca, o propulsor renovado pode deixar os caminhões até 8% mais econômicos. 

O novo motor Volvo D13K Euro 6 contará com as potências de 380 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. 

A Volvo afirma que o motor D13K recebeu um sistema de pós-tratamento de gases mais eficiente com três catalisadores e filtro de material particulado (DPF). 

Segundo a marca sueca, o motor também recebeu componentes mais robustos e um novo sistema Common Rail com injetores de combustível de alta pressão e precisão. O motor Volvo D13K também conta com a exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.

Juntamente com as evoluções do motor, a Volvo introduziu um novo turbocompressor que promete oferecer torque máximo a partir dos 900 rpm e ficando mais silencioso. 

Freio motor

A Volvo também melhorou o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores e modelos da linha F. A marca diz que é sua contribuição aumentar a segurança nas operações de transporte.

Novo câmbio I-Shift

A Volvo também apresenta a sétima geração do câmbio I-Shift que passa a oferecer trocas de marchas até 30% mais rápidas. 

De acordo com a marca sueca, a transmissão I-Shift foi desenvolvida com uma inteligência maior e ainda mais avançada. Os novos módulos eletrônicos são mais potentes e oferecem maior capacidade de processamento oferecendo uma velocidade muito maior e respostas mais rápidas. As mudanças oferecem mais economia, melhor desempenho e dirigibilidade. A nova caixa I-Shift também está mais precisa em aclives e declives ou em topografias acidentadas.

A sétima geração do câmbio I-Shift recebeu calibração exclusiva para o mercado brasileiro. Todo o sistema de acionamento da embreagem foi aprimorado, com componentes mais robustos e um novo software, que inclusive evita trocas de marchas desnecessárias, quando, por exemplo, em aclives.

A caixa possui ainda novos componentes, redesenhados e otimizados, o que a tornou ainda

mais precisa e com a manutenção facilitada, com longos intervalos entre as trocas de óleo,

proporcionando menor custo operacional. A inteligência mais evoluída entende qual é o melhor momento para despender mais potência e garante um comportamento mais adequado em cada momento da condução do veículo.

O conjunto de frenagem das engrenagens e o sistema pneumático da caixa são todos novos, também possibilitando melhor sincronização, mais controle e rapidez nas trocas. 

A transmissão é oferecida com opções de 12, 13 e 14 marchas. 

I-See atualizado 

Os caminhões da linha F também receberam novas funções do I-See pré-mapeado. Uma delas é para a economia de combustível quando os caminhões rodam em topografia

predominantemente plana. Este dispositivo tem na 7ª geração um sistema de gerenciamento de controle em subidas, adaptando a velocidade necessária nestas condições, colocando a rotação e o torque necessários para máxima eficiência de combustível nestes momentos. 

Linha FH com motor Euro 6 está mais segura

Os caminhões Volvo FH Euro 6 também estão mais seguros. A marca ampliou a lista de itens de série para reforçar a segurança e dá mais um passo rumo ao “Zero Acidentes”. 

De acordo com a marca sueca toda a linha de caminhões rodoviários Volvo FH Euro 6 passam conta com os seguintes itens:

  • Freios eletrônicos EBS – garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Possibilitam ainda desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas.
  • Piloto Automático Adaptativo – agora de série para o FH rodoviário, um radar instalado na cabine monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. Reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando. Chamada de Stop & Go, esta é uma função exclusiva do piloto automático dos caminhões Volvo.
  • Frenagem de Emergência – Alerta visual e sonoro que avisa o motorista da possibilidade de colisão, podendo acionar o freio de emergência para tentar evitar acidentes.
  • ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade – tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição.
  • Piloto automático de descida – tecnologia que mantém velocidade programada e controlada mesmo em declives acentuados.
  • VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder, economizando combustível, lonas ou pastilhas de freios. A versão “+”, de alta potência de frenagem, agora é de série em todos os motores da linha F.
  • Airbag – bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Atua em conjunto com o pré-tensionador do cinto de segurança. Item de série na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH.
  • Luzes de freio de emergência – piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.
  • Espelhos auxiliares – posicionados na parte lateral e frontal, ajudam a reduzir pontos cegos em manobras.
  • Controle de tração – aumenta a capacidade de controle em pisos de baixa aderência, como em caso de chuva, lama ou outros terrenos escorregadios.
  • Bloqueio automático do diferencial – acionado automaticamente em terrenos acidentados, ou pisos escorregadios. Melhora a capacidade de tração do veículo e diminui o risco de acidentes. 
  • Auxílio de partida em rampa – mantém os freios da composição ativados até que o caminhão avance nos arranques em subida.
  • Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática – ajuda a evitar esquecimento do motorista em paradas prolongadas.
  • Cabines com célula de sobrevivência – projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa.
  • Para-choque frontal anti-intrusão – dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate.
  • Teto solar com saída de emergência – possibilita evacuação da cabine em caso de tombamento com obstrução das portas.
  • Freios ABS – introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 90. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.
  • Pré-tensionador do cinto de segurança – reduz ferimentos ao motorista em eventuais colisões.
  • Direção inteligente VDS – tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional).
  • Detector de atenção – emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional). 
  • Monitoramento da faixa de rodagem – sistema que emite sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar (opcional).
  • Sensor de ponto cego – radar no lado direito do caminhão que alerta sobre veículos que possam não estar visíveis no espelho (opcional).
  • Câmera de ponto cego – localizada abaixo do retrovisor direito, tem amplo ângulo de visão. Permite a visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel, cobrindo pontos de difícil visibilidade pelos retrovisores tradicionais (opcional).
  • Freio Anticanivete – sistema exclusivo Volvo, promove micro frenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional). 

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -