InícioAvaliaçãoTeste: Peugeot 2008 THP Style 2023 - desempenho, atrativos e incômodos

Teste: Peugeot 2008 THP Style 2023 – desempenho, atrativos e incômodos

- publicidade -
- publicidade -

Desempenho é o destaque do Peugeot 2008 Style 2023 equipado com motor 1.6 turbo. Linhas atraentes, freios excelentes, espaço interno limitado e falhas em ergonomia. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O desempenho é o destaque do Peugeot 2008 na versão Style. Essa versão não tem alguns equipamentos da versão topo de linha Griffe: airbags de cortina, teto panorâmico e os sensores de chuva e crepuscular. O preço sugerido diminui R$ 5 mil.

VEJA TAMBÉM:

Percebe-se de imediato a feliz combinação de elementos na cor preta (rodas, grades dianteiras, teto, retrovisores) com o cinza grafite da carroceria. O visual agrada. O senão é o teto preto de série que aumenta a temperatura no habitáculo e requer uso do ar-condicionado, que é automático de duas zonas.

O acabamento interno do Peugeot 2008 Style THP 2023 é convincente, com plásticos duros no painel central e nos forros de porta, mas com montagem e encaixes benfeitos. Destoam as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas traseiras. Os das dianteiras estão recuados e não são percebidos.

O espaço interno do Peugeot 2008 Style THP 2023 é limitado tanto na dianteira quanto no banco traseiro, principalmente para pernas. Acesso ao banco traseiro requer abaixar e é uma falha em ergonomia assim como os comandos recuados dos vidros e retrovisores na porta do motorista.

Se o porta-malas tem aproveitamento horizontal e ótima capacidade (402 litros) para um carro compacto, o encosto do banco traseiro inteiriço inviabiliza misturar passageiro e bagagem. É um ou outro.

At ampa traseira do Peugeot 2008 Style THP 2023 é pesada, mas tem duas pegas de fechamento, facilitando para destro e canhoto. Acabamento sob o forro do porta-malas é no prime, o que é praxe no estágio atual da indústria automobilística.

O Peugeot 2008 Style THP 2023 tem o tradicional volante pequeno revestido corretamente com material rugoso. Agrupa comandos de áudio e fone. A coluna de direção é regulável em altura e em distância, facilitando encontrar logo a melhor posição ao volante.

O quadro de instrumentos completo inclui indicador de temperatura de motor e é visualizado acima do volante. A tela tátil de sete polegadas do sistema multimídia, compatível com Android e Apple, fica em destaque no alto do painel e abaixo dela estão os comandos do ar-condicionado.

Porta-luvas refrigerado não tem luz e há apenas iluminação frontal para todo o habitáculo. Comandos internos têm iluminação e facilitam operação.

Os bancos estão no limite do apoio adequado às pernas e são forrados em tear ao centro e por material sintético, que não transpira, nas extremidades de assentos e encostos.

O rodar do Peugeot 2008 Style THP 2023 é firme sobre piso áspero. Há transferência mínima das imperfeições para o habitáculo, que não é silencioso. Pneus de perfil 60 montados em rodas aro 16 estão bem adequados, e contribuem para evitar o desconforto.

A movimentação da carroceria é mínima pela grande altura do solo (20 cm). As barras estabilizadoras nos dois eixos evitam rolagem maior nas curvas. 

O 2008 conta com o sistema denominado Grip Control que atua em diversos tipos de terreno (barro, areia, terra, neve). São bons também os ângulos de ataque e saída (23/27). O carro encara caminhos ruins sem tocar a parte inferior.

O destaque do Peugeot 2008 Style THP 2023 é o alto desempenho do motor 1.6 turbo de alumínio, que usa corrente de distribuição e dispensa manutenção. Aceleração e retomada (ultrapassagem) são feitas em segurança. É rápido o 2008, que vai além dos 200 km/h, e atinge 100 km/h em pouco mais de oito segundos.

As relações peso/potência de apenas 7,15 kg/cv com etanol e de 7,46 kg/cv com gasolina favorecem o alto desempenho.

As trocas de marchas do câmbio automático de seis velocidades com conversor de torque são perceptíveis. Ocorrem trancos leves. Há redução de marcha ao diminuir a velocidade. Troca manual é por meio da alavanca. A 100 km/h em sexta marcha, o motor gira a 2.000 rpm.

A direção tem leveza em manobra e peso em alta, mas não é comunicativa. Diâmetro de giro pequeno (10,4 metros) e o pouco comprimento da carroceria facilitam a manobra e tornam o carro mais prático na cidade.

O modo esportivo é dispensável, já que a resposta na aceleração é imediata. O consumo de gasolina foi de 14 km/l estrada, com dois ocupantes e ar ligado. Na cidade, 8 km/l . No modo Eco, o consumo é menor, pois as trocas de marchas se dão em rotação mais baixa.

Os freios a disco nos dois eixos param o carro em espaço de segurança e se destacam. Limpadores e lavadores do tipo spray são excelentes. Os faróis com luz de halogênio não têm o poder de iluminação do LED, mas facho baixo tem bom alcance e há auxiliares de neblina.

Essa versão está equipada com airbags laterais dianteiros, além dos frontais obrigatórios por lei, ar-condicionado automático, controle automático de velocidade, computador de bordo, câmera de ré, entre muitos outros.

O preço sugerido do Peugeot 2008 Style THP 2023 é de R$ 119.990 e a garantia, de três anos. A pintura metálica custa R$ 2.450.

Ficha técnica Peugeot 2008 THP Style

Motor
De quatro cilindros em linha, transversal, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, flex, de 173 cv (etanol) e 165 cv (gasolina) de potências máximas a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm a 1.400 rpm (e/g)

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, travessa deformável, barra estabilizadora; altura do solo, 20 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 23/27  

Rodas/pneus
7×16”de liga leve /205/60R16

Peso
1.239 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
400 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,161; largura, 1,739; altura, 1,556; distância entre-eixos, 2,537

Capacidades (litro)
Porta-malas, 402; tanque, 55; 

Desempenho
Velocidade máxima, 209 km/h (etanol) 206 km/l (gasolina); aceleração até 100 km/h, 8,1 segundos (e) / 8,3 s (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,8 (etanol)/11,2 (gasolina); estrada, 9,1 (e)/12,9 (g)

Autos Segredos no YouTube:

Confira nosso primeiro contato com o Fiat Fastback 1.3 Turbo 270 Flex:

Siga nossas redes sociais para muito mais informações

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -