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[Teste] Jeep Renegade S T270 4×4: mantendo a tradição

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Jeep substitui motor turbodiesel pelo flex turbo. O motor 1.3 flex tem mais potência e menos torque, mas cumpre a função. Porém, o consumo de etanol é alto. Leia o teste com o Jeep Renegade S T270 4×4

Por Paulo Eduardo

A novidade principal do Renegade 4×4 é o motor 1.3 turbo flex em substituição à motorização diesel, que está em desuso mundo afora por causa do índice elevado de emissão de poluentes. O motor flex tem mais potência (185 cv com etanol diante dos 170 cv do diesel).

Porém, o torque do diesel é de 35,7 kgfm a 3.750 rpm e o turbo flex tem 27,5 kgfm com etanol ou gasolina a 1.750 rpm. Apesar da diferença dos valores de torque, o turbo flex mantém o bom desempenho e tem muita força.

A versão S é a topo de linha juntamente com a Trailhawk. A diferença é que essa versão é equipada com pneus de asfalto de perfil muito baixo (45) e rodas aro 19. Parece destinada àqueles proprietários que nunca colocam o carro na terra.

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Têm um carro 4×4 somente para contar na roda de amigos. Além disso, o conjunto pesado roda/pneu transfere com intensidade as imperfeições do piso para dentro provocando desconforto. Os que apreciam aventuras na terra têm a opção da versão Trailhawk.
Essa tem preço igual ao da S e usa pneus de perfil mais alto (60) de uso misto, apropriados para o fora de estrada. O único opcional é o teto solar panorâmico cuja tela interna perfurada não filtra totalmente os raios de sol. Uso do ar-condicionado é compulsório sob o sol do verão.

Todas as versões do Jeep Renegade reestilizado vêm de série com frenagem automática de emergência; aviso de saída de faixa com ajuste no volante; leitor de placas de trânsito em tempo real indicando a velocidade da via e detector de fadiga.

Enquanto a versão S vem equipada também com comutação automática do farol alto que evita ofuscar motoristas dos carros à frente ou que trafegam em sentido contrário; alerta de ponto cego por meio de luzes nos retrovisores e sistema de estacionamento automático.

Os faróis com lâmpadas de LED evoluíram e iluminam muito bem no baixo e no alto. Há regulagem elétrica de altura de facho. Retrovisores grandes e câmera de ré com imagem bem definida ajudam em manobra.

As linhas totalmente originais e inconfundíveis são inspiradas no Jeep Willys. O acabamento interno benfeito usa material emborrachado no painel central e nos forros de porta onde há contato.

Comandos são bem posicionados. O seletor de terreno e os comandos do ar-condicionado são acionados fora da tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia para o bem da ergonomia.

Os únicos senões em ergonomia são o local de fechamento da tampa do porta-malas unilateral; a forração em couro, que não permite transpiração, nos bancos; assento curto no banco traseiro não apoia bem as pernas e revestimento liso do volante permite deslize das mãos.

O volante tem ótima empunhadura e contém comandos de áudio, computador e fone. A coluna de direção é regulável em altura e distância, facilitando encontrar a melhor posição de dirigir.

O quadro de instrumentos de 7 polegadas é configurável. O sistema multimídia tem navegação nativa e é compatível com Android e Apple. Há três portas USB, sendo uma do tipo C e há uma tomada de 12 volts.

Freios muito bons com disco nos dois eixos param bem o carro, apesar de a frente abaixar bastante. É boa a visibilidade e a iluminação da cabine.

O Jeep Renegade S T270 4×4 conta com seletor de terreno: automático 4×4 por demanda; esportivo; areia/lama; snow para pisos escorregadios. Há 4×4 low com relações mais curtas do câmbio, 4×4 lock com bloqueio do diferencial traseiro e o controle que mantém a velocidade em descida íngreme.

Isso torna a versão apta para o fora de estrada, apesar dos pneus de asfalto que podem comprometer o desempenho em situação crítica.

O câmbio automático de nove marchas, com relação de economia a partir da sexta marcha, permite troca manual por meio de aletas no volante. Ocorrem ligeiros trancos nas trocas. O freio de estacionamento é elétrico.

O porta-malas tem capacidade maior por causa do estepe temporário. São 385 litros diante dos 314 litros da versão com pneus iguais aos de uso. Diferença de 71 litros é significativa, mas estepe quebra-galho não condiz com o fora de estrada.

O encosto traseiro fracionado (1/3 e 2/3) possibilita misturar passageiro e bagagem.
Direção tem boa calibragem e o rodar do Renegade é de SUV com ligeira oscilação da carroceria sobre piso irregular. O desempenho é bom tanto na aceleração quanto em retomada. Respostas imediatas aos comandos do acelerador.

O consumo de etanol registrado no computador de bordo variou de 3,5 km/l a 4 km/l na cidade e foi de 8,1 km/l na estrada. O torque é o mesmo com gasolina ou etanol, mas tem 5 cv a mais de potência com etanol.

O Jeep Renegade S T270 4×4 tem preço sugerido de R$ 163.780. O teto solar panorâmico acrescenta mais R$ 8.490 e a pintura metálica, R$ 1.600. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Está equipada com ar-condicionado automático digital de duas zonas, partida, travamento/destravamento de portas sem chave, entre outros de conforto.
Além dos controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, tem sete airbags (duplo frontal, laterais dianteiros, de cortina e de joelho para o motorista).

Ficha técnica Jeep Renegade S T270 4×4

Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 185 cv (etanol) /180 cv (gasolina) de potências máximas a 3.750 rpm e 27,5 kgfm (e/g) de torque máximo a 1.750 rpm

Transmissão
Tração 4×4 sob demanda, reduzida e câmbio automático de nove marchas
Direção – tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,8 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora; altura do solo, 18,7 centímetros

Rodas/pneus
7,5×19”de liga leve /235/45R19

Peso
1.608 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
400 kg

Capacidades (litro)
Tanque, 55; porta-malas, 385; ângulos de ataque/saída/rampa, 29/32/21 graus
Dimensões (metro) – comprimento, 4,268; largura, 1,805; altura, 1,706; distância entre-eixos, 2,57

Desempenho
Velocidade máxima, 202 km/h (e)/200 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 9,5 segundos (e)/9,8 segundos (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 6,3 (e)/9,1 (g); estrada, 7,6 (e)/10,8 (g)

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