Nova geração do SUV compacto está maior, linhas da carroceria mais atraentes e pesa bem menos. Motor de três cilindros turbo mantém bom desempenho. Leia o teste do Tracker Premier
Tracker Premier 2021
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Nova geração do Chevrolet Tracker está melhor em quase todos os sentidos. Além das linhas mais atraentes, pela modernidade e beleza, ligeiro aumento nas dimensões é percebido, principalmente no porta-malas de maior capacidade: 393 litros diante dos 306 anteriores.

Tracker Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Espaço interno a mais para pernas, ombro e cabeça para a turma de trás, com duas entradas USB. O que diminuiu foi altura em relação ao solo, passando de 16,2 centímetros para 15,7 cm. É a menor distância em relação solo entre os SUV’s compactos, o que deixa o Tracker mais crossover do que SUV.

Está mais leve

Uso de materiais mais leves e resistentes diminuíram 142 quilos na geração atual, que pesa 1.271 kg diante dos 1.413 kg da geração anterior. Por isso, foi possível equipar o Tracker com motor 1.2 flex de três cilindros turbo de maior eficiência energética e de menor potência em lugar do 1.4 turbo de quatro cilindros.

Tracker Premier 2021
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Aumento na relação peso/potência de 9,2 kg/cv do 1.4 para 9,5 kg/cv do 1.2 é pequeno. Desempenho semelhante, com vantagem de o consumo menor possibilitar diminuir a capacidade do tanque em nove litros (53 diante dos 44 atuais). A perda em autonomia da geração atual foi de 26 quilômetros: Tracker 1.4 tem autonomia de 620 quilômetros com gasolina na estrada diante de 594 quilômetros do Tracker 1.2.

O diâmetro de giro também está menor, passando de 11,6 metros para 10,8 metros. Quanto menor esse valor, maior é a facilidade para manobrar em espaço reduzido. Além disso, a calibragem da direção está bem mais afinada. Mais leve em manobra, peso adequado e mais sensibilidade em alta. Ponto central está bem definido.

Tracker Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Volante do Tracker Premier agrupa poucos comandos, ainda assim é preciso tirar os olhos da via para acioná-los. Revestimento em material liso provoca deslizamento acidental contrariando a ergonomia, com comandos bem posicionados. Destoa ainda em ergonomia a pega de fechamento da tampa do porta-malas somente no lado direito e material que não transpira na forração dos bancos.

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A adoção de rodas aro 17 em vez de aro 18, com pneus de mesmo perfil (55) tornam o conjunto mais leve. Porém, o rodar é áspero sobre superfícies irregulares por causa da calibragem elevada (35 libras) dos pneus. Se o consumo diminui, provoca desconforto sobre ondulação e remendo de asfalto com transferência para os ocupantes.

Versão topo de linha está equipada com muitos itens de conforto/conveniência: acesso ao veículo sem chave e partida por comando no painel, carregador sem fio para telefone, internet a bordo, sistema OnStar, entre outros. Traz ainda alerta de ponto cego e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, que avisa do perigo e atua nos freios, se o motorista estiver desatento. São seis airbags, controles de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa.

Tracker
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Boa é a posição de dirigir com regulagem da coluna em altura e distância. Assentos dianteiros estão no limite de comprimento no apoio das pernas e o traseiro deveria ter mais comprimento. Retrovisores grandes ajudam na visibilidade juntamente com boa definição da câmera de ré.

Chevrolet Tracker Premier é equipado com sistema multimídia com tela de oito polegadas não tem navegação nativa. Porta-luvas com luz. Bom acabamento interno de maneira geral, com material duro de boa aparência no painel e forros de porta. Quadro de instrumentos com grafismo limpo é de leitura imediata. Falta indicador de temperatura de motor.

Tracker Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Faróis em LED do Tracker Premier iluminam muito bem nos fachos baixo e alto, dispensando os auxiliares. Há regulagem elétrica de altura do facho, que é útil com ocupantes no banco traseiro e porta-malas com bagagem. Limpadores e lavadores dos vidros eficientes. Freios também eficientes em emergência. Às vezes, um pouco muxibentos.

Câmbio automático de seis marchas tem trocas perceptíveis, mas sem trancos. Redução automática de marcha nem sempre ocorre com diminuição da velocidade. Há opção do modo L para reduzir, com troca manual por comandos na alavanca, que não deve ser usado por muito tempo para evitar aquecimento.

Motor tem boa disposição tanto em baixa quanto em alta. Vibração em marcha lenta quase despercebida, mas emite som grave. Há pequeno retardo nas retomadas por que a injeção de combustível não é direta na câmara de combustão. O desempenho é bom na aceleração e ultrapassagem sem pretensões esportivas. Bom comportamento dinâmico sem abuso na curva, onde a carroceria inclina.

Tracker está bem mais agradável de dirigir. Habitáculo bem isolado contra ruídos. Teto solar é de série na versão Premier, a mais bem equipada, que tem preço sugerido de R$ 118.090. É caro como os concorrentes. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Tracker 2021

Motor
De três cilindros em linha, 1.199 cm³, turbo, flex, de 133 cv (etanol) e 132 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torques máximos de 21,4 kgfm (e) e 19,4 kgfm (g) a 2.000 rpm

Tracker 2021
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,8 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 15,7 centímetros

Tracker Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
7×17” de liga leve /215/55R17

Peso (kg) – 1.271

Carga útil (passageiros+ bagagem) – 410 quilos

Dimensões (metro) – comprimento, 4,27; largura, 1,791; altura, 1,627; distância entre-eixos, 2,57

Porta-malas Tracker
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litros)
Porta-malas, 393; tanque, 44

Desempenho
Velocidade máxima, 180 km/h (etanol/gasolina); aceleração até 100 km/h, 11 segundos (etanol)/ 11,1 s (gasolina)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,7 (e) e 11,2 (g); estrada, 9,4 (e) e 13,5 (g)

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