InícioAvaliaçãoTeste: Fiat Pulse Impetus Turbo 200: o melhor e pior do SUV

Teste: Fiat Pulse Impetus Turbo 200: o melhor e pior do SUV

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Versão topo de linha do SUV da Fiat, Pulse Impetus tem desempenho muito bom, itens de direção semiautônoma e navegação nativa. A pintura em dois tons e o sistema de conexão são os opcionais

Por Paulo Eduardo

A versão topo de linha do SUV compacto derivado do Argo, com muitas alterações em relação ao hatch, tem no desempenho um dos atrativos. O motor 1.0 turbo é o mais potente fabricado no país abastecido com etanol.

O Fiat Pulse Impetus é vendida com teto preto na maioria das combinações e na cor cinza com o restante da carroceria em azul. O sistema de serviços conectados é opcional juntamente com a carroceria bicolor. A navegação é nativa.

A aparência dos plásticos duros no painel central e nos forros de porta convence. Incomoda a falta de capricho nos encaixes, a exemplo da tampa do porta-luvas desalinhada assim como o desencontro do friso superior da porta com a continuidade no painel central no lado esquerdo.

Outro deslize são as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas.

O quadro de instrumentos de sete polegadas é digital e configurável a gosto. Leitura imediata. Volante revestido corretamente com material rugoso contém comandos de áudio, fone, controle de velocidade e computador. Complica menos a ergonomia.

As falhas em ergonomia são assentos curtos, revestimento que não transpira nos bancos, abaixar para entrar no banco traseiro, assoalho fundo do porta-malas, que requer posição inadequada para colocar e retirar bagagem.

E também a tampa pesada do porta-malas tem local de fechamento apenas no lado direito. Isso dificulta para canhoto. O estepe é temporário.

O porta-malas tem boa capacidade (370 litros). Encosto traseiro é fracionado e permite misturar ocupantes e bagagem. No banco traseiro, ocupantes com altura acima de 1,80 metro esbarram a cabeça no teto. O espaço para pernas é justo pela distância entre-eixos de apenas 2,532 metros.

Entre os acertos em ergonomia estão os comandos dos vidros bem posicionados e os do ar-condicionado, rádio e funções de segurança e conveniência podem ser acessados abaixo de tela tátil de 10 polegadas. Mais práticos e seguros.

Não há concentração de funções na tela, evitando do motorista ser obrigado a tirar os olhos da via para acioná-los. Incomoda a iluminação fraca no habitáculo tanto na dianteira quanto na traseira. Comandos bem iluminados são acessados facilmente à noite.

Retrovisores grandes e câmera de ré com imagens bem definidas contribuem para a visibilidade. Boa posição de dirigir com coluna de direção regulável em altura e distância. Há aletas no volante para troca manual de marchas.

Se os assentos curtos não apoiam bem as pernas, os encostos dos bancos têm boa anatomia e seguram bem o corpo.

O Pulse tem suspensão muito bem calibrada com inclinação moderada da carroceria, apesar da grande altura do solo (19,6 cm), devido também à barra estabilizadora no eixo dianteiro. O eixo traseiro mais rígido diminui a movimentação da carroceria em curva.

O Pulse tem bons ângulos de ataque e saída e trafega sem esbarrar a parte inferior em caminhos ruins, apesar dos pneus de asfalto. O controle de tração denominado TC+ bloqueia a roda sem aderência e transfere o torque para a outra, ajudando a sair de situações incômodas em terreno enlameado.

O ABS off-road melhora a frenagem em terrenos de baixa aderência, como areia, barro e terra.

O rodar é áspero devido aos pneus de perfil baixo (50) e rodas grandes (aro 17). A altura do flanco do pneu é de apenas 10,25 centímetros. É mais metal do que borracha, mas a moda é cruel e as rodas grandes estão em alta no mundo do automóvel.

É boa a calibragem da direção com assistência elétrica tanto em manobra quanto em alta. O diâmetro de giro pequeno (10,5 metros) facilita manobra em garagem.

Desempenho muito bom proporcionado pelo motor 1.0 tricilíndrico turbo, o mais potente com etanol no tanque. O câmbio é CVT com sete marchas definidas no modo manual. No automático, a central eletrônica ajusta as relações de transmissão conforme a pressão no acelerador.

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Ocorre ligeiro retardo na arrancada. Um pouco de hesitação inicial para o Pulse disparar em seguida e atingir 100 km/h em 9,4 segundos, dados do fabricante. O modo Sport é mais dinâmico e é acionado por meio de tecla vermelha no volante.

O motor trabalha em rotações mais elevadas e há ajustes na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador com alterações no tempo de resposta e de troca de marchas.

Esse motor de três cilindros é ruidoso em marcha lenta e o funcionamento lembra o do motor a diesel. Não há material antirruído sob o capô. Há insonorização apenas no painel de fogo. No habitáculo, o ruído de funcionamento é bem contido.

Alternando entre os modos Sport e automático, o computador registrou média de 10,5 km/l na estrada com etanol. Na cidade, no automático, a média foi de 5,8 km/l com etanol.

Os freios param bem o Pulse, com a frente abaixando bastante. Limpadores e lavadores dos vidros são eficientes. Os faróis com luzes de LED iluminam muito bem e o facho baixo tem bom alcance.

Nesta versão, há muitos itens de segurança, com o farol alto automático, frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa com interferência no volante. Há também controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e airbags laterais dianteiros.

Esses são maiores e protegem a cabeça de motorista e passageiro. Não demoram a chegar os airbags de cortina que estendem a proteção da cabeça aos ocupantes do banco traseiro.

O Fiat Pulse Impetus usa a plataforma denominada MLA com aços de alta e ultra-alta resistência em 87% da carroceria, mas fabricante não divulga resultados do teste de impacto feito na fábrica de Betim.

Há conexão sem fio para Android e Apple, carregador sem fio para fone, três entrada USB, sendo uma do tipo C. Ar-condicionado é automático e há muitos itens de conforto e conveniência.

O preço sugerido da versão Impetus é de R$ 126.990. Pintura sólida com teto preto custa R$ 990 e serviços conectados, R$ 2.690. Essa versão tem somente opção de teto cinza nas cores azul metálica e na preta sólida. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

O inconveniente é que o teto preto torna o habitáculo mais quente por reter mais calor. Nas demais versões, há a opção de carroceria em uma só cor.

Ficha técnica Fiat Pulse Impetus 2022

Motor
De três cilindros em linha, flex, 999 cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências de 130 cv (etanol) e 125 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torques máximos de 20,4 kgfm (etanol/gasolina) entre 1.750 e 3.750 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de sete marchas simuladas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros

Freios
Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 19,6 centímetros; vão livre entre os eixos, 22,4 cm; ângulos de ataque/saída (graus), 20,4/31,6 

Rodas/pneus
6×17”de liga leve/205/50R17

Peso
1.237 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg

Capacidades (litros)
Porta-malas, 370; tanque, 47

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,099; largura, 1,774; altura, 1,579; distância entre-eixos, 2,532

Desempenho
Velocidades máximas, 189 km/h (e) e 187 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 9,4 (e) e 9,7 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,5 (e) e 12 (g); estrada, 10,2 (e) e 14,6 (g)

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