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Boeing 777 recebe pele artificial de tubarão para ter economia de combustível

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A tecnologia AeroSHARK é usada pela primeira vez no Boeing 777. Desenvolvida em conjunto pela Lufthansa Technik e BASF promove economia de combustível e emissões 

Operado pela Swiss International Air Lines (SWISS) um Boeing 777 usou pela primeira vez a tecnologia AeroSHARK. Foi o primeiro voo comercial da tecnologia que foi desenvolvida pela Lufthansa Technik e pela BASF. 

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Além da fuselagem, os compartimentos do motor da aeronave foram equipados com cerca de 950 metros quadrados das chamadas películas Riblet, que reproduzem as propriedades de eficiência de fluxo da pele de tubarão a fim de reduzir o atrito. 

Em simulações de fluxo foi identificado um potencial de economia de pouco mais de um por cento para este tipo de aeronave. Os primeiros voos programados com a aeronave registrada como HB-JNH começaram em outubro e servirão para validar este potencial de economia nas operações de voo diárias.

Graças à sua estrutura especial de superfície nervuras microscópicas – conhecidas como Riblets – o AeroSHARK reduz a resistência ao atrito da pele externa desta aeronave em pouco mais de 1%, de acordo com os cálculos e simulações de fluxo. Como resultado, o consumo de combustível e as emissões de CO2 também são reduzidos na mesma ordem de grandeza. Para este Boeing 777-300ER da SWISS, isto equivaleria a uma economia anual de cerca de 400 toneladas de querosene e mais de 1.200 toneladas de dióxido de carbono.

O Boeing 777 HB-JNH começou a ser coberto com a tecnologia AeroSHARK no final de agosto e culminou em vários voos de teste nos dias 8 e 9 de setembro. Durante esses voos, foi necessário demonstrar detalhadamente que a modificação AeroSHARK não teve impacto negativo na segurança operacional e no manuseio do Boeing 777.

Assim que o potencial de economia calculado for validado em operações de voo reais, está planejado o início da implantação em escala real nos clientes de lançamento SWISS e Lufthansa Cargo. Outros Boeing 777s receberão então a modificação AeroSHARK como parte das escalas de manutenção regular. Ambas as companhias aéreas planejam ter todos os seus Boeing 777-300ERs e 777Fs equipados sucessivamente com o AeroSHARK. Isto faria delas as primeiras companhias aéreas comerciais e de carga do mundo a otimizar uma subfrota completa com esta tecnologia. Quando todos os onze Boeing 777 existentes da Lufthansa Cargo e doze da SWISS tiverem recebido sua modificação AeroSHARK, eles reduzirão a pegada de carbono do Grupo Lufthansa em mais de 25.000 toneladas anuais.

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