InícioMarcasHyundaiCarros movidos à hidrogênio serão a nova aposta da Hyundai para o...

Carros movidos à hidrogênio serão a nova aposta da Hyundai para o Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Fabricante coreano detalha como serão divididos os valores de seu novo ciclo de investimentos

Após anunciar um ciclo de investimentos de R$ 5,5 bilhões na indústria brasileira até 2032, a Hyundai revelou seus planos para o uso do montante. Segundo a fabricante, os recursos serão destinados ao desenvolvimento de combustíveis alternativos e pesquisas focadas na descarbonização dos veículos.

Como primeiro passo para tornar sua frota mais sustentável, a montadora investirá na produção de motores híbridos flex. Para isso, parte do valor será utilizado na ampliação da fábrica de Piracicaba (SP), que já produz 70 mil motores à combustão por ano e deve abrigar também os eletrificados.

VEJA TAMBÉM

Fabrica de Elétricos da Hyundai - Ulsan
Foto | Hyundai/Divulgação

Além disso, a longo prazo, o investimento tem como objetivo atingir a descarbonização por meio do uso de motores movidos à hidrogênio obtido a partir do etanol.

Benefícios do uso do hidrogênio

O hidrogênio é um combustível renovável e limpo, que tem como produto residual apenas vapor d’agua. Portanto, o desenvolvimento dos novos motores, contribuirá para tornar a Hyundai uma marca neutra na emissão de poluentes.

Além disso, segundo o presidente da Hyundai no Brasil, Airton Cousseau, o uso do hidrogênio também reduzirá os custos com armazenamento e transporte de combustíveis, já que a conversão a partir do etanol pode ser feita no próprio posto de combustível.

Outro ponto fundamental é que o uso do biocombustível surge como uma boa alternativa para o problema da infraestrutura para carros elétricos no Brasil. Como o acesso a postos de recarga ainda não são tão comuns no país, optar pelo hidrogênio garante abastecimento rápido e maior autonomia.

Isso por que, o gás que alimenta as baterias elétricas possui um alto poder calorífico com baixa densidade, permitindo armazenar maior quantidade em menos espaço e, assim, gerar mais energia.

Para dar início ao projeto, nas próximas semanas, um dos veículos movidos a hidrogênio da Hyundai, o Nexo, chegará ao país para o desenvolvimento de testes em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Foto principal l Reprodução

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Veja qual será o motor da Fiat Titano 2025:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -