InícioNostalgiaRenault celebra 25 anos do início da produção do Scenic no Brasil

Renault celebra 25 anos do início da produção do Scenic no Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Modelo foi produzido em São José dos Pinhais (PR) entre 1998 e 2010

A Renault comemora 25 anos do início da fabricação do Megane Scenic no Brasil. O monovolume foi produzido entre 1998 e 2010 e seu lançamento comercial foi realizado em março de 1999.

Em seu primeiro ano de vendas no mercado Brasileiro, o Renault Scenic emplacou 33 mil unidades. Em 12 anos de produção, o monovolume registrou mais de 142 mil unidades comercializadas no Brasil. Foram diferentes versões e configurações, incluindo uma versão Sportway, com apelo mais aventureiro.  

De acordo com a Renault, o Scenic apresentou uma série de inovações para sua época: por conta do seu design que permitia amplo espaço, contava com três bancos traseiros individuais e mesinha tipo avião no encosto dos bancos dianteiros o que permitia amplo conforto para todos os ocupantes. O porta-malas tinha 410 litros.

A ideia de privilegiar os passageiros foi o ponto de partida para os designers do interior do projeto, da equipe de Louis Morasse: cada passageiro teria direito ao seu próprio banco, a luminosidade era fundamental, a posição de dirigir mais alta, para ver a pista, e tudo era feito para a experiência a bordo. Tanto que ficou definido que o veículo seria desenhado primeiro do lado de dentro e depois do lado de fora.  

Por fora, o Renault Scenic tinha as linhas da carroceria arredondadas e na dianteira o parentesco com o Megane era evidente. 

O Renault Scenic começou a ser produzido no Brasil em 1998 e foi o responsável por inaugurar soluções inéditas nas fábricas do Renault Group. O monovolume foi o primeiro modelo da marca no mundo a utilizar o processo de pintura à base de água, tecnologia reconhecida pela menor geração de resíduos e que é, atualmente, largamente utilizada pela indústria e por todos os veículos Renault produzidos no país.

No Brasil, inicialmente, o monovolume Renault Scenic chegou ao mercado na versão RXE com o motor 2.0 litros de quatro cilindros a gasolina e oito válvulas, capaz de desenvolver 115 cv, a 5.400 rpm, e 17,5 kgfm de torque, a 4.250 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Logo após seu lançamento, também foi ofertada a versão RT, 1.6 16V (110 cv e 15,1 kgfm). Ao longo dos anos, o modelo passou por diversas mudanças, incluindo uma reestilização em 2001, bem como recebeu motorização flex, opção de transmissão automática, além do motor 2.0 16V de 140 cv.

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Ajudamos a montar o milionésimo Jeep em Pernambuco:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -