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Teste: Jeep Compass 4xe – o amante da cidade

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Jeep Compass 4xe é a versão híbrida do SUV médio com tração 4×4 é equipada com motor 1.3 turbo a gasolina e um motor elétrico no eixo traseiro

Por Paulo Eduardo

A versão 4×4 híbrida tem motor de combustão interna 1.3 turbo no eixo dianteiro e um elétrico no eixo traseiro. Há um motor elétrico no eixo dianteiro que funciona como gerador e também fornece potência ao conjunto.

O carro híbrido tem vocação urbana por causa do baixo consumo de combustível no funcionamento conjunto dos motores térmico e elétrico. Na cidade, a bateria é recarregada ao acionar suavemente os freios. É a frenagem regenerativa.

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Assim, os motores elétricos do Jeep Compass 4xe fornecem energia à bateria e a velocidade do carro é diminuída sem ajuda dos freios físicos. Há o comando e-coasting que amplia a regeneração de energia na desaceleração. Basta tirar o pé do acelerador para o carro começar a frear.

Isso não ocorre na estrada onde os freios são acionados em menor intensidade, e a autonomia do modo elétrico é de 44 quilômetros. O motor elétrico na traseira é acionado sempre que houver necessidade de tração e a eletrônica dispensa o estorvo do eixo cardã.  

O lugar do eixo cardã é ocupado parcialmente pela bateria, que também ocupa espaço sob o banco traseiro. A tensão da bateria é de 400 Volts, tem refrigeração independente e o inversor de corrente. O cabo para recarga é de série.

Esse conjunto está protegido contra a ação da água e outros elementos externos por um invólucro metálico. A capacidade total da bateria é de 11,4 kWh e a autonomia é de 30 quilômetros pelo Inmetro e de 44 quilômetros pelo padrão WLPT.

A recarga da bateria do Jeep Compass 4xe pode ser feita em tomada doméstica de 110/220 volts. O tempo de recarga varia de 5 a 20 horas. No carregador de parede, que dispensa a instalação trifásica e tem potência de 7,4 kW, o tempo de recarga varia de 1h40 a 9 horas.

O modo elétrico tem pouca autonomia. No modo e-save, a frenagem regenerativa e o motor térmico mantêm a carga da bateria. A carga da bateria é recarregada em até 80% nesse modo. Ao usá-lo na estrada, a carga da bateria será mantida para uso posterior.

A tecnologia híbrida é utilizada na versão S, a mais vendida, apesar de ser a que tem menos a ver com o fora de estrada. O Compass 4xe tem além do 4×4, controle de descida, quatro modos de condução – automático, lama/areia, neve e esporte. Há 4×4 com reduzida e 4×4 com bloqueio.

No modo esporte, o controle de tração é desligado e o motorista tira proveito dos 240 cv de potência no modo 4×4. Assim, as quase duas toneladas de peso do carro parecem diminuir e atinge 100 km/h em menos de sete segundos.

O câmbio é automático de seis marchas com troca manual por meio da alavanca. Trocas são perceptíveis e ocorre redução com a diminuição da velocidade.

O peso do carro é sentido na condução e os pneus de perfil muito baixo (45) contribuem na transferência das ondulações e demais imperfeições do piso para o habitáculo, apesar da suspensão independente nos dois eixos. A capacidade máxima de reboque é de 600 quilos.

O Jeep Compass 4xe é equipado com frenagem automática de emergência (pedestre, veículo de duas ou mais rodas), farol alto automático e alerta de saída de faixa com interferência no volante. O facho baixo do farol com luz de LED é curto na regulagem elétrica máxima de altura.

Há também alerta de ponto cego no retrovisor, leitor de placa de trânsito, assistente de estacionamento semiautônomo, e sete airbags. O único opcional é o teto solar panorâmico (R$ 8.900).

O acabamento interno é benfeito com montagem, encaixes e materiais macios no painel central e nos forros de portas dianteiros. Nos traseiros, é polipropileno duro. Os comandos estão posicionados corretamente como manda a ergonomia.

Os deslizes em ergonomia são a tampa traseira com pega de fechamento somente no lado direito, abaixar para entrar no banco traseiro, volante com revestimento liso permite deslize acidental e revestimento em couro não transpira.

O banco do motorista tem regulagens elétricas, incluindo a importante lombar, e os assentos deveriam ser mais compridos para apoiar totalmente as pernas. É bom o espaço no banco traseiro e o encosto é tripartido. O porta-malas tem 56 litros a menos de capacidade em relação às versões com motor térmico.

Tem câmera de 360 graus, ar digital de duas zonas, sistema de som com subwoofer, central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas compatível com Android e Apple, navegação nativa e quatro portas USB.

Os freios são excelentes. Os limpadores não atingem a parte esquerda lateral e superior do para-brisa. Os lavadores são eficientes. A carroceria tem movimentação razoável pela altura do solo e é muito bom o comportamento dinâmico.

A direção do Jeep Compass 4xe tem boa calibragem em baixa e em alta sem ser comunicativa. O diâmetro de giro maior (11,3 metros) faz o motorista manobrar mais em espaço limitado.

Por ser importada, a versão 4xe tem o motor térmico somente a gasolina. A versão nacional será flex. O preço sugerido é de R$ 338.400 que somados ao único opcional chega a R$ 347.300. 

A garantia do Jeep Compass 4xe é de três anos sem limite de quilometragem. Pintura metálica não é cobrada.

Ficha técnica Jeep Compass 4xe

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, gasolina, 1.332 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 180 cv (gasolina) de potências máxima a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque máximo a 1.750 rpm; elétrico, traseiro, de 60 cv de potência máxima e torque de 25,51 kgfm; potência combinada: 240 cv
  • Transmissão
    Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora; altura do solo, 20,1 centímetros
  • Rodas/pneus
    7×19”de liga leve /235/45 R19
  • Peso
    1.908 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    400 kg
  • Capacidades (litro)
    Tanque, 36,5; porta-malas, 420; ângulos de ataque/saída/rampa, 20/28/16 graus 
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,404; largura, 1,819; altura, 1,645; distância entre-eixos, 2,636
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 206 km/h; aceleração até 100 km/h, 6,8 segundos
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 25,4; estrada, 24,2
  • Autonomia (quilômetros)
    44 quilômetros no modo elétrico
  • Tempo de recarga da bateria
    1h40 no wallbox de 7,4 kW; 5 horas em tomada de 220 volts; 20 horas em tomada de 110 volts

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