Apresentada em sua terceira geração, a Chevrolet Montana iniciou sua história no mercado em 2003, a segunda foi lançada em 2010
A Nova Chevrolet Montana apresentada nesta semana é a terceira geração da picape no mercado brasileiro. No entanto, a história da picape começou em 2003 quando a marca lançou a primeira geração produzida entre 2003 e 2010. Já a segunda geração da picape foi produzida entre 2010 e 2021.
As duas primeiras gerações eram cabine simples ou Max Cab como a Chevrolet chamava o pequeno espaço atrás dos bancos para pequenas bagagens.
Montana 2003 a 2010
Lançada em 2003, a primeira geração da Chevrolet Montana chegava para substituir a Corsa Pickup. O modelo era construído a partir da plataforma GM4300 (Gamma).
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Ela tinha a identidade visual que remetia à segunda geração do Corsa brasileiro que estreou no Brasil em 2002. Os faróis eram idênticos, assim como capô e para-lamas, o para-choque da versão de entrada era o mesmo, nas opções Sport e Off Road ele recebia pequenas alterações.
Por dentro, a Montana de 2003 tinha o mesmo painel do Corsa, assim como os bancos e as forrações de porta.
A primeira geração da Montana estreou em 2003 com o motor 1.8 Flex.Power com 105 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. O câmbio era manual de cinco marchas.
Em outubro de 2009, a Montana recebeu o novo motor 1.4 Econo.Flex que estreou na série especial Arena e na versão Sport que continuou a ser oferecida também com o motor 1.8 Flexpower.
O motor 1.4 Econo.Flex rendia 99 cv de potência e torque de 13,2 kgfm com gasolina e 105 cv e torque de 13,4 kgfm com etanol no tanque.
No fim de vida da primeira geração da Montana, o motor 1.8 Flex.Power já estava atualizado e rendia 112 cv e torque de 17,7 kgfm com gasolina e 114 cv e torque de 178,7 kgfm com etanol no tanque.
Montana 2010 a 2021
A segunda geração da Chevrolet Montana estreou no segundo semestre de 2010 já como linha 2011. No quesito plataforma, a picape desceu um degrau e passou ser produzida a partir da plataforma GM4200 usada pelo primeiro Corsa brasileiro em 1994. A base era a mesma da antiga picape Corsa. A explicação é simples, a segunda geração da picape era derivada do Agile produzido na Argentina que também era construído a partir da base mais antiga.
A Chevrolet Montana 2011 chegou ao mercado nas versões LS Sport sempre equipadas com o motor 1.4 Econo.Flex que passou por atualizações e chegou com menores números de potência e torque do motor que estreou em 2009 na primeira geração da picape.
A novidade era que o motor recebeu um novo sistema de gerenciamento eletrônico totalmente desenvolvido pela General Motors no Brasil. A potência era de 97 cv e torque de 13,2 kgfm com gasolina e 102 cv e 13,5 kgfm quando abastecido.
No visual externo, a picape tinha para-lamas, faróis e capô que eram os mesmos do Agile, já o para-choque era exclusivo.
Em 2014, o Agile foi reestilizado recebendo novos faróis e para-choque. Mas a picape manteve seu visual recebendo apenas algumas das melhorias apresentadas pelo irmão como novo quadro de instrumentos, novo acabamento interno para bancos e portas, novos rádio e volante e ainda chave canivete.
Aliás, durante seus anos de produção a picape não teve nenhuma alteração visual.
Já em 2016, como novidade para a linha 2017, a picape recebeu o pacote ECO. O motor 1.4 ganhou novos pistões e bielas, alternador de alto rendimento, sistema de arrefecimento com ventilador de menor atrito e a utilização de óleo de baixa viscosidade (0W20).
O pacote também contemplava mudanças freios de baixo arrasto, novos rolamentos e pneus “verdes” e indicador de mudança de marcha no painel.
Além das alterações mecânicas, a Montana 2017 passa a contar em todas as versões com capota marítima e peças aerodinâmicas sob o assoalho para reduzir a resistência ao vento, o que ajuda também a elevar o silêncio a bordo.
Perto de seu fim de ciclo, a Montana passou a ser comercializada somente na versão LS em setembro de 2020.
A essa altura, o motor 1.4 Econo.Flex já tinha passado por novos ajustes passando a render 94 Cv e torque de 12,9 kgfm com gasolina e 99 cv e torque de 13 kgfm com etanol. O câmbio era manual de cinco marchas.
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Andamos na terceira geração da Chevrolet Montana 2023: