InícioMarcasChevroletChevrolet Montana: veja as duas primeiras gerações

Chevrolet Montana: veja as duas primeiras gerações

- publicidade -
- publicidade -

Apresentada em sua terceira geração, a Chevrolet Montana iniciou sua história no mercado em 2003, a segunda foi lançada em 2010

A Nova Chevrolet Montana apresentada nesta semana é a terceira geração da picape no mercado brasileiro. No entanto, a história da picape começou em 2003 quando a marca lançou a primeira geração produzida entre 2003 e 2010. Já a segunda geração da picape foi produzida entre 2010 e 2021.

As duas primeiras gerações eram cabine simples ou Max Cab como a Chevrolet chamava o pequeno espaço atrás dos bancos para pequenas bagagens. 

Montana 2003 a 2010

Lançada em 2003, a primeira geração da Chevrolet Montana chegava para substituir a Corsa Pickup. O modelo era construído a partir da plataforma GM4300 (Gamma).

VEJA TAMBÉM:

Ela tinha a identidade visual que remetia à segunda geração do Corsa brasileiro que estreou no Brasil em 2002. Os faróis eram idênticos, assim como capô e para-lamas, o para-choque da versão de entrada era o mesmo, nas opções Sport e Off Road ele recebia pequenas alterações. 

Por dentro, a Montana de 2003 tinha o mesmo painel do Corsa, assim como os bancos e as forrações de porta. 

A primeira geração da Montana estreou em 2003 com o motor 1.8 Flex.Power com 105 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. O câmbio era manual de cinco marchas.

Em outubro de 2009, a Montana recebeu o novo motor 1.4 Econo.Flex que estreou na série especial Arena e na versão Sport que continuou a ser oferecida também com o motor 1.8 Flexpower.

O motor 1.4 Econo.Flex rendia 99 cv de potência e torque de 13,2 kgfm com gasolina e 105 cv e torque de 13,4 kgfm com etanol no tanque.

No fim de vida da primeira geração da Montana, o motor 1.8 Flex.Power já estava atualizado e rendia 112 cv e torque de 17,7 kgfm com gasolina e 114 cv e torque de 178,7 kgfm com etanol no tanque.

Montana 2010  a 2021

A segunda geração da Chevrolet Montana estreou no segundo semestre de 2010 já como linha 2011. No quesito plataforma, a picape desceu um degrau e passou ser produzida a partir da plataforma GM4200 usada pelo primeiro Corsa brasileiro em 1994. A base era a mesma da antiga picape Corsa. A explicação é simples, a segunda geração da picape era derivada do Agile produzido na Argentina que também era construído a partir da base mais antiga. 

A Chevrolet Montana 2011 chegou ao mercado nas versões LS Sport sempre equipadas com o motor 1.4 Econo.Flex que passou por atualizações e chegou com menores números de potência e torque do motor que estreou em 2009 na primeira geração da picape. 

A novidade era que o motor recebeu um novo sistema de gerenciamento eletrônico totalmente desenvolvido pela General Motors no Brasil. A potência era de 97 cv e torque de 13,2 kgfm com gasolina e 102 cv e 13,5 kgfm quando abastecido.

No visual externo, a picape tinha para-lamas, faróis e capô que eram os mesmos do Agile, já o para-choque era exclusivo. 

Em 2014, o Agile foi reestilizado recebendo novos faróis e para-choque. Mas a picape manteve seu visual recebendo apenas algumas das melhorias apresentadas pelo irmão como novo quadro de instrumentos, novo acabamento interno para bancos e portas, novos rádio e volante e ainda chave canivete.

Aliás, durante seus anos de produção a picape não teve nenhuma alteração visual. 

Já em 2016, como novidade para a linha 2017, a picape recebeu o pacote ECO. O motor 1.4 ganhou novos pistões e bielas, alternador de alto rendimento, sistema de arrefecimento com ventilador de menor atrito e a utilização de óleo de baixa viscosidade (0W20).

O pacote também contemplava mudanças freios de baixo arrasto, novos rolamentos e pneus “verdes” e indicador de mudança de marcha no painel.

Além das alterações mecânicas, a Montana 2017 passa a contar em todas as versões com capota marítima e peças aerodinâmicas sob o assoalho para reduzir a resistência ao vento, o que ajuda também a elevar o silêncio a bordo.

Perto de seu fim de ciclo, a Montana passou a ser comercializada somente na versão LS em setembro de 2020

A essa altura, o motor 1.4 Econo.Flex já tinha passado por novos ajustes passando a render 94 Cv e torque de 12,9 kgfm com gasolina e 99 cv e torque de 13 kgfm com etanol. O câmbio era manual de cinco marchas.  

Autos Segredos no YouTube

Andamos na terceira geração da Chevrolet Montana 2023:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -