Primeira volta: Chevrolet Montana 2023 é mais carro de passeio do que picape

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Terceira geração da picape da General Motors chegará às lojas na segunda quinzena de fevereiro em quatro versões de acabamento

Por Marlos Ney Vidal
De Curitiba (PR)

Juntas, as Fiat Strada e Toro venderam em média 13 mil unidades mensais em 2022. A nova Chevrolet Montana 2023 chega ao mercado querendo fisgar parte dos clientes das duas picapes italianas. Pelo posicionamento de preços da pré-venda, o modelo da General Motors está mais apto a atrair os compradores da picape compacta italiana. 

A nova Chevrolet Montana 2023 chega em quatro versões de acabamento: Turbo e LT com câmbio manual e nas opções LTZ e Premier com caixa automática. Os preços só serão revelados no dia 10 e os valores divulgados na pré-venda para as opções LTZ e Premier não estão garantidos. Aliás, a marca irá esperar a movimentação de Renault e Fiat até o último minuto para definir os preços de sua picape. 

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A terceira geração da picape da Chevrolet será comercializada somente com carroceria de quatro portas. Ela chega para atuar no segmento de picapes médias compactas. No entanto, suas dimensões são menores que as da Fiat Toro e similares às da Renault Oroch. 

A Montana tem 4,71 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O vão livre em relação ao solo das versões Turbo e LT e de 18,5 centímetros. Elas contam ângulo de ataque de 20,1° e de saída de 24,9°. A altura livre das versões LTZ e Premier fica em 19,2 centímetros. O ângulo de ataque é de 20,7° e o de saída fica em 25°.

A Montana Turbo tem peso bruto total de 1.273 quilos e pode levar até 637 quilos de carga, já a versão LT pesa 1.282 quilos e pode levar 628 quilos de carga. Já as versões automáticas pesam 1.310 quilos e podem levar até 600 quilos de carga. A capacidade em litros do compartimento de carga das quatro versões é de 874 L.

Motor da Chevrolet Montana 2023

Não importando qual versão, a nova Chevrolet Montana 2023 é sempre equipada com o motor 1.2 Turbo Flex com 132 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 19,4 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência é de 133 cv a 5.500 rpm e torque de 21,4 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm. Os câmbios são o manual de seis marchas e o automático também de seis.

Consumo

Com câmbio manual, em números aferidos pelo Inmetro, a Montana consome 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol. Abastecida com gasolina, a média urbana fica em 12 km/l e rodoviária fica em 13,6 km/l.

As versões de manuais tem rodas de 16 polegadas calçadas com pneus de medidas 215/60 R16 e as automáticas são equipadas com rodas de 17″ com pneus 215/55 R17. A versão Turbo tem rodas de aço e as demais tem rodas de alumínio.

Acabamento 

Neste primeiro contato com a nova Montana, somente a versão Premier foi disponibilizada. No acabamento interno ela tem bancos revestidos em material sintético e apliques sensíveis ao toque nos forros de porta. 

Os revestimentos são em plástico rígido e estão em paridade com o que é oferecido no segmento. O desenho do painel é praticamente o mesmo do Tracker, o que muda é o aplique em acrílico unindo a multimídia ao quadro de instrumentos.

No geral, as linhas agradam e todos os comandos estão ao alcance das mãos do condutor, a multimídia levemente direcionada aos olhos do condutor facilita seu uso.

Conforto

Os passageiros da frente são mais bem tratados com bom espaço lateral e para as cabeças, os bancos oferecem bom apoio para as pernas e o encosto com abas mais largas segura bem as costas dos ocupantes.

Regulando o banco do motorista para um condutor de 1,73 metros, o passageiro do banco traseiro tem espaço satisfatório, mas se o motorista for de maior estatura, o espaço fica complicado.

O assento para os passageiros das extremidades é curto, não apoiando bem as pernas. Já para quem vai no meio, a situação complica, o banco tem um recuo e o apoio para as pernas fica ainda mais curto, apesar do túnel mais baixo, falta espaço para os pés. No meio somente crianças viajam com conforto. Com três adultos atrás, o ideal é para deslocamentos curtos. O espaço em altura é um ponto positivo. 

Outro ponto positivo da nova Montana é o encosto do banco traseiro que não é tão verticalizado como normalmente é visto em picapes.

Andando

Em movimento, a Montana está mais para automóvel do que para uma picape. O que está de acordo com o discurso da Chevrolet, a picape foi desenvolvida para uso urbano. Não importando qual piso, a suspensão da picape filtra bem as imperfeições do solo, mesmo com a caçamba vazia, não há o tradicional pula-pula visto em picapes.

O motor 1.2 Turbo Flex casa perfeitamente com a picape. Apesar de ser a picape turbo com menor potência e torque do mercado, ele proporciona bom desempenho para o modelo, afinal, estamos falando de um carro que tem peso máximo de 1.310 quilos. 

O teste drive da Montana foi realizado no Paraná saindo de Curitiba em direção a cidade de Antonina pegando a estrada Serra da Graciosa. As ultrapassagens foram feitas com total segurança, o motor responde rápido e as retomadas são ágeis. Mérito do cambio que tem casamento perfeito com o motor trocando as marchas sempre no momento certo. Na subida da serra, o desempenho da picape atendeu bem, não é um esportivo, lembrando que é um carro para uso familiar.

Itens de série da nova Chevrolet Montana 2023

Montana Turbo

A versão de entrada batizada de turbo vem equipada com direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, multimídia Mylink 8″, sistema Onstar, sensor crepuscular, protetor de caçamba, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios com assistência ABS, seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.

Montana LT

Já a versão LT conta com todos os itens da versão de entrada e agrega rodas de alumínio de 16″, capota marítima, rack de teto, câmera de ré e USB traseiro.

Montana LTZ

A Montana LTZ vem com todos os equipamentos da LT e agrega câmbio automático, acabamento cromados, rodas de alumínio de 17″, sensor de ré, chave inteligente e controle de cruzeiro.

Montana Premier

A versão topo de linha Premier vem com todos os itens da LTZ e acrescenta acabamento premium, alerta de ponto de cego, carregador por indução, faróis em Full LED e ar-condicionado digital.

Cores

A nova Chevrolet Montana 2023 será comercializa nas cores Branco Summit, Azul Eclipse, Preto Ouro Negro, Vermelho Chilli, Prata Switchblade e Verde.

Garantia

A nova Chevrolet Montana tem três anos de garantia sem limite de quilometragem.

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