Distância de 456 quilômetros foi realizada pelo SUV elétrico VW ID.4 sem nenhuma parada para recarga.
O Volkswagen ID.4 percorreu 456 quilômetros entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro sem precisar recarregar sua bateria. Ao chegar na cidade do Rio de Janeiro, o SUV elétrico da VW ainda tinha 18% de capacidade de carga da bateria e autonomia de 131 quilômetros, o que significa que ele ainda passaria da capacidade prevista, de 522 km (WLTC).
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Segundo a Volkswagen, o desafio foi provar que percorrer longas distâncias não é um problema para o ID.4 e que ele é ideal para lidar com qualquer situação de trânsito, seja em trajeto urbano ou em ciclo rodoviário. Para demonstrar a eficiência e a autonomia do modelo foi feito o trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro, passando pelo principal eixo de ligação entre as duas maiores regiões metropolitanas do Brasil.
A unidade escolhida para o trajeto foi um VW ID.4 First Edition Max Azul, equipado com uma bateria com capacidade de 77 kWh e 204 cv de potência, saiu da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), dirigido por André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto, com destino final no Pier Mauá, no Porto Maravilha, centro do Rio de Janeiro.
A VW afirma que as condições de condução na viagem simularam um uso normal. Os sistemas de entretenimento, o DRL e o ar-condicionado estavam ativos durante o percurso, assim como os sistemas de assistência de condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC), a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego, além do Head up Display com realidade aumentada.
O Infotainment sensível ao toque, de 12 polegadas, exibia a rota até à Cidade Maravilhosa, utilizando espelhamento do celular, enquanto o ar-condicionado funcionava com a temperatura nos 22 graus. O modo de condução escolhido foi o Conforto – que aliada à suspensão adaptativa, promove mais maciez nas suspensões e melhor dirigibilidade -, e em D (Drive). “O interessante é que os sistemas de assistência realmente nos ajudam a conduzir o veículo de uma forma muito mais tranquila. O cansaço corporal sentido pelo motorista é praticamente eliminado. Os bancos também são muito confortáveis e a gente tem um contato visual com o trânsito de uma maneira diferente da habitual”, explica André Drigo.
A equipe de engenharia da Volkswagen do Brasil saiu da fábrica da Anchieta por volta das 6h da manhã e a temperatura marcava 15 graus. O ID.4 circulou com o motorista e mais um passageiro durante os 456 km e a velocidade média foi de 65 km/h. O SUV ainda conseguiu uma regeneração de 2% de carga no trecho da Serra das Araras, o que rendeu 28 km extras de autonomia total. Na chegada ao Rio, os termômetros apontavam 30 graus. “A condução a bordo de um modelo elétrico é diferente, mais consciente, mais eficiente e ainda assim muito divertida”, conclui André Drigo.
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