Conceito pode antecipar futuro modelo de alto desempenho da divisão esportiva da Toyota, que será livre em emissões de carbono
A Toyota apresentou no Salão do Automóvel de Tóquio, que acontece até o dia 5/11, o seu conceito elétrico FT-Se feito em parceria com a Gazoo Racing. O modelo, que se junta a outros protótipos livres de emissão de carbono da fabricante japonesa mostrados no evento, pode antecipar futuro super esportivo totalmente movido a baterias que poderemos ver pelas ruas.
Com foco na premissa “Vamos Mudar o Futuro dos Carros – Encontre o Seu Futuro”, a Toyota aproveitou a ocasião em sua terra natal para divulgar seus planos para a mobilidade elétrica nos próximos anos. Além dos conceitos de picape monobloco e Land Cruiser elétrico de 7 lugares, a montadora japonesa apresentou soluções de software com foco na eletrificação, modelos comercial livres de motores a combustão e outros dois conceitos elétricos que podem ditar o que veremos nos próximos anos.
O FT-3e e o FT-Se foram mostrados para representar a nova geração de veículos elétricos a bateria (BEV) da marca. O primeiro, um SUV de linhas modernas e minimalistas, reforça a intenção da montadora em atuar no segmento mais competitivo do planeta também com modelos movidos a energia.
VEJA TAMBÉM
- Toyota fornecerá frota 100% eletrificada para as Olimpíadas de 2024
- Toyota Hilux GR-Sport: veja como é a versão mais invocada da picape
- Toyota leva tecnologia brasileira ao salão do automóvel indonésio
Já o FT-Se é um conceito de um veículo esportivo de alto desempenho desenvolvido com toda a expertise da Gazoo Racing, que compartilha componentes principais com o SUV FT-3e. Com o modelo a fabricante buscou criar um carro verdadeiramente esportivo que contribua com a descarbonização do planeta, ao mesmo passo em que oferece um meio de transporte que evolua junto com o motorista por meio de atualizações de software.
Apesar de compartilhar muitos componentes internos com o SUV, o FT-Se foi concebido com uma filosofia de design muito diferente de seu irmão maior. O modelo, que apresenta proporções baixas para redução da resistência aerodinâmica, possui um desenho muito mais agressivo e condizente com o segmento em que foi proposta para atuar.
A Toyota afirma que o cockpit de próxima geração oferece controles intuitivos e uma experiência de direção capaz de envolver o condutor. Segundo a marca um perfil de painel de instrumentos mais baixo ainda garante uma boa visibilidade na condução e as almofadas de joelho redesenhadas visam proteger o condutor das forças G durante a pilotagem, resultando em maior segurança e performance nas pistas. A marca não revelou informações como números de desempenho, autonomia e capacidade da bateria ou dimensões.
Foto | Toyota/Divulgação