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Stellantis lança a plataforma STLA Medium que será usada no Brasil 

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Nova arquitetura pode ser usada em modelos dos segmentos C e D para criar carros de passageiros, crossovers e SUVs

A Stellantis lança a plataforma global STLA Medium que será usada inicialmente na Europa. A arquitetura tem  recursos de última geração, incluindo a excelente autonomia de 700 km, eficiência energética, energia armazenada e capacidade de recarga.

No Brasil, a plataforma deverá estrear em 2026 no novo SUV da Jeep que ficará entre o atual Compass e o Commander. 

De acordo com a Stellantis. a plataforma STLA Medium oferece grande autonomia combinada com flexibilidade, capaz de ser a base de uma variedade de veículos e configurações de propulsão centradas no coração do mercado, os segmentos C e D, que representaram 35 milhões de unidades vendidas em 2022, quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos globalmente no ano passado. Hoje, as marcas da Stellantis oferecem 26 tipos de veículos nesses segmentos em uma variedade de plataformas. Até dois milhões de veículos por ano podem ser produzidos na plataforma STLA Medium nas diversas fábricas em todo o mundo, começando pela Europa este ano.

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A STLA Medium é a primeira das quatro plataformas globais de veículos elétricos a bateria (BEV), destacadas no EV Day 2021, que sustentam os futuros produtos da empresa e são a chave para alcançar as metas ousadas do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, incluindo alcançar um mix de 100% de veículos de passageiros elétricos à bateria (BEV) na Europa e um mix de vendas de 50% de automóveis de passageiros e caminhões leves elétricos à bateria (BEV) nos Estados Unidos até 2030. O Dare Forward 2030 é orientado por cortes profundos de emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030, comparando com as métricas de 2021, e atingir o carbono neutro até 2038, com compensação percentual de até um dígito das emissões restantes.

A plataforma BEV-by-design STLA Medium oferece uma autonomia de mais de 700 km de alcance elétrico com um pacote performance, enquanto com o pacote Standard tem capacidade de mais de 500 km na medição WLTP. Com um desempenho de até 98 quilowatts-hora (kWh), a STLA Medium é a melhor da categoria em energia armazenada.

A STLA Medium, que utiliza arquitetura elétrica de 400 volts, oferecerá a melhor eficiência energética, tempo de recarga e conectividade para um ecossistema de carregamento e serviços que se aprimora a cada jornada. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, o que é o melhor da categoria em eficiência energética. Os proprietários poderão levar sua bateria de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto.

Os veículos baseados na STLA Medium serão vendidos globalmente e estarão disponíveis com propulsão de tração dianteira ou tração nas quatro rodas com a adição de um segundo módulo de acionamento elétrico na parte traseira, com faixa de potência elétrica de 160 a 285 kW.

Os estilos de carroceria incluirão carros de passeio, crossovers e SUVs. A flexibilidade da STLA Medium dá aos designers da Stellantis a liberdade de criar veículos com:

  • Distância entre eixos que pode variar entre 2,7 e 2,9 metros
  • Faixa de comprimento total de 4,3 a 4,9 metros
  • Distância do solo de mais de 220 mm para garantir capacidade e desempenho off-road
  • Rodas de até 750 mm de diâmetro, um atributo chave para o design da plataforma.

Os especialistas da Engenharia e Manufatura da Stellantis se concentraram em tornar a instalação do conjunto de bateria de camada única modular e de alta densidade de energia na montagem, o mais eficiente possível, maximizando o espaço dentro do veículo e melhorando a rodagem e a dirigibilidade com um centro de gravidade baixo. Os componentes da plataforma, como o sistema de aquecimento e resfriamento da cabine, direção, assistência de frenagem e propulsão são projetados para minimizar o consumo de energia. Esses esforços se combinam com o uso extensivo de materiais leves e rígidos para otimizar o alcance do veículo e oferecer desempenho exemplar de rodagem e dirigibilidade.

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