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i4 e iX, futuros elétricos da BMW no Brasil, têm lançamento antecipado na Europa

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Sedã e SUV elétricos começam a ser vendidos em novembro no continente europeu e logo em seguida chegam ao nosso país

A BMW antecipou para novembro, na Europa, o início das vendas de i4 e iX. A marca também ressaltou que sedã e SUV elétricos chegam “em breve” ao Brasil, muito provavelmente no primeiro semestre de 2022.

O sedã i4 e o SUV grande iX foram desenvolvidos como veículos totalmente elétricos desde seus conceitos iniciais. De acordo com a BMW, os modelos têm como trunfos tecnologias e conectividade inéditas, recarga rápida e autonomias que permitem longas viagens.

“Os novos BMW iX e i4 chegam com foco nos desejos do cliente brasileiro que amam tecnologia, design e esportividade, agora também elétrico. Este é o primeiro passo em uma nova revolução elétrica”, garante Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW no Brasil. 

Desempenho e autonomia do BMW i4

O BMW i4 chega ao Brasil em duas versões: eDrive40 e M50. O i4 eDrive40 vem equipado com conjunto propulsor que entrega 340 cv (250 kW) de potência entre 8.000 e 17.000 giros e torque de 42,8 kgfm, disponível assim que o pedal do acelerador é acionado. Tais garantem ao veículo de tração traseira 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A autonomia do i4 eDrive40 é de 590 km no ciclo WLTP.

Novo BMW i4
Foto | BMW/Divulgação

O i4 M50, por sua vez, é o primeiro modelo totalmente elétrico desenvolvido pela divisão esportiva BMW M. Seu trem de força rende 544 cv e 81 kgfm de torque, despejado nas quatro rodas graças aos motores frontal e traseiro. O fabricante diz, porém, que a transmissão de torque fica, em sua maior parte, concentrada na traseira, de forma a reforçar a tradição dos veículos da marca.

Maiores potência e torque, claro, dão ao i4 M50 vantagem no quesito aceleração quando comparado ao i4 eDrive40. O sedã esportivo faz o 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A autonomia com uma carga, no entanto, é um pouco menor: 510 km no ciclo WLTP.

Foto | BMW/Divulgação

Baterias do BMW i4

De acordo com a BMW, as baterias de alta voltagem no i4 são compostas por quatro módulos com 72 células cada e três módulos de 12 células. As baterias de alta voltagem NMC-811 do contêm menos de 10% de cobalto.

O BMW Group obtém diretamente o cobalto necessário para suas células de bateria e disponibiliza o material para seus fornecedores. Da mesma forma, o lítio necessário é adquirido de maneira transparente e monitorada pela empresa na Austrália, para depois ser entregue aos fornecedores.

Foto | BMW/Divulgação

A disposição das baterias de alta voltagem na parte inferior do assoalho reduzem o centro de gravidade para melhorar ainda mais a dirigibilidade. Graças ao módulo da bateria, o centro de gravidade é inferior mesmo quando comparado ao BMW Série 3.

Dinâmica e autonomia do BMW iX

O iX, outro dos modelos elétricos da BMW que chegam ao Brasil em 2022, tem conceito visual inspirado em modelos como X5 e X6. O SUV grande conta com dois motores elétricos e tração elétrica nas quatro rodas, BMW xDrive. 

BMW iX
Foto | BMW/Divulgação

Na versão xDrive50, o iX tem conjunto propulsor que rende 523 cv e 78 kgfm. O 0 a 100 km/h é feito em 4,6 segundos, enquanto a autonomia no ciclo WLTP é de 630 km. Já a versão de entrada xDrive40 tem 326 cv e 64,2 kgfm, com 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e autonomia de 425 km. A BMW promete ainda lançar posteriormente configuração mais potente do modelo, a iX M60, com mais 600 cv.

Foto | BMW/Divulgação

Espaço e itens do BMW iX

Com espaço para cinco pessoas, o interior do BMW iX é dominado pelo painel curvo que integra o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e a central de 14,9″. Em nome da tradição, segundo o fabricante, o painel fica ligeiramente voltado para o motorista.

O sistema operacional iDrive 8 faz sua estreia no iX e no i4. Personalizáveis de acordo com o gosto do condutor, as telas do ID8 têm alta resolução. Em nome da facilidade de uso, o número de botões do painel foi reduzido à metade, mas sem abdicar dos comandos manuais. O objetivo é oferecer uma operação que não seja tão complicada para o usuário. 

Foto | BMW/Divulgação

Além de receber um nome dado pelo próprio condutor, o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligente Personal Assistant) também pode aprender novas funções e formas de expressão ao longo do desenvolvimento do BMW iDrive. Os novos recursos serão regularmente atualizados por meio de upgrades remotos. 

O SUV grande vem ainda equipado com 5G e tem sistema de navegação que usa realidade aumentada para reforçar graficamente as imagens exibidas pelas câmeras do modelo.

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