Nada de mostrar os mais rápidos. Aqui, vamos mostrar os utilitários esportivos pequenos que demoram mais no 0 a 100 km/h
Por Fernando Miragaya
Lista de carros rápidos todo mundo tem né? Só que os mais lentos ficam escondidos, como se fossem aberrações. Para por um ponto final nesta injustiça, vamos começar a tirar do armário os modelos menos rápidos nas arrancadas e saídas de semáforo, a começar pelos SUVs compactos.
Antes de mais nada, vamos deixar claro que isso não é necessariamente um demérito. Para boa parte dos compradores de veículos, pouco importa o 0 a 100 km/h. Portanto, para quem é ligado nesses números, trazemos uma lista com os queridinhos do mercado, os utilitários esportivos e crossovers.
Mas vamos às regras – para não ter de pedir VAR nos acréscimos do segundo tempo. Nesta lista estão apenas os SUVs compactos vendidos no Brasil com preços até R$ 120 mil. Só foram considerados os dados de desempenho em segundos, no 0 a 100 km/h a partir de dados oficiais dos fabricantes.
O primeiro critério é a aceleração com 100% de etanol no tanque – a performance com gasolina serve de desempate (se a marca não informa o desempenho com o combustível fóssil, automaticamente fica em desvantagem, caso da Hyundai).
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Por esta razão, ficaram de fora o Chevrolet Tracker (a GM só informa a performance com gasolina) e os JAC T40 CVT e T50, que não têm motor flex – só o T40 manual. Além disso, a Honda não divulga números de desempenho e a Caoa Chery não informou os números dos Tiggo 2 e Tiggo 5X até o fechamento da reportagem.
Outra observação pertinente: foram consideradas as versões dos SUVs compactos mais lentas dentro de cada linha. Claro, com a ressalva de quanto o parente mais veloz faz no 0 a 100 km/h.
Considerado o primo mais jeitoso do Renault Duster, o belo SUV compacto não entrega o desempenho que suas linhas arrojadas poderiam sugerir. Vendido em versão única Bose atualmente, o Captur usa o motor 1.6 SCe, que sofre para mover seus mais de 1.200 kg.
Mostra-se um carro bastante urbano, ainda mais se estiver com gasolina, quando o 0-100 km/h fica em 14,5 segundos. O modelo passará por uma remodelação em breve e talvez ganhe o tão aguardado motor 1.3 turbo, fruto da parceria com a Mercedes-Benz, e deixe de ser um dos SUVs compactos mais lerdos.
O crossover da Peugeot pena com seu defasado conjunto mecânico. Com 118 cv, o motor 1.6 ainda esbarra no igualmente lento (e confuso) câmbio automático. Com isso, se torna um dos SUVs compactos mais lentos do mercado brasileiro. São necessários 12,4 segundos para fazer o 0 a 100 km/h.
Mas aqui é um caso curioso de extremos. É que a versão mais cara do modelo feito em Porto Real (RJ) usa o 1.6 THP turbo com 173 cv e aceleração de 8,1 segundos, com etanol no tanque. Quanta diferença…
Aqui nem surpreende muito. Afinal, assim como Captur e Duster, o Hyundai Creta tem porte de médio e não apenas preço de compacto, como também motor. O 1.6 da família Gamma pode servir muito bem para o HB20, mas cobra seu tempo para mover os mais de 1.300 kg do utilitário esportivo produzido em Piracicaba (SP).
Tanto que a versão com o 2.0 do SUV sai da inércia e chega aos 100 km/h bem mais rápido, em 9,7 segundos. O Creta levou a pior no critério de desempate em relação a Duster e C4 Cactus porque não há informação sobre o desempenho com gasolina.
O Duster sofre do mesmo problema que seu parente de plataforma, o Renault Captur. Grande, pesado e só dispõe atualmente do 1.6 SCe para dar conta – com o ainda pacato câmbio CVT. O resultado é um 0-100 km/h em 12 segundos com etanol, e de 12,2 s com gasolina (0,1 s mais lento que o Cactus).
O Duster manual é pouca coisa mais ligeiro: 11,4 segundos. Mesmo assim, ficou melhor na fita que o seu primo. Lembrando que o Duster, na reestilização de 2020, perdeu a opção 2.0 e é outro que deve receber o 1.3 turbo ainda este ano.
O modelo da Citroën usa o mesmo conjunto mecânico do 2008, mas é discretamente mais esperto. Leva 12 segundos cravados para sair do zero e colocar o ponteiro do velocímetro nos 100 km/h – com gasolina, são 12,1 segundos.
A transmissão automática aqui também prejudica o melhor desempenho. E assim como o companheiro de fábrica fluminense, o C4 Cactus tem suas versões THP para emprestarem arrojo à linha. Com o turbo, o SUV precisa de apenas 7,3 segundos, com álcool.
Recentemente renovado, o SUV da marca japonesa feito em Resende (RJ) faz o mesmo tempo no 0-100 km/h com etanol ou gasolina no tanque: 11,8 segundos. Esse desempenho é atrapalhado pela confortável, porém pacata, transmissão CVT – com o câmbio manual de cinco marchas, são 11,3 segundos
O Nissan Kicks é outro na fila para receber o motor 1.3 turbo fruto da parceria com a Daimler, dona da Mercedes. Porém, esse propulsor virá só na próxima geração do SUV compacto, prevista para depois de 2023.
Nós vivemos reclamando que ele é beberrão e áspero. E que passou da hora de a FCA trocar o E.torQ por algo mais moderno. Mas é fato que nesta lista de SUVs compactos mais lentos, ele é até um dos aspirados mais ágeis. São necessários 11,1 segundos para fazer o 0 a 100 km/h com o tanque cheio de etanol – e 11,9 s com gasolina.
A boa potência para um aspirado e a força razoável em giros médios ajudam o Jeep Renegade na tarefa. O desempenho, contudo, é afetado pelo câmbio automático, mal escalonado para o conjunto. Porém, essa dupla ficará restrita apenas a uma versão de entrada do SUV compacto em breve, assim que a linha receber o 1.3 turbo GSE.
Um dos novatos entre os SUVs compactos nem pode ser taxado de lento. O 0 a 100 km/h é feito em 10 segundos, tempo bom para um crossover com 1.200 kg e com caixas de roda bem elevadas. E o Nivus só não fica à frente de seu colega VW T-Cross e do JAC T40 por uma simples razão: só é vendido com transmissão automática.
Colaboram para a performance o bom casamento entre esta caixa e o motor turbo TSI de três cilindros. Além disso, como característico dos propulsores turbinados, o torque já é oferecido em sua plenitude em baixas rotações.
Outro recentemente redesenhado, o chinês manteve como versão mais barata o conjunto com o motor 1.5 e câmbio manual. Quem diria, a despeito de todos os rótulos para os modelos da marca, o crossover está entre os SUVs compactos menos lentos, com o zero a 100 km/h abaixo da casa dos 10 segundos.
O modelo se vale especialmente das primeiras relações bem curtas da transmissão. A versão automática do JAC T40, a CVT, nem entrou na nossa lista porque não tem motor flex, apenas a gasolina. Entre os aspirados deste ranking, é o mais ágil.
O T-Cross encerra nossa relação de SUVs compactos mais lentos como… o mais rápido. E aqui se vale especialmente da caixa manual, com as primeiras bem curtas, o que confere agilidade ao modelo – que é mais pesado que o Nivus (mas o irmão só tem opção automática). O Volks cumpre o 0 a 100 km/h em 9,6 segundos com etanol, e em 10 segundos gravados, com gasolina.
Mais uma vez palmas para o motor turbo tricilíndrico, com sua força de sobra em baixos giros. Vale dizer que o T-Cross automático com o 1.0 turbo faz 10,4 segundos de aceleração com álcool. E que o T-Cross tem a versão topo de linha Highline com o 1.4 TSI de 150 cv, que deixaria os demais no chinelo: 0-100 km/h em 8,7 segundos – mas custa mais de R$ 130 mil e foge dos nossos critérios.