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Os 10 sedãs automáticos mais baratos à venda no Brasil

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Que bom! Mercado tem sedãs automáticos baratos, abaixo de R$ 100 mil, que te dão conforto e também são boas opções para o trabalho

Por Fernando Miragaya

Os sedãs ainda são uma opção para quem não quer se render à ditadura dos SUVs ou simplesmente quer um carro barato, com bom porta-malas. Já que o foco é conforto, por que não partir para uma versão com câmbio automático, o que ainda torna-se um bom diferencial para quem precisa do veículo para rodar todos os dias ou mesmo para trabalhar como táxi ou motorista de aplicativos.

Ainda existem opções de sedãs automáticos baratos e abaixo de R$ 100 mil, com direito até a um estreante: o Cronos, que voltou a ter uma opção AT. Mas se o modelo da Fiat surge como novidade, a verdade é que a lista ficou bem mais enxuta. Modelos como VW Voyage AT, Caoa Chery Arrizo 5 e Toyota Etios Sedan deixaram de existir, e o Renault Logan abandonou a caixa CVT.

Veja também:

1 – Fiat Cronos Drive

sedãs mais baratos
Foto | Fiat/Divulgação
  • Preço:  R$ 88.190
  • Motor: 1.3 8V de 108/98 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com sete marchas virtuais
  • Porta-malas: 525 litros

A linha 2023 do compacto da Fiat trouxe como grande novidade, além do motor 1.0, o câmbio continuamente variável. A caixa automática que estreou na Strada e depois equipou o Pulse, passa a fazer parte da família Cronos a partir da versão Drive para ser o sedã automático mais barato do país.

Além disso, com a nova transmissão com sete marchas virtuais e modo Sport, o modelo ainda carrega o título de ser o sedã automático mais econômico do país. De acordo com os padrões do Inmetro para o PBE, o Cronos AT com o 1.3 Firefly aspirado já adequado ao Proconve L7  faz 13,4 km/l com gasolina na cidade. 

O modelo se sobressai pelo bom espaço na cabine e porta-malas amplo. Na parte de itens de série, a Drive 1.3 AT é uma das mais equipadas da linha. Reúne controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, central multimídia com tela de 7”, piloto automático, tomadas USB traseiras, sensor de ré, além de ar, direção elétrica e trio.

2 – Hyundai HB20S Vision

HB20S Vision
Foto | Hyundai/Divulgação
  • Preço: R$ 96.190
  • Motor: 1.0 12V turbo de 120 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 475 litros

Esse ainda é o modelo “antigo” do sedã produzido em Piracicaba (SP), já que a linha HB20 passou por uma remodelação, porém as vendas do sedã só começam em setembro. O exemplar com a maldosa alcunha de “cara de bagre” está em estoque e é o segundo sedã automático mais barato do país.

O motor 1.0 turbo agrada no desempenho e no rodar, e a caixa de seis velocidades se mostra bem ágil a maior parte do tempo. O HB20S Vision sai de fábrica com quatro airbags, controles eletrônicos de estabilidade, tração e subidas, central Bluemedia com tela de 8”, ar, direção elétrica, trio e piloto automático.

3 – Chevrolet Onix Plus Turbo

Onix Plus 2021 Turbo AT6
Foto | Chevrolet/Divulgação
  • Preço: R$ 96.640
  • Motor: 1.0 12V turbo de 116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 500 litros

Em sua variante sem sigla de acabamento e com motor turbo, o Onix Plus se garante no pódio dos sedãs automáticos mais baratos do Brasil. O propulsor chama a atenção pela disposição e eficiência, mas a caixa automática de seis velocidades empresta uma performance mais confortável.

O Onix Plus AT mais em conta é comercializado com uma lista de equipamentos interessante. São seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, limitador de velocidade, chave tipo canivete, além de ar, direção elétrica e acionamento elétricos dos vidros e travas. O som, porém, é simples, com entrada USB e Bluetooth, e deve retrovisores elétricos.

4 – Toyota Yaris Sedan XL

Foto | Toyota/Divulgação
  • Preço: R$ 97.990
  • Motor: 1.5 16V de 110/105 cv
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas virtuais
  • Porta-malas: 473 litros

O Yaris ainda figura entre os sedãs automáticos mais baratos abaixo dos R$ 100 mil. Remodelado no início do ano, o sedã agora só usa o motor 1.5 e a transmissão Multidrive, uma das CVTs com melhor acerto e calibragem (herdada do antigo Corolla), com modos Eco e Sport e sete marchas simuladas.

Pesa a favor do modelo a reputação do pós-venda da marca e um dos custos de revisões mais em conta do segmento. Além disso, a opção XL, apesar de ser a de entrada, oferece sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas. Completam a lista a central Toyota Play+ com tela de 7”, ar, direção elétrica e trio.

5 – Nissan Versa Sense 1.6 CVT

Versa Sense 201
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
  • Preço:  R$ 101.330
  • Motor: 1.6 16V de 114 cv
  • Câmbio: automático CVT
  • Porta-malas: 460 litros

A nova geração do sedã compacto da Nissan passou a ser importada do México, mais bonita e equipada. Porém, o conjunto mecânico se manteve o mesmo do modelo que era produzido em Resende (RJ): motor quatro-cilindros de 114 cv e a caixa automática CVT “raiz”, sem simulação de marchas, e com uma proposta muito mais para o conforto.

É outro carro que se destaca pelo baixo custo no preço das revisões, algo tradicional dentro da marca japonesa. A configuração mais básica da linha (pelo menos, até a chegada de uma opção manual) recebe seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade, tração e subidas, chave presencial para partida do motor e abertura das portas, sensor de ré, piloto automático, ar, direção elétrica e trio.

6 – Honda City EX

City EX, um dos sedãs automáticos mais baratos
Foto | Honda/Divulgação
  • Preço:  R$ 113.200
  • Motor: 1.5 16V de 126 cv
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas simuladas
  • Porta-malas: 519 litros

A terceira geração do sedã compacto chegou com a ingrata missão de ocupar também o lugar deixado pelo Civic. O modelo já traz um hiato de preço para o Versa, mas consegue figurar entre os sedãs automáticos mais baratos do país em sua versão de entrada EX. O motor é o 1.5, só que em uma “nova fase”, com injeção direta de combustível e 126 cv de potência.

A chegada do sedã trouxe um patamar um pouco mais elevado em termos de equipamentos. Seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera de ré e monitoramento dos pneus estão entre os itens de segurança. Completam o cardápio chave presencial com partida por botão e destravamento das portas, rodas de liga leve aro 16”, multimídia com tela de 8”, ar digital, direção elétrica e trio.

7 – Volkswagen Virtus Comfortline 

Virtus é um dos sedãs mais baratos na versão Comfortline
Foto | Volkswagen/Divulgação
  • Preço:  R$ 113.880
  • Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 521 litros

O Virtus aparece como um dos sedãs automáticos compactos mais potentes do mercado, e também entre os mais baratos. O motor é o sempre venerado 1.0 TSI com até 128 cv de potência. Aliado ao comportamento dinâmico e à agilidade da caixa automática de seis marchas, temos um modelo bastante esperto em arrancadas, subidas e especialmente nas retomadas na estrada.

A parte de equipamentos é mais do mesmo. O Virtus mais básico é vendido com quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, sensor de ré, ar, direção elétrica, trio, entre outros. As rodas são de liga-leve e a central multimídia é a nova VW Play, com tela de 10” e vários apps nativos.

8 – Kia Cerato 

Kia Cerato 2.0
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
  • Preço:  R$ 130.490
  • Motor: 2.0 16V de 167/157 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 520 litros

Temos uma diferença de quase R$ 20 mil entre os sedãs automáticos mais baratos, pois já invadimos a categoria dos médios. O modelo da marca sul-coreana é um dos mais em conta do segmento e se vale do câmbio automático de seis marchas que oferece modos Economy, Comfort e Sport, e que trabalha com o motor 2.0 16V de até 167 cv.

Apesar do bom espaço a bordo e do nível de conforto elevado, a opção mais acessível do Cerato decepciona na ausência de alguns itens de série. Tem controles de estabilidade, tração e subidas, seis airbags, câmera de ré, monitoramento dos pneus, sensor crepuscular, multimídia com tela de 8”. 

Contudo, ar automático, chave presencial com abertura das portas e partida do motor no botão além de aletas para troca de marchas, só no pacote mais caro, que custa R$  146.190.

9 – Chevrolet Cruze LT 

Cruze LT é um dos sedãs automáticos mais baratos do Brasil
Foto | Chevrolet/Divulgação
  • Preço: R$ 141.640
  • Motor: 1.4 16V turbo de 153/150 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 440 litros

O sedã médio da General Motors feito na Argentina é um dos últimos sobreviventes do segmento – e que ainda tenta alguma sorte frente ao Corolla. O motor Ecotec turbo faz bonito na cidade e na estrada, e conversa bem com a transmissão GF6. Além disso, o Cruze oferece nível de conforto no rodar e na cabine, mas o porta-malas é menor que o da maioria dos rivais.

A parte de equipamentos passa a ficar mais recheada neste nível de preço e de posicionamento. O Cruze LT é equipado com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, monitoramento dos pneus, câmera e sensores de ré, assistente de chamada de emergência, acionamento remoto do motor, rodas de liga-leve, bancos de couro, ar automático, central MyLink, entre outros.

10 – Toyota Corolla GLi

Corolla GLi, um dos sedãs automáticos mais baratos
Foto | Toyota/Divulgação
  • Preço: R$ 147.390
  • Motor: 2.0 16V de 177/169  cv
  • Câmbio: automático CVT com 10 marchas simuladas
  • Porta-malas: 470 litros

O queridinho do público fecha a lista dos 10 sedãs automáticos mais baratos do país. Nesta nova geração lançada em 2019, o três-volumes médio mais vendido do país passou a usar o motor 2.0 Dynamic Force, aspirado e com injeção direta e indireta de combustível, aliado ao novo câmbio automático continuamente variável de 10 marchas virtuais.

Além do conforto e baixo custo de manutenção, o Corolla se vale das vendas e da reputação de “carro que não dá problema” para ditar o segmento. Desde a GLi, por exemplo, tem itens de auxílio à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e aviso de saída de faixa.

Sete airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera de ré, sensores de estacionamento na frente e atrás e farol alto automático completam o pacote de segurança. No conforto, central Toyota Play com tela de 8”, sensores de luminosidade e de chuva. O ar não é automático, e a GLi também deve paddle-shift, modo Sport de condução, chave presencial e retrovisor eletrocrômico.

*preços públicos sugeridos para todo o Brasil (exceto São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus) apurados na terceira semana de agosto de 2022.

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