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As 10 picapes mais caras do país

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Gladiator eleva o patamar de cifras dos modelos que fazem a cabeça dos picapeiros, mas veículo da Jeep não é o com a etiqueta mais alta

Por Fernando Miragaya

As picapes não estão nem aí para os SUVs. Trata-se de um segmento que já representa 17% do mercado geral de veículos e que não se ressente de qualquer migração de clientes para os utilitários esportivos. Prova disso são não só as vendas, como os lançamentos agendados e até mesmo preços, já que as picapes estão bem mais caras.

Para se ter ideia, já tem picape que custa mais de meio milhão de reais. E não falamos apenas da Jeep Gladiator, recentemente lançada no mercado, que a propósito não é a picape mais cara do Brasil.

Autos Segredos fez um levantamento com os modelos com as cifras mais elevadas do segmento. Levamos em consideração os preços públicos sugeridos pelas marcas para o Brasil (exceto SP, PB e Zona Franca de Manaus) das versões mais caras de cada modelo vendido no país.

Os valores foram apurados na segunda semana de agosto de 2022. A seguir, as picapes mais caras do país.

1 – Ram 3500 

Ram 3500
Foto | Ram/Divulgação – Ram 3500 é vendida somente na versão Limited Longhorn
  • Preço: R$ 529.990
  • Versão: Limited Longhorn
  • Motor: 6.7 24V turbodiesel de 377 cv e 117 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.628 litros
  • Volume da caçamba: 1.752 kg

A picape mais cara do Brasil é a versão topo de linha da maior picape do país. Com a Ram 3500, são 6 metros de comprimento, 2,12 m de largura e 2 m de altura. Só os 3,78 m de entre-eixos são maiores que o tamanho de um Renault Kwid de um para-choque ao outro. Latifúndio sobre rodas movido pelo motorzão Cummins de seis cilindros em linha.

Tudo nessa picapona é superlativo, desde a caçamba até a cabine, com espaço de sobra, console que acomoda notebook e uma central multimídia com tela de 12”. A Longhorn, como salientado, se torna a mais cara por ser a configuração mais completa e mais equipada da gama.

Entre os equipamentos, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, retrovisor interno digital (que exibe imagens de uma câmera), som premium Harman Kardon com 16 alto-falantes, luzes no teto da caçamba, estribo escamoteável e automático, revestimento interno de couro claro natural, detalhes de madeira e faróis full LED com tecnologia Matrix.

2 – Jeep Gladiator 

Jeep Gladiator Rubicon
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Jeep Gladiator Rubicon tem motor 3.6 V6 movido a gasolina
  • Preço: R$ 499.990
  • Versão: Rubicon
  • Motor: 3.6 V6 24V a gasolina de 284 cv e 35,4 kgfm
  • Câmbio: automático de oito marchas
  • Capacidade de carga: 674 kg
  • Volume da caçamba: 1.000 litros

A novata no segmento já chega com preço na casa do meio milhão de reais em sua opção única no Brasil. A Rubicon, a propósito, é a mais off-road não só da linha – como talvez de todas as picapes mais caras do país. Baseada no jipão Wrangler, oferece vão livre do solo de 27 cm, 43° de ângulo de entrada e capacidade de “submersão” de até 76 cm.

Tem mais. A picape permite o bloqueio eletrônico dos diferenciais traseiro e dianteiro, além de “desconexão” da barra estabilizadora, e é equipada com os robustos eixos Dana 44 e ainda oferece “mimos” fora de estrada como a câmera inferior que mostra o que se passa à frente das rodas. O motor é o bem disposto Pentastar V6 com caixa automática de oito marchas.

3 – Ram 2500 

  • Preço: R$ 456.990
  • Versão: Laramie
  • Motor: 6.7 24V turbodiesel de 365 cv e 110 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.088 kg
  • Volume da caçamba: 1.280 litros

A 2500 empata em preço e quase em porte com a 1500 – detalhe que a picape foi lançada há pouco mais de dois anos por R$ 289.900 e hoje custa R$ 457 mil. Contudo, criamos um critério de desempate aqui, já que ela oferece pacote opcional que pode deixá-la mais cara e fazê-la chegar a mais de R$ 481 mil. 

Trata-se do kit Night Edition – era uma série limitada da picapona – que agrega piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, sistema de permanência na faixa, aquecimento dos bancos traseiros, luzes na caçamba, carregamento de smartphone por indução, retrovisor interno digital (capta imagens da câmera), estribo lateral elétrico, som Harman Kardon e vários detalhes estéticos.

4 – Ram 1500

  • Preço: 456.990
  • Versão: Rebel
  • Motor: 5.7 V8 16V a gasolina de 400 cv e 56,7 kgfm
  • Câmbio: automático de oito marchas
  • Capacidade de carga: 610 kg
  • Volume da caçamba: 1.200 litros

Apesar de usar motor a gasolina e ter porte pouco inferior ao da 2500, a 1500 leva a desvantagem de ser importada dos EUA e de ter carga útil bem menor, o que revela sua vocação mais “urbana”, por assim dizer. Desta forma, acaba por empatar em preço com a irmã e figurar entre as picapes mais caras do Brasil.

A “menor” Ram é movida pelo vê-oitão Hemi tradicional do Grupo Chrysler, que oferece força (e sede) de sobra. Entre os itens de série, destaque para o pacote de dispositivos de auxílio à condução (ACC, frenagem de emergência, sistema de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro), câmera 360, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, grade dianteira ativa e desativamento dos cilindros, acionamento remoto do motor e banco do motorista com ajustes elétricos e ventilação.

5 – Toyota Hilux

  • Preço: R$ 354.790
  • Versão: GR-S
  • Motor: 2.8 16V turbodiesel de 224 cv e 55 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.000 kg
  • Volume da caçamba: 1.000 litros

Lançada em março, a versão “esportiva” da Hilux faz as vezes da marca japonesa entre as picapes mais caras do país. “Preparada” pela divisão de competição da Toyota, a Gazoo Racing, a GR-S usa o mesmo motor 2.8, só que com 20 cv a mais, e tem calibragem mais firme nas molas das suspensão, além de diâmetro do tubo dos amortecedores aumentado em 30%.

O maior apelo, contudo, está no desenho. Grade diferente com emblema GR-S e nome da Toyota por extenso, alargadores dos paralamas, capô, maçanetas, retrovisores e barra pintados de preto são alguns dos destaques. As rodas de liga leve aro 17” também são exclusivas da configuração.

Na cabine, detalhes em vermelho, pedaleiras cromadas, símbolos GR-S e revestimento que mescla couro e veludo. No recheio, chamam a atenção câmera 360 graus, faróis de LED, sistema de som com oito alto-falantes e subwoofer, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego e assistente de permanência em faixa.

6 – Volkswagen Amarok

  • Preço: R$ 332.180
  • Versão: Extreme
  • Motor: 3.0 V6 24V turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm
  • Câmbio: automático de oito marchas
  • Capacidade de carga: 1.156 kg
  • Volume da caçamba: 1.280 litros

Já com data marcada para mudar de geração, a Amarok está entre as picapes médias menos vendidas, porém, com sua opção topo de linha, figura entre as mais caras do país. Vendido agora apenas com motor V6, o modelo se destaca pelo comportamento dinâmico mais próximo ao de um carro de passeio e pela elogiada tração 4Motion com bloqueio do diferencial central.

No recheio, é bem completa como é de se imaginar, mas não tem um item de auxílio ao motorista ou semi-autônomo para contar história (apenas sistema de frenagem automática pós-colisão). A Amarok Extreme chega da Argentina com controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, seis airbags, câmera de ré, faróis de xenônio, sensor de estacionamento na frente, espelho eletrocrômico, retrovisores aquecidos e rebatíveis eletricamente, bancos de couro, entre outros.

7 – Nissan Frontier

  • Preço: R$ 323.890
  • Versão: Platinum ou Pro-4X
  • Motor: 2.3 16V biturbodiesel de 190 cv e 45,9 kgfm  
  • Câmbio: automático de sete marchas
  • Capacidade de carga: 1.010 kg
  • Volume da caçamba: 1.054 litros

A recentemente reestilizada Frontier figura entre as picapes mais caras com duas configurações exatamente por elas terem o mesmíssimo preço. Isso porque cada uma tem uma proposta diferente na estratégia da Nissan

A Pro-4X tem proposta mais aventureira, com detalhes escurecidos na moldura da grade, capas dos retrovisores e caixas de rodas, além de emblemas e ganchos de reboque pintados de vermelho. O posicionamento da Platinum, por sua vez, quer agregar mais esportividade e requinte. No caso, o acabamento da entrada de ar frontal é cromado, as capas dos espelhos e os para-lamas são na cor da carroceria e as rodas têm acabamento diamantado. 

Ambas carregam o pacote Safety Shield, de auxílio ao motorista, com frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, detector de fadiga e sensor de ponto cego.

8 – Ford Ranger

  • Preço: R$ 321.090
  • Versão: Limited
  • Motor: 3.2 20V turbodiesel de 200 cv e 48 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.001 kg
  • Volume da caçamba: 1.180 litros

A Ford Ranger mais completa também figura entre as picapes mais caras do país. Na variante Limited, o veículo importado da Argentina é o que mais agrega itens de assistência à condução – isso desde a linha 2019, diga-se de passagem. O pacote inclui piloto automático adaptativo, assistente ativo e alerta de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, indicador de fadiga e farol alto automático.

Ar automático bizona, bancos de couro, acionamento remoto do motor, câmera  de ré, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento na frente e atrás e central multimídia Sync completam o pacote. O motor é o robusto Duratorq de cinco cilindros com 200 cv de potência.

9 – Mitsubishi L200 Triton

  • Preço: R$ 314.990
  • Versão: Sport HPE-S
  • Motor: 2.4 16V turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.000 kg
  • Volume da caçamba: 1.046 litros

A picape média feita em Goiás foi remodelada em 2021 e ganhou novo câmbio automático de seis marchas, além de estrear equipamentos, especialmente nesta versão mais completa. É a única da linha a agregar itens de assistência ao motorista, como alertas de ponto cego, de tráfego traseiro cruzado e de saída de faixa, além do sistema de prevenção de aceleração involuntária.

A configuração também é a com a central multimídia com tela de 7” com mais recursos. Além do Android Auto e Apple CarPlay, vem com Waze e wi-fi nativos. Completam a lista seis airbags, ar-condicionado automático bizona, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial e farol alto automático.

10 – Chevrolet S10

  • Preço: R$ 313.190
  • Versão: High Country
  • Motor: 2.8 16V turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.049 kg
  • Volume da caçamba: 1.061 litros

A picape média da General Motors fecha a lista de mais caras do país em sua versão mais recheada e agroboy possível. A S10  High Country traz grade distinta do restante da gama, pintada de preto e com a gravatinha da Chevrolet deslocada para o lado. O modelo também se diferencia pelo santantônio na cor do veículo e integrado à capota marítima da caçamba.

No recheio, a frenagem autônoma de emergência foi uma das novidades na reestilizada linha 202. O equipamento se junta ao sensor de mudança de faixa, câmera de ré, central MyLink com tela de 8” e conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema remoto de partida do motor e acionamento do ar ar-condicionado automático, seis airbags e retrovisor eletrocrômico.

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