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Ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 são os mais seguros no Brasil

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Novidades em sistemas de segurança para o chassi rodoviário da Mercedes-Benz O 500 foram apresentadas na Lat.Bus 2022

Já conhecido por sua segurança, o chassi rodoviário Mercedes-Benz O 500 está ainda mais seguro. A marca apresentou na Lat.Bus 2022, novos itens de segurança como o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto que o deixam como os ônibus mais seguros do país 

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Segundo a Mercedes-Benz, o sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade desta tecnologia. Antes de entrar em operação, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista e caso não ocorra reação do condutor, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

Já o assistente de ponto cego (SGA) identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

chassi rodoviário da Mercedes-Benz O 500
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação –

Já o controle inteligente de farol alto (IHC) opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

“Com esses dez novos itens, agora são 21 recursos tecnológicos de segurança disponíveis para os ônibus rodoviários da família O 500”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, nós efetivamente oferecemos aos clientes os ônibus mais completos do mercado e é isso que estamos mostrando na Lat.Bus, tanto no nosso estande, quanto no test-drive para demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 no O 500 RSDD. Aliás, este modelo também se destaca pelo novo motor com tecnologia BlueTec 6, solução da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente ao Euro 6, que entra em vigor no Brasil em 2023”.

Chassis Mercedes-Benz O 500

A linha O 500 da Mercedes-Benz conta com chassis rodoviários para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.

Inovações

O pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:

  • ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
  • SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
  • IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
  • Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
  • Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
  • Freio de estacionamento com comando eletrônico.
  • ESS, sinalização de parada de emergência.
  • Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
  • Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
  • Preparação para inibidor de partida.

11 itens de segurança já disponíveis para chassis de ônibus O 500 rodoviários:

  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
  • Piloto automático de velocidade.
  • Sistema de auxílio em rampa.
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  • Sistema anti-tombamento.
  • EBS – sistema eletrônico de freios.
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  • Freio a disco ou tambor.

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