A menor da família tem dimensões gigantescas, sofisticação na cabine e motor V8 a gasolina. A Ram 1500 Rebel atinge 100 km/h rapidamente. Porém, rodar na cidade exige paciência. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Ao parar a Rebel 1500 ao lado de uma picape média cabine dupla em estacionamento particular tive a noção das dimensões gigantescas dessa Ram. A picape média, que todos achamos um exagero na cidade, parecia bem menor ao lado da Rebel.

O proprietário da picape média indagou logo se eu residia mesmo em centro urbano. Por um instante pensei em dizer que o carro dele também era muito grande para a cidade. Olhei novamente e desisti de contrapor. A cabine dupla dele ficou pequena ao lado da Rebel.

A 1500 Rebel tem 5,92 metros de comprimento e a distância entre-eixos de 3,67 metros é maior do que o comprimento total do VW up!, carro com dimensões adequadas aos centros urbanos. Gosto cada um tem o seu e muitos rodam sozinhos em caminhonete. Enquanto outros levam a família em carro esportivo.

Além das dimensões exageradas no comprimento e largura (são mais de dois metros), a cabine é enorme, principalmente no banco traseiro com espaço de sobra para colocar um colchonete com os assentos do banco rebatidos. Operação fácil. O encosto é fracionado (1/3 e 2/3).

Tudo na Ram 1500 Rebel é exagerado. São nove portas USB, sendo quatro de carregamento rápido. A tela vertical do sistema multimídia tem 12 polegadas, pode ser dividida e exibir informações diferentes ao mesmo tempo. Porém, o brinquedinho exige tirar os olhos da via.

Os pedais de freio e acelerador são reguláveis eletricamente em altura contrastando com a regulagem manual em altura e distância da coluna de direção. Retrovisores externos também muito grandes com lente que aumenta a imagem no canto superior.

Volante agrupa alguns comandos e acioná-los requer também tirar os olhos da via. Está bem dimensionado e revestido corretamente com material de atrito nos locais da pega. Bancos dianteiros têm regulagens elétricas, incluindo a lombar. Bancos dianteiros, o traseiro e o volante têm aquecimento.

Interior bem acabado em quase tudo. Destoa a rusticidade de pontas de parafuso aparentes na ligação das portas com a carroceria. Há porta-objeto até sob o assoalho traseiro. Acabamento em couro, que não transpira, nos bancos, forros de portas e quadro de instrumentos.

Apesar de todo o conforto na cabine, o som, que marca denomina rugido, do motor Hemi V8 agrada aos ouvidos e desfalca o bolso. O tanque tem capacidade para 98 litros. Quatro cilindros são desativados em acelerações leves e na estrada para reduzir consumo. Mesmo assim, o computador registrou médias de 3 km/l na cidade e de 6 km/l na estrada.

Esse motor é lendário e usa câmara de combustão hemisférica que evita batido de pino ao distribuir de maneira uniforme a mistura ar/combustível. A câmara tem formato de uma esfera cortada ao meio. O som atrai atenção por onde a Rebel passa. O escape duplo não é enfeite.

São 400 cv de potência e muita disposição para deslanchar os 2.610 quilos de peso. A relação peso/potência é de apenas 6,5 kg/cv. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 174 km/h. Acelerações vigorosas e resposta imediata nas retomadas. Desempenho incrível.

A direção em assistência elétrica e calibrada adequadamente em manobra e em alta. Diâmetro de giro enorme (14,1 metros) não facilita manobrar, o que é complicado pelas dimensões da caminhonete. Porém, a câmera de ré e a câmera de 360 graus amenizam a árdua tarefa.

O câmbio automático de oito marchas é eletrônico, que processa os dados em tempo curto. O controle é rotativo no painel, onde ficam também as teclas para acionar os modos 4×4 High e reduzida, além do bloqueio do diferencial.

Não há limite de velocidade para engatar nem para rodar no modo 4×4 High. Para engatar ou voltar ao modo 4×2 recomenda-se não acelerar para fazer a mudança mais rápida. A velocidade máxima no 4×4 Low (reduzida) é de 40 km/h.

As aletas da grade dianteira permanecem fechadas para ajudar no aquecimento do motor e na aerodinâmica. Abrem para contribuir no arrefecimento do motor. A Ram 1500 Rebel reboca mais de cinco toneladas.

O diferencial tem bloqueio eletrônico que pode ser travado em situações adversas no fora de estrada. A grande altura do solo (24,9 cm), bons ângulos de ataque/saída facilitam rodar tranquilamente no fora de estrada ruins. Pneus são os americanos Falken de uso misto.

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controle de descida e a suspensão conta com amortecedores adaptativos da Bilstein. Rodar é confortável em piso com imperfeições com pouca transferência aos ocupantes. Freios bem dimensionados param a caminhonete em espaço curto.

A 1500 Rebel pesa 102 quilos a menos que a geração anterior pelo emprego de materiais mais leves e nobres em diversas partes da carroceria. O chassi tem material de alta resistência em 98% da totalidade. Cabine e carroceria têm 54% de aço de alta resistência.

Resultado é resistência em teste de impacto. Os trilhos do chassi dianteiro são alongados para distribuir a energia em testes de impactos frontais. A Rebel obteve nota máxima de segurança em teste de impacto do instituto IIHS nos EUA.

A tampa da caçamba pode ser aberta verticalmente, como na picape Toro, ou horizontalmente, além da abertura elétrica. Na parte mais alta das laterais da caçamba existem dois compartimentos com chave com capacidade para 103 litros, sendo um deles com iluminação e tomada de 115 volts.

A cobertura da caçamba tem abertura elétrica. Limpadores e lavadores são muito eficientes.

Está equipada com seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, controle adaptativo de velocidade com frenagem de emergência e detector de pedestre, assistente de permanência em faixa de rolamento, alerta de ponto cego e controle de oscilação de reboque.

E também com faróis em LED, comutação automática do farol alto para evitar ofuscamento, sensores de chuva e crepuscular, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de 360 graus, partida remota, navegação nativa, carregamento de celular por indução, teto solar panorâmico, estacionamento semiautônomo, entre outros.

O preço sugerido é de R$ 429.990 mil. O único opcional custa R$ 20 mil e inclui retrovisor interno digital com câmera e tela, head-up display, sistema de som Harmon Kardon de 900 watts e 19 alto-falantes, e a tampa traseira funcional. Pinturas sólida e metálica não são cobradas.

A Ram 1500 Rebel é importada dos EUA e a geração atual foi lançada em 2018. Garantia é de três anos.

Ficha técnica Ram 1500 Rebel

Motor
De oito cilindros em V, longitudinal, gasolina, 5.654 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 400 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 56,7 kgfm a 3.950 rpm

Transmissão
Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de oito marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 14,1 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; disco sólido na traseira, com ABS, EBS e ESP

Suspensão
Dianteira, independente, com braços triangulares (duplo A), amortecedores Bilstein de tubo duplo, molas helicoidais e barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com cinco braços, amortecedores Bilstein de tubo duplo, molas helicoidais e barra estabilizadora; altura do solo, 24,9 centímetros

Rodas/pneus
8 x 18”, de liga leve/275/65 R18

Peso
2.610 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
610 kg

Tanque
98 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,929; largura, 2,084; altura, 2,012; distância entre-eixos, 3,672

Capacidades
Ângulo de ataque/saída, 25,1 graus/22,6 graus; de rampa, 19,1 graus

Desempenho
Velocidade máxima, 174 km/h; aceleração até 100 km/h, 6,4 segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 5,3; estrada, 6,6 

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