VW Amarok V6 tem mais potência e alto desempenho. Está bem com pneus de perfil baixo e itens de segurança e conforto são de série

Por Paulo Eduardo

Com aumento significativo de potência, a VW Amarok V6 tem alto desempenho. Porém, não escapa das rodas enormes e pneus de perfil baixo. Isso tira da Amarok a melhor de suas qualidades para uma picape montada sobre chassi: o rodar confortável.

Pneu de medida 255 e perfil baixo (50) da VW Amarok V6 Extreme tem 12,75 centímetros de altura do flanco. Essa altura é insuficiente para manter o rodar confortável. Na versão Highline, o pneu de medida 255/60 montado em roda aro 18 da versão Highline tem 15,3 centímetros de altura.

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Se os pneus tivessem mais altura, filtrariam mais as imperfeições do piso. Essas seriam transferidas em menos intensidade, evitando o desconforto. Rodas grandes sobem e descem pesadamente sobre ondulação, provocando oscilação lateral e o desconforto.

Assim, a versão Highline Extreme perde o rodar confortável em nome da ditadura da moda de roda grande (aro 20) e pneu de perfil baixo. Fica exatamente como as concorrentes montadas sobre chassi ao transferir as irregularidades do piso para a cabine, seja no asfalto ou na terra.

O desempenho é o apelo da versão com motor turbodiesel de seis cilindros em V. A potência aumentou de 225 cv para 258 cv. O torque agora é de 59,1 kgfm diante de 56,1 kgfm anteriores. Ruído de funcionamento do motor a diesel é contido e incomoda menos.

Aceleração e retomada de velocidade são vigorosas. Entre 50 km/h e 120 km/h, com aceleração máxima, ocorre pressão extra no turbo (overboost) durante 10 segundos, que eleva a potência de 258 cv para 272 cv. São apenas 7,4 segundos para atingir 100 km/h.

A velocidade máxima de 190 km/h é limitada eletronicamente. A altura elevada do solo inibe estripulias. Afinal, é veículo concebido para transporte de carga. Consumo registrado no computador de bordo de diesel foi de 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.

O acabamento requintado da cabine com materiais de qualidade, além da montagem e de encaixes benfeitos, é constatação que caminhonete é utilizada como automóvel. Central multimídia tem recursos diversos e navegação é nativa.

Bancos dianteiros com regulagens elétricas, incluindo a lombar, que mantém a postura correta, têm ótima anatomia. Roda-se muito tempo sem cansar por causa dos bancos. Forração em couro dos bancos sofistica o ambiente da cabine, mas não permite transpirar.

Espaço é muito bom no banco traseiro, que tem a melhor anatomia em comparação com as outras caminhonetes. O encosto traseiro rebatível possibilita transporte de carga sem danos à forração do banco. Há quatro tomadas 12 volts: duas na frente, uma atrás e outra na caçamba.

Cabine da VW Amarok V6 é totalmente escura, incluindo forrações de teto, coluna e portas. Excelente posição de dirigir com comandos ao alcance. Volante bem dimensionado agrupa poucos comandos, mas revestimento liso provoca deslize acidental.

Coluna é regulável em altura e distância. Encontra-se logo a posição ideal ao volante. Direção com assistência hidráulica é firme em alta, mas não tem a leveza da assistência elétrica em manobra. Diâmetro de giro grande (12,9 metros) requer manobrar mais em garagem.

Para conter tanta disposição, freios muito eficientes em simulação de emergência. A tração integral é por demanda, mas parece permanente pelo engate praticamente imperceptível. A distribuição é de 60% no eixo traseiro e 40% no dianteiro, quando houver necessidade.

Não há reduzida. Há bloqueio do diferencial traseiro para equalizar a força nas rodas, além do controle eletrônico de descida.

As trocas de marchas são suaves no modo automático. Nem parece conversor de torque pela rapidez da troca. Trocam-se manualmente as oito marchas pela alavanca ou por meio de aletas atrás do volante. Útil como freio-motor na descida. No modo S, as trocas se dão em rotações mais altas.

Retrovisores grandes ajudam na visibilidade. Câmera de ré tem boa definição. Limpadores e lavador do para-brisa são eficientes. O estribo lateral fica alinhado com as rodas. Importante não ser posicionado além delas para não se tornar protuberante e esbarrar na pilastra da garagem.

Faróis com lâmpadas de xenônio não iluminam tão bem quanto o LED. Facho baixo tem bom alcance. Há regulagem elétrica de altura do facho, que é importante para evitar ofuscamento quando há carga na caçamba, que tem iluminação.

A caçamba totalmente revestida tem ganchos para amarrar a carga. Porém, a capota marítima é opcional. Difícil entender a lógica do fabricante no opcional em veículo que tem preço sugerido elevadíssimo de R$ 261.520.

A cobertura da caçamba custa R$ 1.190. Menos de 0,5% do valor total do carro. A tampa de fechamento da caçamba é pesada tanto na abertura quanto no fechamento.

VW Amarok V6 é equipada com controles de tração, estabilidade, assistência de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital automático, entre muitos outros. Pelo preço, merece assistência elétrica de direção em vez da hidráulica.

Pintura metálica não é cobrada. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. VW Amarok é vendida à pessoa física em duas versões: Highline e Highline Extreme. Ambas com motor turbodiesel 3.0 V6. As versões com motor 2.0 turbodiesel se destinam às pessoas jurídicas.

Ficha técnica Amarok Extreme V6

Motor
De seis cilindros em V, turbodiesel, 24 válvulas, 2.967 cm³ de cilindrada, 258 cv de potência máxima de 3.250 rpm a 4.000 rpm, torque máximo de 59,1 kgfm de 1.400 a 3.000 rpm

Transmissão
Tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica; diâmetro de giro, 12,9 metros

Freios – disco ventilado na dianteira; disco na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, tipo duplo A, barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com feixe de mola longitudinal; altura do solo, não divulgada

Rodas/pneus
8 x 20”, de liga leve/255/50 R20

Peso
2.134 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.156 kg

Tanque
80 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,254; largura, 1,944; altura, 1,834; distância entre-eixos, 3,097

Capacidades
Ângulo de ataque/saída/rampa e imersão não foram divulgados

Desempenho
Velocidade máxima, 190 km/h; aceleração até 100 km/h, 7,4 segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 8; estrada, 8,4 

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