VW Amarok V6 tem mais potência e alto desempenho. Está bem com pneus de perfil baixo e itens de segurança e conforto são de série
Por Paulo Eduardo
Com aumento significativo de potência, a VW Amarok V6 tem alto desempenho. Porém, não escapa das rodas enormes e pneus de perfil baixo. Isso tira da Amarok a melhor de suas qualidades para uma picape montada sobre chassi: o rodar confortável.
Pneu de medida 255 e perfil baixo (50) da VW Amarok V6 Extreme tem 12,75 centímetros de altura do flanco. Essa altura é insuficiente para manter o rodar confortável. Na versão Highline, o pneu de medida 255/60 montado em roda aro 18 da versão Highline tem 15,3 centímetros de altura.
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Se os pneus tivessem mais altura, filtrariam mais as imperfeições do piso. Essas seriam transferidas em menos intensidade, evitando o desconforto. Rodas grandes sobem e descem pesadamente sobre ondulação, provocando oscilação lateral e o desconforto.
Assim, a versão Highline Extreme perde o rodar confortável em nome da ditadura da moda de roda grande (aro 20) e pneu de perfil baixo. Fica exatamente como as concorrentes montadas sobre chassi ao transferir as irregularidades do piso para a cabine, seja no asfalto ou na terra.
O desempenho é o apelo da versão com motor turbodiesel de seis cilindros em V. A potência aumentou de 225 cv para 258 cv. O torque agora é de 59,1 kgfm diante de 56,1 kgfm anteriores. Ruído de funcionamento do motor a diesel é contido e incomoda menos.
Aceleração e retomada de velocidade são vigorosas. Entre 50 km/h e 120 km/h, com aceleração máxima, ocorre pressão extra no turbo (overboost) durante 10 segundos, que eleva a potência de 258 cv para 272 cv. São apenas 7,4 segundos para atingir 100 km/h.
A velocidade máxima de 190 km/h é limitada eletronicamente. A altura elevada do solo inibe estripulias. Afinal, é veículo concebido para transporte de carga. Consumo registrado no computador de bordo de diesel foi de 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.
O acabamento requintado da cabine com materiais de qualidade, além da montagem e de encaixes benfeitos, é constatação que caminhonete é utilizada como automóvel. Central multimídia tem recursos diversos e navegação é nativa.
Bancos dianteiros com regulagens elétricas, incluindo a lombar, que mantém a postura correta, têm ótima anatomia. Roda-se muito tempo sem cansar por causa dos bancos. Forração em couro dos bancos sofistica o ambiente da cabine, mas não permite transpirar.
Espaço é muito bom no banco traseiro, que tem a melhor anatomia em comparação com as outras caminhonetes. O encosto traseiro rebatível possibilita transporte de carga sem danos à forração do banco. Há quatro tomadas 12 volts: duas na frente, uma atrás e outra na caçamba.
Cabine da VW Amarok V6 é totalmente escura, incluindo forrações de teto, coluna e portas. Excelente posição de dirigir com comandos ao alcance. Volante bem dimensionado agrupa poucos comandos, mas revestimento liso provoca deslize acidental.
Coluna é regulável em altura e distância. Encontra-se logo a posição ideal ao volante. Direção com assistência hidráulica é firme em alta, mas não tem a leveza da assistência elétrica em manobra. Diâmetro de giro grande (12,9 metros) requer manobrar mais em garagem.
Para conter tanta disposição, freios muito eficientes em simulação de emergência. A tração integral é por demanda, mas parece permanente pelo engate praticamente imperceptível. A distribuição é de 60% no eixo traseiro e 40% no dianteiro, quando houver necessidade.
Não há reduzida. Há bloqueio do diferencial traseiro para equalizar a força nas rodas, além do controle eletrônico de descida.
As trocas de marchas são suaves no modo automático. Nem parece conversor de torque pela rapidez da troca. Trocam-se manualmente as oito marchas pela alavanca ou por meio de aletas atrás do volante. Útil como freio-motor na descida. No modo S, as trocas se dão em rotações mais altas.
Retrovisores grandes ajudam na visibilidade. Câmera de ré tem boa definição. Limpadores e lavador do para-brisa são eficientes. O estribo lateral fica alinhado com as rodas. Importante não ser posicionado além delas para não se tornar protuberante e esbarrar na pilastra da garagem.
Faróis com lâmpadas de xenônio não iluminam tão bem quanto o LED. Facho baixo tem bom alcance. Há regulagem elétrica de altura do facho, que é importante para evitar ofuscamento quando há carga na caçamba, que tem iluminação.
A caçamba totalmente revestida tem ganchos para amarrar a carga. Porém, a capota marítima é opcional. Difícil entender a lógica do fabricante no opcional em veículo que tem preço sugerido elevadíssimo de R$ 261.520.
A cobertura da caçamba custa R$ 1.190. Menos de 0,5% do valor total do carro. A tampa de fechamento da caçamba é pesada tanto na abertura quanto no fechamento.
VW Amarok V6 é equipada com controles de tração, estabilidade, assistência de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital automático, entre muitos outros. Pelo preço, merece assistência elétrica de direção em vez da hidráulica.
Pintura metálica não é cobrada. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. VW Amarok é vendida à pessoa física em duas versões: Highline e Highline Extreme. Ambas com motor turbodiesel 3.0 V6. As versões com motor 2.0 turbodiesel se destinam às pessoas jurídicas.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Ficha técnica Amarok Extreme V6
Motor
De seis cilindros em V, turbodiesel, 24 válvulas, 2.967 cm³ de cilindrada, 258 cv de potência máxima de 3.250 rpm a 4.000 rpm, torque máximo de 59,1 kgfm de 1.400 a 3.000 rpm
Transmissão
Tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica; diâmetro de giro, 12,9 metros
Freios – disco ventilado na dianteira; disco na traseira
Suspensão
Dianteira, independente, tipo duplo A, barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com feixe de mola longitudinal; altura do solo, não divulgada
Rodas/pneus
8 x 20”, de liga leve/255/50 R20
Peso
2.134 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.156 kg
Tanque
80 litros
Dimensões (metro)
Comprimento, 5,254; largura, 1,944; altura, 1,834; distância entre-eixos, 3,097
Capacidades
Ângulo de ataque/saída/rampa e imersão não foram divulgados
Desempenho
Velocidade máxima, 190 km/h; aceleração até 100 km/h, 7,4 segundos
Consumo (km/l)
Cidade, 8; estrada, 8,4