Frenagem autônoma de emergência, nova calibragem do motor, estrutura mais resistente de cabine e alteração no visual são novidades da picape média reestilizada. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

A S10 High Country 2021 é a topo de linha e se diferencia visualmente das demais pela grade na cor preta com a inscrição Chevrolet no alto. A gravata dourada está colocada na lateral à esquerda de maneira discreta. Nas outras versões, fica em evidência no centro da grade. É a segunda reestilização da segunda geração lançada em 2012.

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O motor turbo usa turbina da americana Colorado, que proporciona aceleração mais progressiva e motor tem nova calibração. Fabricante garante estrutura mais rígida da cabine. A tampa da caçamba com mola a gás torna a abertura mais leve, mas permanece pesada para fechar. Há somente quatro ganchos para carga na caçamba revestida, que não tem luz.

Segurança em alta

A novidade em segurança é a frenagem autônoma de emergência, que atua diretamente no freio em situação de risco. Pode ser veículo ou pedestre à frente. Se a pressão no pedal do freio exercida pelo motorista for insuficiente, o sistema entra em ação para evitar acidente. E atua entre 8 km/h e 80 km/h. Freios eficientes em emergência, mas requer mais espaço até parada total.

A S10 High Country 2021 também está equipada com alerta de saída de faixa involuntária, mas sem interferência no volante, controles de tração e estabilidade, seis airbags e sistemas de fixação de cadeira infantil.

Versão tem bom acabamento da cabine, que mescla material emborrachado e rígido no painel central. Quadro de instrumentos com grafismo de leitura imediata, com informações do veículo em tela digital entre velocímetro e conta-giros. Tração 4×4 e reduzida são acionadas pelo seletor no console.

Coluna de direção tem regulagem somente em altura. Volante tem boa pega, agrupa poucos comandos, mas revestimento em material liso provoca deslize acidental. Diâmetro de giro grande (13,5 metros) requer manobrar mais em garagem. Boa é a calibragem da direção com assistência elétrica, firme em alta e leve em manobra. Câmera de ré tem boa definição.

Banco do motorista tem regulagens elétricas em altura e distância. Revestimento em material sintético não permite transpiração. Assentos são curtos. Ar-condicionado é digital. Encosto do banco traseiro deveria ter um pouco mais de inclinação. Verticalização tira conforto.

A internet a bordo está disponível. Serviço é pago como o OnStar. O sistema multimídia MyLink inaugura na S10 a projeção sem fio para Android e Apple.

Desempenho é bom

O desempenho do motor turbodiesel da S10 High Country 2021 com o câmbio automático de seis marchas é muito bom com reações imediatas tanto na aceleração quanto na retomada (ultrapassagem). Há redução de marcha com a diminuição da velocidade. Troca manual é pela alavanca. Computador registrou consumo entre 6 km/l e 7 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada.

Faróis halógenos iluminam bem ajudados pelos auxiliares. Facho baixo tem bom alcance. Há regulagem elétrica de facho em função da carga transportada. Retrovisores grandes têm bom campo de visão.

Rodar confortável para picape montada sobre chassi. Ocorre pequeno desconforto em ondulação e rodar mais áspero sobre irregularidades com apenas motorista e passageiro a bordo. Com peso na caçamba, absorve mais as imperfeições. Ângulos de ataque/saída e boa altura do solo favorecem desempenho no fora de estrada.

Quanto custa?

Chevrolet S10 High Country 2021 tem preço sugerido de R$ 213.290. Pintura metálica tem preço sugerido de R$ 1.800 e a branca sólida, de R$ 850. A metálica vermelha não é cobrada. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica S10 High Country 2021

Motor
De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 2.776 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 200 cv de potência máxima a 3.400 rpm e torque máximo de 51 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão
Tração 4×4, com reduzida e bloqueio de diferencial e câmbio automático sequencial de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 13,5 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, molas semielípticas de duplo estágio

Rodas/pneus
7×18” de liga leve/265/60R18

Peso
2.110 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.040 kg

Tanque
76 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,356; largura, 1,874; altura, 1,792; distância entre-eixos, 3,096; altura livre do solo, 21,7 centímetros

Capacidades
Ângulo de ataque, 29 graus; de saída, 22,7 graus

Desempenho
Velocidade máxima, 180 km/h; aceleração até 100 km/h, 10,1 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 8,3; estrada, 10,6

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