Produzida na Argentina, a Frontier LE recebeu melhorias em relação ao modelo mexicano. Preço da versão topo de linha é atrativo quando comparado aos concorrentes. Leia o teste
Frontier LE
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal

A humanidade segue vivendo um dilema: quem chegou primeiro, o ovo ou a galinha? Nunca saberemos, mas fato é que sobre a atual geração da picape Nissan Frontier e a fábrica da marca na Argentina, o carro chegou primeiro que a linha de montagem. A Frontier faz parte de um projeto ambicioso da marca japonesa, em que ela serve de matriz para a construção de modelos como Mercedes-Classe X e Renault Alaskan.

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Dentro dos planos, a produção desses utilitários quase univitelinos ficaria a cargo da planta construída no país de Maradona. Mas ela chegou antes e os carros destinados ao mercado brasileiro chegaram aqui via México. No entanto, era uma operação provisória até a planta argentina ser concluída, que significava vender a picape em apenas uma única versão, que não se destacava pelo preço.

Desde o segundo semestre de 2018, a Frontier ganhou produção na terra do tango. Isso permitiu que a marca ampliasse o leque de versões para que finalmente a picape possa competir com o restante do segmento. E para iniciar os trabalhos, testamos a versão topo de linha LE, que apesar de beirar os R$ 200 mil, oferece comodidades de um automóvel de luxo.

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Ao volante

A Frontier é uma picape que, ao longo de sua trajetória, nunca decepcionou. A atual geração tem bom desempenho, graças ao motor turbodiesel 2.3 de 190 cv e gratos 45,9 mkgf de torque. Um dos destaques é sua oferta de força. Todo o torque está disponível a baixos 1.500 rpm, o que garante a esse carro arrancadas fortes e também vigor para partir em ladeira com a caçamba carregada.

Frontier LE
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

E por falar em caçamba carregada, o comportamento da Frontier muda radicalmente com peso atrás. Sua suspensão independente não é tão dura como as opções com feixe de molas, mas mesmo assim (quando o carro está descarregado), a traseira tente a se soltar, mesmo com os controles de tração e estabilidade. Daí vale ficar atento para não se empolgar demais com a potência, pois Isaac Newton não tolera desaforo.

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Acabamento

Mesmo produzida na fábrica argentina, o acabamento da Nissan Frontier LE se manteve igual ao do modelo mexicano. Condizente com o uso, os materiais usados nos forros de porta e painéis não ostentam sofisticação, mas, são de boa qualidade. Não há rebarbas e os encaixes são bons.

Frontier LE
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Banco traseiro

Um dos pontos criticados da Frontier mexicana em sua apresentação, em 2017, era o seu banco traseiro que pecava por não oferecer cinto de três pontos e apoio de cabeça para o passageiro do meio. O passageiro do meio ainda não tinha lugar para colocar seu pés por conta do porta-copos instalado no assoalho. O assento também não fornecia bom apoio para as pernas.

Correção de rota

A Nissan aproveitou a fabricação na Argentina fez algumas correções na Frontier. Na parte de segurança, a picape recebeu cinto de três pontos e apoio de cabeça para o passageiro do meio. O porta-copos saiu do assoalho e foi para a parte central do encosto do banco.

Frontier LE
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A marca também aproveitou e fez modificações para melhorar o conforto do assento traseiro. De fato, houve melhora, mas, ainda não é o ideal em viagens mais longas. Em viagem saindo de Belo Horizonte a São Paulo e de retorno foi necessário fazer rodízio entre os passageiros do banco traseiro e do carona dianteiro.

Conforto

Andando em estrada pavimentada e boa qualidade, a Frontier LE transmite pouco as imperfeições do solo. Porém, não há milagre e com a caçamba vazia o sacolejo, apesar de reduzido é inevitável. Já com a caçamba cheia, a picape fica trata melhor os ocupantes.

Câmera 360°

Item já conhecido dos compradores do Nissan Kicks, a câmera de 360° é item de série na Frontier LE. A visão 360° com imagens integradas a central multimídia facilita a vida do condutor em manobras. Nas vagas apertadas dos prédios ou nos espaços apertados dos centros comerciais. Pelo sistema multimídia, o condutor pode selecionar a visão que quiser, seja lateral, dianteira ou traseira.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Multimídia

Com a produção argentina, a Frontier LE é o novo sistema multimídia A-IVI. Compatível com os aplicativos Android Auto e CarPlay, a central tem tela de oito polegadas. Bem intuitiva, ela tem assistência de voz e o usuário pode atualizar o software e o aplicativo do GPS através de conexão Wi-Fi. Outro ponto positivo é o pareamento simultâneo de equipamentos e smartphones.

Segurança

No quesito segurança, os principais equipamentos da Frontier LE são seis airbags (frontais para o motorista e passageiro, laterais e de cortina), sistema Isofix, cinto de três pontos para todos os ocupantes. Ainda fazerm parte controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa e controle automático de descida.

Deslizes

Apesar de ter seu preço sugerido em R$ 193.290, a Nissan Frontier LE fica devendo alguns itens e outros deveriam ser mais modernos. As palhetas dos limpadores de para-brisa são simples e não varrem bem em situações de chuva mais forte. Pelo valor da picape, ela merecia um par de palhetas flat blade. A picape também fica devendo ajuste de profundidade da coluna de direção.

Outra mancada da versão topo de linha é falta de capota marítima como item de série. Em viagens, além de esconder as malas, o equipamento ainda oferece proteção em dias de chuva.

Para fechar a conta

A Frontier LE é um carro refinado, que mesmo com alguns tropeços, não refuta a sua essência de utilitário. Trata-se de uma picape destinada ao dono da fazenda, que não abre mão de conforto, tecnologia, mas também não pode negligenciar a capacidade para trafegar em terrenos acidentados e nem titubear quando carregado. Para quem busca associar um com aptidões de trabalho com as benesses do mundo moderno, é uma opção a se considerar.

Ficha técnica Frontier LE

Frontier LE
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.298cm³ de cilindrada, biturbo, a diesel, que desenvolve potência máxima de 190cv a 3.750rpm e torque máximo de 45,9kgfm entre 1.500rpm e 2.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração traseira, com opção de 4×4 e reduzida, e câmbio automático de sete marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com braços duplos e barra estabilizadora; e traseira conjugando multilink e eixo rígido /18 polegadas (liga leve)/255/60 R18

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
A disco ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD

Frontier LE
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

CAPACIDADES
Tanque, 80 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.050 kg

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