Ford Ranger Storm é destinada ao segmento de aventura e esportes radicais troca os cromados por frisos pretos foscos e dá leveza ao visual. Está equipada com muitos itens de segurança e conforto
Ranger
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

A Ford Ranger Storm tem motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, o mesmo que equipa versões XLT e a Limited, topo de linha. O visual despojado é constatado pela ausência de cromados substituídos pelo preto fosco: adeus caretice! Os amantes de aventura ainda podem equipar a picape média com snorkel, tomada de ar mais alta, para transpor riachos com até 80 centímetros de profundidade, que é a capacidade de imersão da picape.

Carroceria contém muitos adesivos na cor preta. A versão testada era na cor branca e o contraste se acentua com as rodas pretas aro 17 que parecem menores na imensa caixa de roda. Sobra muito espaço entre o arco do para-lama e o conjunto roda/pneu.

Ranger
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

No interior, acabamento austero e caprichado na cor preta e a boa surpresa dos bancos forrados em tear fino mais agradável ao toque do que o couro natural ou sintético. Única vantagem desses últimos é a limpeza.

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Quadro de instrumentos com duas telas digitais e velocímetro analógico entre elas no centro. Ar-condicionado automático digital com controle de temperatura individual para motorista e passageiro. O tradicional sistema multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas no centro do painel. Não tem navegação nativa. Entradas USB (duas) e três tomadas de 12 volts, sendo uma destinada ao banco traseiro.

Capota marítima é acessório assim como o snorkel. Caçamba da Ford Ranger Storm tem seis ganchos, iluminação é acessório, mas assoalho e laterais sem forrações requerem cuidados para não arranhar a pintura. Por outro lado, o santantônio tubular protege a cabine no transporte de carga alta. Tampa é leve na abertura e no fechamento. Espaço bom no banco traseiro para dois adultos. Assento deveria ser um pouco mais comprido assim como os dianteiros.

Conforto da suspensão evoluiu

Ranger evoluiu muito no conforto da suspensão, mas transfere aos ocupantes ainda que em menor intensidade imperfeições do piso ondulado e remendos de asfalto. A carroceria é montada sobre chassi para suportar torções nas trilhas. Não há conforto de automóvel. Há ligeira instabilidade direcional sobre piso ondulado. Direção com assistência elétrica é leve em manobra e tem peso em alta.

Boa é a posição de dirigir com regulagem em altura da coluna de direção. Banco do motorista tem apoio lombar e regulagem de altura. Volante tem boa pega. Revestido corretamente em material rugoso agrupa muitos comandos, que exigem tirar os olhos da via para acioná-los. Retrovisores grandes e câmera de ré com tela de imagem nítida ajudam em manobra, que é mais penosa pelo diâmetro de giro grande e dimensões da picape.

Um deslize em ergonomia é o posicionamento recuado dos comandos dos vidros na porta do motorista. Os demais estão bem posicionados. A leveza para descer e subir a tampa da caçamba é ponto positivo em ergonomia. A Ford Ranger Storm é veículo bruto, concebido originalmente para transporte de carga é usado há tempos como carro de passeio.

Bom isolamento

Isolamento acústico aplicado no painel de fogo e sob o capô alivia um pouco o ruído de funcionamento do motor a diesel em rotação mais alta. Desempenho é satisfatório para as mais de duas toneladas de peso.

Ford Ranger Storm
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Câmbio automático de seis marchas com opção de uso esportivo (S), com trocas em rotação mais alta e que podem ser feitas manualmente por meio da alavanca. Trocas são perceptíveis e ocorre redução com a diminuição da velocidade. Tração 4×4 e reduzida são acionados por comando no painel assim como o bloqueio do diferencial traseiro. Bons ângulos de ataque e saída contribuem na transposição sem cerimônia de obstáculos no fora de estrada. Pneus são de uso misto na proporção de 60% terra e 40% asfalto.

Lista de segurança é boa

Itens de segurança incluem sete airbags, inclusive de joelho para motorista, isofix para cadeiras infantis no banco traseiro, controles de tração, estabilidade, controle de descida, além de outros. Freios bem dimensionados para o peso param bem em simulação de emergência sem abaixar a frente. Faróis da Ranger Storm iluminam bem e limpadores/lavador são eficientes.

Quanto custa?

A Ford Ranger Storm (tempestade, em inglês) tem preço sugerido de R$ 161.690, e a cor branca custa mais R$ 800. Garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Ford Ranger Storm

Ranger Storm
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor
De cinco cilindros linha, turbodiesel, 3.198 cm³ de cilindrada, 200 cv de potência máxima a 3.000 rpm e torque máximo de 47,9 kgfm de 1.750 a 2.500 rpm

Transmissão
Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, não disponível

Freios
Disco ventilado na dianteira; tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com feixe de mola longitudinal; altura do solo, 23,2 centímetros

Ranger
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
8 x 17”, de liga leve/265/65 R17

Peso
2.230 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.040 kg

Tanque
80 litros

Ford Ranger
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,354; largura, 1,977; altura, 1,821; distância entre-eixos, 3,220

Capacidades
Ângulo de ataque/saída, 28 graus/27 graus; de rampa, 45 graus; imersão, 80 centímetros

Desempenho
Velocidade máxima, 180 km/h; aceleração até 100 km/h, 11,6 segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 8,4; estrada, 9,4

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