Fiat Toro Volcano 2019 chega ao mercado sem grandes novidades. Marca insiste em manter central multimídia com tela de 5 ” cuja tela é menor do muitos smartphones atuais
Fiat Toro Volcano 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marcelo Iglesias

Quem olha friamente para a picape Toro sabe que ela é um produto que foge aos padrões convencionais de picapes. Monobloco, abertura de caçamba bipartida, sem o uso da tampa como suporte e suspensão independente no lugar do feixe de molas. Há quatro anos, era uma proposta descabida, pois não entregava os atributos que um utilitário de trabalho demanda.

Fiat Toro Volcano 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Líder

Mas fato é que a Toro se tornou líder no mercado de picapes, apesar de não ser uma média (categoria em que perfilam suas concorrentes diretas). E a razão é simples: uma grande parcela de consumidores de picapes não querem carregar sacos de cimento, ração ou feno. Eles querem um carro alto, com capacidade fora de estrada (mesmo que seja apenas para efeito psicológico) e que reflita sua posição no abecedário de classe social. No entanto, caso seja necessário o bovino piemontês dá conta do recado.

Fiat Toro Volcano 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Teto solar

A Fiat Toro Volcano 2019 avaliada por nossa reportagem é equipada teto solar panorâmico.  No entanto, aplicação do equipamento forçou um leve rebaixamento do forro, o que pode roubar preciosos centímetros de passageiros de maior estatura que viajam atrás.

Interior

E como estamos falando do interior, o restante segue inalterado. Inclusive a inexplicável tela de cinco polegadas da central multimídia, que tem leitura ruim. O Compass, seu primo de emblema Jeep, conta com uma tela de grande dimensão que poderia ser facilmente aplicada na picape. Afinal, os dois são praticamente siameses, por baixo da carroceria.

Por outro lado, a central modesta é uma das poucas que ainda contam com navegador GPS nativo. Ele não tem a praticidade dos aplicativos com informações de tráfego em tempo real, mas quebra um galho quando não dá para usar o smartphone.

Fiat Toro Volcano 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O acabamento segue refinado, muito em função da forração em couro dos bancos, e da boa qualidade de montagem. Mimos como partida sem chave, seletor de tração eletrônico, ar-condicionado digital de duas zonas, comandos no volante, borboleta para trocas manuais complementam as virtudes da picape, que se passa como um bom sedã.

Ao volante

A Toro Volcano 2019 conta com um conjunto mecânico exemplar. A combinação do motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35,7 mkgf, auxiliado pela transmissão automática de nove marchas faz dele um veículo bastante ágil, robusto e eficiente.

Seu acerto de suspensão, talvez possa torcer o nariz de quem busca um carro para carregar muito peso e não vá refugar na hora H, mas fato é que seu ajuste garante um comportamento exemplar, principalmente na estrada. Firme, sem escapar a traseira, a Toro ainda conta com o auxílio de controles de estabilidade (ESP) e tração, assim como a tração integral. Tudo isso garante um comportamento exemplar, sem sustos.

Consumo

A caixa de nove marchas se faz presente na bomba de combustível. Na estrada, e carregado, ele registrou média de 13,7 km/l. Já na cidade a média girou em torno de 9,8 km/l.

Palavra final

A Fiat Toro Volcano 2019 AT9 turbodiesel é praticamente um clone do Jeep Compass. Eles compartilham tudo, motor, caixa e sistema de tração. Para quem não quer sujar o porta-malas do Jeep, a Toro resolve com sua caçamba de 1.225 litros de volume e capacidade de uma tonelada.

Quanto custa?

A Fiat Toro Volcano 2019 tem preço sugerido de R$ 142.990. Com todos os opcionais da versão avaliada o custo final é de R$ 161.560.

Fiat Toro Volcano 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ficha técnica Toro Volcano 2019

»MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, a diesel, sobrealimentado com turbocompressor, 1.956 cm³ de cilindrada, 170cv de potência máxima a 3.750 rpm, 35,7 kgfm de torque máximo a 1.750 rpm

»TRANSMISSÃO
Câmbio automático de nove marchas, tração integral

»ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
10 segundos

»VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
188 km/h

»DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

»FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS

»SUSPENSÃO
Independente do tipo McPherson na dianteira e independente do tipo multilink na traseira

Fiat Toro Volcano 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

»RODAS E PNEUS
Rodas em liga leve 6.5″ x 18″, pneus 225/60 R18

»DIMENSÕES 
Comprimento, 4,915 m; largura, 1,844 m; altura, 1,743 m; distância entre-eixos, 2,990 m;  altura em relação ao solo, 20,2 cm; peso, 1.871 quilos

»CAPACIDADES
Tanque de combustível: 60 litros; caçamba: 820 litros; carga útil (passageiros e carga), 1.000 quilos

Siga nossas redes sociais

·         Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
·         Curta nossa fanpage no Facebook
·         Confira o canal do Autos Segredos no YouTube

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.