Chevrolet S10 Midnight traz tendência de veículo totalmente preto, incluindo carroceria, frisos e acabamento interno. Nem a gravata dourada escapou da cor preta. Mas, faltam itens de conforto
Chevrolet S10 Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

A Chevrolet S10 Midnight é o primeiro modelo nacional da marca americana totalmente pintado na cor preta. Nem a tradicional gravata dourada escapou na versão Midnight. Essa versão fica posicionada entre a LT e a LTZ. A versão topo de linha é a High Country. Midnight está equipada com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Airbags frontais e ABS são obrigatórios por lei. Airbags laterais e de cortina equipam somente a versão topo de linha.

Chevrolet S10 Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Caracterização agrada

O conjunto ficou bonito para os apreciadores de carro preto. Rodas grandes aro 18 também são pretas na Chevrolet S10 Midnigth. O dilema é que a cor preta exige ar-condicionado ligado todo o tempo em dias quentes, pois retém calor. Tem mais a ver com clima frio. Acabamento interno de boa qualidade com montagem benfeita, sem rebarbas. Porém, os plásticos de painel e portas são duros. Não há material emborrachado em carro de mais de R$ 160 mil. Tecido dos bancos em tear fino permite transpiração e é mais agradável no contato com o corpo humano do que o couro, mais sofisticado. Quadro de instrumentos de grafismo agradável e de leitura imediata traz o importante termômetro de temperatura do motor.

Chevrolet S10 Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mylink

O sistema de telemática OnStar está presente. Há itens de conforto e conveniência como multimídia MyLink com Android Auto e Apple Car Play, travas e vidros comandados por controle remoto, sensor de estacionamento traseiro. Faltou a câmera de ré, muito útil em veículo enorme e de visibilidade traseira restrita, como a Chevrolet S10 Midnigth. Em compensação, retrovisores externos são enormes. Faltou também o apoio de cabeça no assento central traseiro, que tem cinto de três pontos retrátil. Difícil entender a ausência de item básico de segurança em carro desse valor. Há alguns portaobjetos na cabine, que se parece mais com automóvel do que veículo de carga desde que picapes passaram a ser utilizadas como tal. E o ar-condicionado não é digital. A versão merece também o navegador integrado como na LTZ.

Suspensão

O dilema é a suspensão desconfortável em piso irregular. A Chevrolet S10 Midnigth quica no asfalto com a caçamba vazia, pois é concebida para receber carga. O encosto do banco traseiro é muito reto. O assento é baixo e as pernas ficam sem apoio e inclinadas para cima. Caminhonete com chassi geralmente tem esse dilema. A direção é assistida eletricamente, com peso em alta e leveza nas manobras. Volante tem boa pega e agrupa somente comandos do controle de velocidade.

Siga nossas redes sociais

Chevrolet S10 Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Volante sem comandos do som

Alguns fabricantes exageram nos comandos do volante complicando a ergonomia, mas a Chevrolet economizou até no simples comando de áudio nele. Diâmetro de giro muito grande (13,4 metros) exige manobrar mais. Coluna de direção tem regulagem de altura, falta a de distância. Banco do motorista tem ajuste de altura, facilitando encontrar a posição de dirigir. Há regulagem elétrica de facho de farol, que deveria ter mais alcance no baixo. As palhetas do limpador de para-brisa são muito simples. E o lavador joga água na parte debaixo do para-brisa.

Transmissão

O câmbio automático de seis marchas da Chevrolet S10 Midnigth faz trocas suaves e sem trancos, reduções acontecem na maioria das vezes em que se diminui a velocidade. Transmissão 4×4 e com reduzida permite rodar tranquilamente em caminhos ruins sem cerimônia. A grande altura do solo ajuda na transposição de obstáculos em estradas de terra. A troca da tração é por meio de comando no console central. Muito fácil.

Chevrolet S10 Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Torque

Impressiona o torque descomunal de 51 kgfm do motor turbodiesel que equipa a Chevrolet S10 Midnight. As retomadas de velocidade são incríveis e a picape reage muito mais rápido do que se imagina. Ganha velocidade rapidamente. Parece automóvel. É só pisar. Freios funcionam bem, mas carro grande tem suas limitações. Não convém abusar e frear em cima. O consumo de diesel ficou entre 12 e 13,5 km/l na estrada e variou de 6 a 7 km/l na cidade. O tanque de 76 litros confere boa autonomia. Capota marítima é fácil de manusear. Entretanto, caçamba não está equipada com protetor de cabine. Ela mede 1,48 m de comprimento e a largura máxima é de 1,53 m. O preço sugerido da Midnight é de R$ 166.690.

Ficha técnica Chevrolet S10 Midnight

Chevrolet S10 Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor
De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 2.776 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 200 cv de potência máxima a 3.600 rpm e torque máximo de 51 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão
Tração 4×4, com reduzida e bloqueio de diferencial e câmbio automático sequencial de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 13,5 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, molas semielípticas de duplo estágio

Chevrolet S10 Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
7×18”de liga leve/265/60R18

Peso
2.013 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.137 kg

Tanque
76 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,36; largura, 1,87; altura, 1,79; distância entre-eixos, 3,09; altura livre do solo, não fornecida

Capacidades
Ângulo de ataque, 30,7 graus; de saída, 26,1 graus

Desempenho
Velocidade máxima,180 km/h; aceleração até 100 km/h, 10,3 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 8,7; estrada, 10,6