InícioMatérias especiaisVeja quais são as picapes que serão lançadas em 2022

Veja quais são as picapes que serão lançadas em 2022

- publicidade -
- publicidade -

O novo ano promete muitas novidades para os picapeiros dos mais variados gostos e tipos. Confira 12 modelos que chegarão ao nosso mercado

Por Fernando Miragaya

Ainda bem que existem picapeiros, seja para o lazer ou para o trabalho. Afinal, são eles que garantirão a quebra da monotonia do setor automotivo, que parece só focar e respirar SUVs. Para o ano novo que se aproxima, estão previstos muitos lançamentos de picapes em 2022, e nós agradecemos – e mostramos quais serão.

Tem modelos que vão tentar a sorte no segmento hoje dominado pela Fiat Toro, como as novas Ford Maverick e Chevrolet Montana. Mas a categoria de médias também promete ficar agitada com renovações de modelos conhecidos, volta de versão esportiva da picape mais vendida, uma nova aventura da Peugeot no mercado e até em uma estreante chinesa.

Sem falar nas grandalhonas Jeep Gladiator e Ford F-150, que prometem dar trabalho à linha RAM. É picapeiro, tem para todas as garagens e usos. Confira os lançamentos de picapes em 2022.

Ford Maverick

Um dos mais aguardados e primeiros lançamentos de picapes em 2022 será a Maverick. A picape que ficará abaixo da Ranger e tentará a sorte contra a Fiat Toro chegará do México até março do ano que vem com o mesmo conjunto mecânico do Bronco Sport, com quem compartilha a plataforma C2 – oriunda do falecido Focus.

Desta forma, a Maverick usará o 2.0 turbo a gasolina, só que com os mesmos 240 cv e 38 kgfm do SUV parente de arquitetura, já de olho nas novas normas de emissões Proconve L7, que entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2022 – nos EUA, são 250 cv. O câmbio é o automático de oito marchas.

Com desenho mais padrão e menos ousado que a rival da Fiat, a picape da Ford aposta no porte mais robusto e nas dimensões maiores que as da Toro. São 5,10 metros de comprimento e entre-eixos de 3,10 m, conforme você já conferiu aqui no Autos Segredos

Se fosse lançada hoje, a Maverick teria preços entre R$ 180 mil e R$ 200 mil para brigar justamente com as variantes mais caras da Toro – que são turbodiesel. Até o fim de 2022, a linha vai estrear sua variante híbrida por aqui.

Nissan Frontier 2023

Depois de atrasos devido à pandemia, a Nissan finalmente vai apresentar a renovada Frontier. A picape média produzida em Córdoba (Argentina) adotará basicamente as mesmas mudanças da sua irmã estadunidense Titan, porém, com grade com três barras horizontais e o símbolo da marca japonesa ao centro, como já adiantamos por aqui.

A Frontier será lançada entre março e abril de 2022 também com um belo banho de loja na cabine. A picape ganhará novos materiais de revestimento, volante herdado do Kicks e central multimídia atualizada.

Além disso, a picape média chegará bem mais equipada no que diz respeito à segurança. Além de freios a disco nas quatro rodas, a Frontier vai receber o Nissan Intelligent Safety Shield, pacote de itens de auxílio ao motorista. Entre eles, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360° e sensor de ponto cego.

O motor será o mesmo 2.3 turbodiesel da linha atual, que tem potências de 160 cv ou 190 cv (biturbo). A tração é 4×4 e o câmbio segue o automático de sete marchas, com a caixa manual apenas na versão de entrada da picape.

Fiat Strada Working é mais um dos lançamentos de picapes em 2022 antecipado, com exclusividade, por Autos Segredos

Mais um dos lançamentos de picapes em 2022 que o Autos Segredos adiantou com exclusividade. A Fiat vai ressuscitar a opção Working da Strada, só que na segunda geração da picape compacta. O grande apelo da nova versão de entrada da linha será justamente sua capacidade de carga.

Podendo levar 750 kg, a Working colocará a Strada no posto de picape compacta com a maior capacidade de carga do segmento. O motor será o conhecido e manjado 1.4 Fire. Atualizado para atender o programa Proconve PL7, ele tem  são 84 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 11,8 kgfm a 4.000 rpm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência é de 86 cv a 6.000 rpm e torque de 12,2 kgfm a 4.000 rpm.

A Fiat Strada Working será lançada entre janeiro e março como linha 2023. Como a proposta proletária sugere, virá com o básico. Sairá de fábrica sempre na configuração cabine simples e com direção hidráulica, luzes diurnas de LEDs, caçamba com iluminação e protetor, tomada 12V e cintos de segurança com regulagem de altura.

Jeep Gladiator

Com um bom atraso, o modelo derivado do Wrangler está entre os lançamentos de picapes em 2022. A Gladiator é uma picapona robusta e com apelo fora de estrada, e chegará por aqui no primeiro semestre de 2022 em versão única Rubicon – o Autos Segredos já flagrou dois exemplares em testes pelo Brasil.

O motor será o mesmo 3.6 V6 a gasolina com 289 cv de potência e 35,9 kgfm de torque do jipão que a originou. A transmissão é a automática de oito marchas, com tração 4×4, reduzida e bloqueio do diferencial.

Nas dimensões, a Gladiator é maior que as picapes médias. Tem 5,53 metros de comprimento (10 cm a mais que uma VW Amarok, por exemplo) e capacidade de carga de até 770 kg. Terá preços por volta dos R$ 400 mil.

Ford F-150, um dos lançamentos de picapes em 2022, chega para brigar com a RAM 1500

A Ford está para trazer essa picapona há tempos, mas o dólar sempre atrapalhou – além da pandemia. Mas agora, vai! O veículo mais vendido dos Estados Unidos estará entre os lançamentos de picapes em 2022.

Reestilizada em 2020, a F-150 será importada dos Estados Unidos inicialmente apenas com motor V8 de 400 cv e 55,2 kgfm. O câmbio será o automático de 10 marchas e a tração, obviamente, nas quatro rodas com reduzida. O modelo é outro que vai custar por volta dos R$ 400 mil para brigar com a RAM 1500 e, futuramente, com a Chevrolet Silverado (essa, deve vir em 2022)

Toyota Hilux GR-S

Entre os lançamentos de picapes em 2022 vai ter reencarnação de versão esportiva. Isso aí, a Toyota vai relançar, no início do ano que vem, a Hilux na variante GR-S, preparada por sua divisão esportiva Gazoo Racing.

Conforme os flagras publicados pelo Autos Segredos, a Hilux GR-S voltará com a mesma receita visual. O para-choque é diferente das demais versões da linha da picape média e a grade traz nichos filetados, molduras escurecidas e barra cromada com o nome da marca japonesa

As caixas de rodas também têm molduras escurecidas, com estas peças dianteiras se integrando aos faróis auxiliares dianteiros. Os estribos laterais são inspirados nos da Hilux Revo Rocco vendida na Tailândia.

Só o motor que não será igual ao da variante antiga, que usava um V6. A Hilux GR-S 2023 seguirá a gama turbodiesel, com o conhecido 2.8  de 204 cv e 50,9 kgfm e transmissão automática de seis velocidades.

Renault Duster Oroch 2023

A Oroch tem a honra de ser, oficialmente, a picape que inaugurou o segmento de média-compactas. Mas só a honra, porque, nas vendas, nunca foi uma ameaça à Fiat Toro. Contudo, chegou a hora de tentar nova sorte com a remodelação na linha programada para o primeiro trimestre do ano que vem, já como linha 2023.

As mudanças visuais serão tímidas e se concentrarão na dianteira, em especial na nova grade com nichos dentados ao estilo do Duster. Nos faróis, há mudanças apenas nas seções internas. De quebra, a picape recebe novas rodas, santantônio, rack de teto e lentes escurecidas nas lanternas traseiras, como Autos Segredos já adiantou em flagras.

Na cabine, alterações igualmente pontuais. O volante é o mesmo do SUV, enquanto o quadro de instrumentos terá novos grafismos. A central Media NAV será atualizada e ganhará uma tela maior.

A grande novidade virá mesmo na forma do novo motor 1.3 turboflex que estreou no Captur. Com isso, a configuração topo de linha Iconic da Oroch usará o propulsor de 170/162 cv e 27,5 kgfm, aliado ao câmbio CVT com oito marchas simuladas. Porém, os modelos de entrada (Pro e Intense) manterão o 1.6 SCe de 120 cv atualizado para atender às novas normas do Proconve. 

Peugeot Landtrek 

Mais uma atrasada por causa da pandemia, mas confirmada entre os lançamentos de picapes em 2022. Projeto do PSA Groupe (holding entre Peugeot e Citroën que hoje faz parte da Stellantis) com a chinesa Changan, o modelo será montado no Uruguai e será lançado entre março e maio.

Conforme Autos Segredos adiantou, a picape será vendida no Brasil com o motor 2.0 BlueHDI de 180 cv e 40,8 kgfm a 2.000 rpm. O câmbio automático de seis marchas da Aisin vai atuar em conjunto com a tração 4×4 da picape média que quer medir forças com Toyota Hilux e Chevrolet S10. 

A Landtrek tem 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. Terá capacidade de carga de mais de uma tonelada e será negociada aqui em uma versão única bem recheada, com direito à frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera 360 graus, central multimídia com tela de 10” e carregador de celular por indução.

Great Wall Poer é um dos lançamentos de picapes em 2022

Uma das maiores montadoras da China, a Great Wall vai chegar com tudo em 2022 no mercado brasileiro. Inclusive, com picape. Depois de SUVs da Haval, o fabricante começará a vender, no segundo semestre, a sua gama de picapes médias da divisão chamada Poer.

A picape é pouca coisa maior que a Toyota Hilux, mas promete apostar no custo /benefício típico dos chineses. Terá equipamentos de condução semi-autônoma e duas opções de motores, sempre com câmbio automático de oito marchas: o 2.0 turbo a gasolina de 190 cv e o 2.0 turbodiesel de 163 cv – este, com tração 4×4. 

Chevrolet Montana

A novíssima e bastante mudada Montana aparece no fim do ano que vem, mas as vendas começam em 2023. Mesmo assim, não deixa de ser um dos aguardados lançamentos de picapes em 2022. A picape da GM para brigar com a Toro ainda é cercada de mistérios, e só alguns flagras pipocaram recentemente na Ásia.

A nova Montana deixará de ser uma compacta e terá porte da rival da Fiat. Feita sobre a mesma plataforma do Tracker, será produzida em São Caetano do Sul (SP) e equipada com o mesmo motor 1.2 turboflex de 133/132 cv e 21,4/19,4 kgfm que serve à opção topo de linha do SUV compacto.

Volkswagen Saveiro é um dos lançamentos de picapes em 2022, mas nova plataforma MQB fica para 2024

Enquanto a nova geração sobre a plataforma MQB não vem (coisa para 2024), a Volks vai tentar dar um sopro de renovação na Saveiro para fazer menos feio em vendas na disputa com a Fiat Strada. O modelo da Volks terá mudanças bem sutis na linha 2023, que será lançada entre abril e maio para ganhar fôlego para mais dois anos.

No design, apenas para-choque e faróis redesenhados, enquanto a cabine receberá novos padrões de revestimento dos bancos. Sob o capô, porém, a principal alteração: o 1.6 8V de até 104 cv sai de cena de vez e a linha só usará o 1.6 16V MSI de 120/110 cv que hoje equipa apenas a versão Cross – de mais de R$ 113 mil.

Por falar em versões, a VW Saveiro deve manter a configuração Robust como versão de entrada para a labuta e apenas com cabine simples, mesma configuração da Trendline. Só a topo de linha manterá a cabine dupla, mas ainda não está definido se a Volks continuará com esta opção como sendo a aventureira Cross.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -