InícioMarcasFiatE se o Fiat Uno tivesse ganhado a cara da Fiorino 2022

E se o Fiat Uno tivesse ganhado a cara da Fiorino 2022

- publicidade -
- publicidade -

Oficialmente a Fiat não confirma, mas o Uno deixará de ser oferecido em 2022. Mas e se ele tivesse ganhado a frente do novo Fiorino 2022, sua história seria diferente?

O Fiat Uno é um dos três modelos que ainda são oferecidos no site comercial da marca como linha 2021. Apesar de o fabricante não confirmar, a segunda geração deixará de ser produzida no próximo ano, e é exatamente por isso que ele não terá sua linha 2022. Mas e se tivesse? Será que o Uno ficaria legal com a “cara” do novo Fiorino 2022?

Para responder a essa pergunta, pedimos ao designer Du Oliveira para elaborar um novo Uno 2022 com a frente da nova Fiorino. E não é que teria ficado legal, pelo menos aos olhos deste editor? A projeção do Du é uma homenagem do Autos Segredos a um dos carros mais carismáticos que o mercado brasileiro já teve e que saíra de cena depois de 37 anos de bons serviços prestados. Será o Uno 2022 que a Fiat não lançou.

Se Fiat quisesse, a mudança não seria tão profunda. Basicamente, o Uno 2022 teria novos capô e para-choque – ou seja, peças móveis. Mas não daria para ser na cor preta como no Fiorino 2022. Por isso pedi ao Du Oliveira para que o novo para-choque tivesse a mesma cor da carroceria.

O novo para-choque tem grade filetada com o logo Fiat no centro e a bandeirinha da Itália. A entrada de ar inferior tem elementos em formato de colmeia. Já as luzes auxiliares ficam destacadas em abrigos destacados nas extremidades. Por fim, a peça é bem saliente simulando um para-choque de impulsão, até esse elemento usado em carros com proposta aventureira teria ficado interessante no Uno 2022 em trajes civis.

Por dentro, o painel do Uno 2022 agrada e uma central multimídia caiu super bem, item que fez falta durante toda a existência do hatch.  

Itens de segurança

No quesito segurança, o Fiat Uno 2022 que não existirá poderia ter de volta os controles de estabilidade e tração. Airbags laterais, que nunca foram ofertados, também seria bem vindos. E já que estamos no campo dos sonhos, quem sabe alguns itens de auxílio à condução, como frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa e de ponto cego. Não custa sonhar…

Motor do Uno 2022

O Fiat Uno 2022, pelo menos para esse editor, poderia ter o 1.0 Turbo Flex T200 aliado ao câmbio manual de seis velocidades, aquele mesmo que equipou versões de Siena e Palio Weekend no começo dos anos 2000. Sabemos que as planilhas de Excel da marca não deixariam a opção 1.3 Turbo Flex T270 ser usado pelo seu alto custo.

E os números do motor 1.0 T200 fazem bonito. O propulsor rende 125 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm com gasolina no tanque. Abastecido com etanol, a potência de 130 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm. Afinal, se ele já dá conta do Pulse, imagine no Uno que é mais leve que o irmão.

Poderia ser a volta da linha “R” ao Uno, mas acho que não ficaria legal o nome de Uno 1.0 T200 R, Então, minha sugestão seria Uno R T200.

Mas na boa, o nome pouco importaria, pois o legal seria que essa nossa homenagem ao Uno saísse do mundo virtual e ganhasse as ruas. Infelizmente, nem tudo é possível.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -