[Primeira volta] Hyundai HB20 2023 evolui em design e segurança

1274

Hyundai HB20 2023 chega ao mercado em sete versões de acabamento com preços entre R$ 76.690 para versão Sense e R$ 114.390 para a topo de linha Platinum Plus

Por Marlos Ney Vidal
De Campinas (SP)

Completando dez anos de Brasil, o Hyundai HB20 2023 apresenta sua quarta mudança visual e a primeira aplicada na segunda geração, lançada em 2019. Com design mais atraente, compacto também teve importante reforço na segurança. Preços partem de R$ 76.690 para a versão de entrada Sense e chega aos R$ 114.390 para a topo de linha Platinum Plus.

VEJA TAMBÉM:

Preços do novo Hyundai HB20 2023

Confira os preços das sete versões da linha renovado do compacto:

  • Sense 1.0 – R$ 76.690
  • Comfort 1.0 – R$ 79.990
  • Limited 1.0 – R$ 85.490
  • Comfort 1.0 TGDI – R$ 93.790
  • Comfort 1.0 TGDI AT6 – R$ 99.390
  • Platinum 1.0 TGDI AT6 – R$ 105.390
  • Platinum Plus 1.0 TGDI AT6 – R$ 114.390

Nosso primeiro contato com o novo HB20 2023 foi em pista com a versão topo de linha Platinum Plus equipada com motor 1.0 TGDI e câmbio automático de seis marchas. Em termos mecânicos, nada mudou, a potência de 120 cv e torque de 17,5 kgfm foram mantidos. O compacto continua com seu bom fôlego, afinal o torque máximo já chega aos 1.500 rpm, em simulações de retomadas de velocidade e ultrapassagens, o HB20 2023 é esperto e um carro gostoso de guiar. No entanto, alguns problemas continuam, o hatch fica devendo melhor isolamento acústico, em rotações mais altas, o barulho de funcionamento do motor incomoda.

Mas vale lembrar que o conjunto motor e câmbio tem casamento acertado e contribuem para a boa disposição do hatch. 

O Hyundai HB20 2023 Platinum Plus não é bom só em linha reta, na pista em ambiente controlado, em algumas situações em curvas de alta, a rolagem da carroceria era mínima, mesmo quando se abusa do acelerador. A boa estabilidade do hatch se destaca, o compacto está sempre na mão do condutor.

O que mudou no novo Hyundai HB20 2023?

A mudança do Hyundai HB20 2023 é uma correção de rota, as controversas linhas visuais  dianteira e traseira foram substituídas por um desenho mais harmônico. De lado, nada mudou, com exceção das novas rodas, dependendo da versão. Na Platinum Plus, o hatch recebeu rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo e diamantadas. Elas são calçadas com pneus de medidas 195/55 R16.

As alterações mais importantes estão na traseira e na dianteira. Na frente, capô, faróis, para-lamas e para-choque foram redesenhados e estão bem mais agradáveis aos olhos quando se vê ao vivo. Os faróis continuam alojados rente ao capô e na versão topo de linha Platinum Plus ele conta com projetor e luz de condução diurna em LED. 

Falando no capô, ele recebeu nova estampagem e há dois vincos na parte central que começam bem pronunciados próximo ao pára-brisa e vão zerando em direção a grade.

O novo para-choque manteve o desenho com elementos geométricos para o abrigo dos faróis auxiliares e a entrada de ar principal. As luzes de mudança de direção ficam no para-choque posicionadas acima do abrigo dos faróis auxiliares. A grade passa a ser dividida em duas seções, a primeira mais estreita abriga o “H” da marca fazendo a ligação entre os faróis. Já a parte inferior recebe elementos em formato de diamantes esculpidos. 

Por fotos, a traseira ficou bem estranha, mas vendo o carro pessoalmente, o resultado final ficou interessante, afinal, as lanternas anteriores com formato de símbolo da Nike era um atentado aos olhos. Nas laterais, as lanternas mantêm o mesmo formato, afinal alterar a parte estrutural é bem mais caro, o que mudou foi que ela ganhou um desenho que lembra um bumerangue invadindo o para-choque. As lanternas são unidas por uma peça em acrílico que não é iluminada em toda a sua extensão. Elas são de LED nas versões Platinum. A placa de identificação segue no para-choque traseiro que passa a abrigar também as luzes de mudança de direção em sua parte inferior. 

Por dentro, o novo Hyundai HB20 2023 não teve alterações, a exceção fica na versão Platinum Plus que recebeu painel 100% digital para apresentar o conta-giros e velocímetro. As informações do computador de bordo são apresentadas na tela de TFT de 4,2” disponível somente para as versões Platinum.

O acabamento interno do HB20 2023 continua sendo 100% de plásticos rígidos, mas que apresentam boa qualidade e bons encaixes. Os revestimentos dos bancos são novos e na versão Platinum Plus eles mesclam tecido e couro. 

Motores do novo Hyundai HB20 2023

Nas versões Sense, Comfort e Limited, o Hyundai HB20 2023 é equipado com o motor 1.0 Kappa de três cilindros e 12 válvulas. A potência é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 9,4 kgfm a 4.500 rpm com gasolina no tanque. Com etanol, a potência é de 80 cv a 6.000 rpm e torque de 10,2 kgfm a 4.500 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas. 

O motor 1.0 Turbo GDI está disponível para as versões Comfort, Platinum e Platinum Plus. O motor rende 120 cv a 6.000 rpm e torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm, não importando se é etanol ou gasolina. A versão Comfort é a única que pode ter o câmbio manual de seis marchas ou automático de seis, mas demais a transmissão é sempre a automática. 

Segurança reforçada

Na linha 2023, a Hyundai reforçou a segurança do hatch e todas as versões passam a ser equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais de tórax e dois de cortina). A lista ainda inclui freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC). 

A versão topo de linha foi a que recebeu mais atenção na gama no quesito segurança, há equipamentos que deixam o hatch em outro patamar no segmento.

 O Hyundai HB20 2023 Platinum Plus vem equipado de série com assistente de centralização em faixa (LFA), que monitora a posição do veículo em relação a sinalização horizontal de trânsito e em relação ao veículo a frente e atua de forma autônoma no volante para manter o carro centralizado na faixa de rodagem.

Já o LFA atua em conjunto e é uma extensão do assistente de permanência em faixa (LKA), que emite sinais sonoros e eventualmente atua de forma autônoma no volante ao identificar que o carro está trocando de faixa de forma imprevista, para reduzir o risco de uma eventual colisão.

Retrovisor do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023
Foto | Hyundai/Divulgação – Versão topo de linha recebe assistente de ponto cego (BCA)

A versão mais cara da gama também recebeu o assistente de tráfego cruzado traseiro (RCCA), ajuda a evitar colisões ao sair de ré de uma vaga, usando radares que detectam quando um obstáculo se aproxima, emitindo avisos sonoros e visuais e até mesmo aplicando os freios de forma autônoma, se necessário. Em testes simulados, tiramos à prova de como a tecnologia evita as batidas de tráfego cruzado. 

O assistente de ponto cego (BCA) usa sensores para indicar ao motorista a existência de veículos nos pontos cegos. Essa indicação é feita diretamente nos espelhos retrovisores externos. O BCA é uma função ativa, e, se necessário, pode automaticamente controlar o veículo, reduzindo o risco de colisão ao mudar de faixa.

Outro alerta inédito é o de saída segura (SEW), que busca prevenir acidentes que podem ser causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. O sistema emite um aviso se um carro, ao se aproximar por trás, for detectado no momento que o motorista ou passageiro abra a porta para sair.

Além disso, o sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA), também presente na configuração Platinum Plus, atua na prevenção de acidentes, primeiro alertando o motorista com alertas visuais e sonoros sobre potenciais riscos à frente, reduzindo a velocidade automaticamente, e até mesmo parando completamente o veículo. Uma novidade do novo HB20, é que o FCA passa a detectar também ciclistas, além de pedestres e outros veículos adiante.

Outros recursos disponíveis são o alerta de presença nos bancos traseiros (ROA), detector de fadiga (DAW), o farol alto adaptativo (HBA) e o monitoramento de pressão dos pneus (TPMS). 

Cores

O novo Hyundai HB20 2023 é oferecido nas cores Branco Atlas e Preto Ebony, nas cores sólidas, Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, nas pinturas metálicas, e o tom perolizado Sapphire Blue.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.