Selecionamos quais são os sedãs 1.0 com menor custo de revisão até 60.000 km ou seis anos

A categoria de sedãs compactos com motor 1.0 já foi mais popular. Hoje com os carros compactos ficando cada vez maiores, o uso desse tipo de motor não compensa em alguns sedãs, como é o caso do Volkswagen Virtus e do Fiat Cronos. Os sedãs 1.0 que ainda são vendidos encontram público com famílias atrás de um carro novo acessível com bom porta-malas, taxistas e motoristas de aplicativo.

Por conta dessa popularidade dos sedãs 1.0 com um público que vive com o dinheiro contado e pode depender do carro para o sustento, os custos envolvidos em manter o carro são tão importante quanto o preço de compra. Os fabricantes passaram a adotar o tabelamento dos preços de revisão nos últimos anos como um atrativo e isso ajuda também o consumidor a planejar seus gastos com o carro.

Aqui vamos listar os sedãs 1.0 com o menor custo de revisão até 60.000 km ou seis anos por conta da popularidade desses carros para o trabalho. Todos os fabricantes recomendam a troca de óleo, filtro do óleo e filtro de combustível a cada 10.000 km ou 1 ano, por isso serão citados itens diversos a isso no texto.

8 – Fiat Grand Siena

Grand Siena 2021
Foto | Fiat/Divulgação

O Fiat Grand Siena deve muito de sua permanência no catálogo da Fiat aos taxistas e motoristas de aplicativo. A fama de robustez dos compactos da Fiat junto do motor Fire com fama de manutenção simples é um atrativo para compradores racionais que não gostam de arriscar com veículos que não estão consolidados no mercado. Mas como vimos na lista dos hatchbacks, os valores das revisões dos Fiat com motor Fire traem a sua fama.

Por causa da concepção mais antiga o motor Fire não conta com alguns avanços que ajudam na durabilidade de peças como velas e correia dentada. O Grand Siena exige troca das velas de ignição a cada 30.000 km e das correias dos órgãos auxiliares do motor na revisão de 60.000 km, o que justifica o preço alto dessas manutenções. A Fiat também coloca na lista de itens a ser substituídos em todas revisões o filtro de ar do motor.

10.000 km – R$ 232
20.000 km – R$ 472
30.000 km – R$ 800
40.000 km – R$ 648
50.000 km – R$ 444
60.000 km – R$ 1.452
Total – R$ 4.048

7 – Chevrolet Joy Plys

Chevrolet Joy Plus 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Joy Plus tem em comum com o Fiat Grand Siena a mecânica de concepção antiga e as boas famas de robustez e manutenção simples. Mas assim como acontece com o Fiat, o motor Família 1 exige trocas mais constantes de alguns componentes quando comparado com os concorrentes de mecânica mais moderna.

A cada 20.000 km a Chevrolet indica a troca do fluido de freio no Joy Plus e as velas de ignição e o filtro de ar do motor são trocados a cada 30 mil km. A revisão de 60.000 é mais cara que as outras por contar com a troca da correia dentada, correias de acessórios e o tensionador da correia.

10.000 km – R$ 256
20.000 km – R$ 528
30.000 km – R$ 704
40.000 km – R$ 504
50.000 km – R$ 428
60.000 km – R$ 1.232
Total – R$ 3.652

6 – Ford Ka Sedan

Ka Sedan
Foto | Ford/Divulgação

O Ford Ka Sedan é o primeiro da lista a usar motorização mais moderna com o seu 1.0 tricilíndrico Fox. Além do básico a Ford recomenda que o filtro de pólen da cabine seja trocado a cada 20.000 km e o filtro de ar do motor a cada 40.000 km. Na revisão de 60.000 é feita a troca das velas de ignição, fazendo que essa seja a manutenção mais cara da tabela.

10.000 km – R$ 449
20.000 km – R$ 549
30.000 km – R$ 449
40.000 km – R$ 699
50.000 km – R$ 499
60.000 km – R$ 899
Total – R$ 3.544

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5 – Renault Logan

Logan 1.0 Life
Foto | Renault/Reprodução

A Renault se destaca por realizar a troca do filtro de ar da cabine em todas as revisões. Na revisão de 40.000 km o filtro de ar do motor e as velas são trocados. Apesar da troca das velas o valor das revisões não chega aos valores mais altos cobrados pela Fiat e pela Chevrolet.

10.000 km – R$ 399,99
20.000 km – R$ 454,24
30.000 km – R$ 454,24
40.000 km – R$ 780,35
50.000 km – R$ 508,49
60.000 km – R$ 508,49
Total – R$ 3.105,8

4 – Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O novo motor 1.0 que vem na nova geração do Onix trouxe consigo um valor de manutenção menor para o líder de vendas da Chevrolet. Além das trocas básicas de óleo e dos filtros de óleo e combustível o Onix Plus acrescenta a troca de fluido de freio a cada 20.000 km. Na revisão de 40.000 km é feita a troca do filtro de ar.

10.000 km – R$ 284
20.000 km – R$ 580
30.000 km – R$ 484
40.000 km – R$ 644
50.000 km – R$ 460
60.000 km – R$ 580
Total – R$ 3.032

3 – Volkswagen Voyage

Voyage
Foto | Volkswagen/Divulgação

O Volkswagen Voyage é o carro mais veterano de mercado na lista, foi lançado em 2008 e já passou por várias atualizações desde então. Em 2016 o Voyage trocou o antigo motor 1.0 quatro cilindros com 8 válvulas pelo moderno 1.0 tricilíndrico EA-211 também pelo Up. Essa mudança de motor se reflete na manutenção, onde apenas na quarta revisão conta com itens além do básico: é feita a troca das velas de ignição.

Nas outras manutenções é feita apenas a troca de óleo e dos filtros de óleo e combustível. A Volkswagen coloca como itens adicionais os filtros de pólen do sistema de ventilação (30.000 km ou um ano), fluido de freio (a cada dois anos), filtro de ar do motor (a cada 30.000 km ou dois anos), kit de correias dentadas (a cada 120.000 km ou cinco anos) e kit de correias poly-v (a cada 60.000 km ou cinco anos). Todos esses itens são cobrados separadamente do valor tabelado caso sejam trocados na revisão, mas a mão de obra é inclusa pelo menos.

10.000 km – R$ 450,94
20.000 km – R$ 500,04
30.000 km – R$ 440,94
40.000 km – R$ 650,74
50.000 km – R$ 440,94
60.000 km – R$ 500,04
Total – R$ 2.983,64

2 – Hyundai HB20S

HB20S 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A Hyundai oferece revisões acessíveis para os seus 1.0. Esse preço baixo pode ser justificado pelo serviço que consta com apenas o básico. A cada 20.000 km é trocado o filtro de ar do sistema de ventilação e a cada 40.000 km é realizada a troca do filtro de ar do motor. A Hyundai dá como cortesia uma lavagem do carro após a revisão. O fabricante coreano também oferece alinhamento e balanceamento pelo valor fixo de R$ 165 como serviço extra.

10.000 km – R$ 201,48
20.000 km – R$ 459,67
30.000 km – R$ 446,92
40.000 km – R$ 602,94
50.000 km – R$ 419,65
60.000 km – R$ 596,02
Total – R$ 2.726,68

1 – Nissan Versa

Foto | Nissan/Divulgação

O Nissan Versa é o queridinho dos motoristas de aplicativo e taxistas por conta dom bom espaço interno e porta-malas. As revisões mais em conta que as dos concorrentes pode ser outro fator para o sucesso do sedã como carro de trabalho. Além do básico a Nissan troca a cada 20.000 km os filtros de ar do motor e o filtro do ar condicionado.

10.000 km – R$ 230
20.000 km – R$ 509
30.000 km – R$ 409
40.000 km – R$ 609
50.000 km – R$ 409
60.000 km – R$ 509
Total – R$ 2.675

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