InícioMatérias especiais10 carros mais econômicos na cidade

10 carros mais econômicos na cidade

- publicidade -
- publicidade -

Esses modelos vão fazer você gastar menos com gasolina no ambiente urbano

Por Fernando Miragaya

Design, desempenho, uma central multimídia bacana, rodas vistosas, equipamentos, conforto a bordo. Todos esses fatores de compra de um automóvel parecem ter ficado em segundo plano. Isso porque, com o preço da gasolina já na camada de ozônio, buscar carros mais econômicos para rodar na cidade viraram questão de sobrevivência.

Se você está atrás de um modelo 0 km e quer tentar gastar (o mínimo possível) com combustível, Autos Segredos vai te dar aquela mãozinha. Separamos os 10 carros mais econômicos na cidade, com base na nova tabela 2022 do Inmetro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Consideramos sempre a versão mais econômica dentro da mesma linha de automóveis – e apenas as configurações ainda à venda. O critério principal foi o consumo urbano com gasolina dentro dos padrões do Inmetro. Como desempate para o ranking, na ordem, as médias com etanol na cidade e o consumo com gasolina, na estrada.

Bom ressaltar que a tabela do PBEV é uma referência, e está longe de ser uma verdade absoluta de números para todo e qualquer tipo de motorista. Conforme o modo de condução e o estado de conservação do veículo, é possível fazer médias melhores ou… piores. No entanto, de acordo com seu modo de dirigir, você pode saber qual carro vai beber menos ou mais dentro de uma mesma régua.

Nesta lista com os 10 carros mais econômicos para a cidade, algumas gratas surpresas, com hatches mais completinhos e até sedãs mais eficientes que subcompactos. Detalhe é que todos os modelos listados obtiveram nota máxima A de consumo do Inmetro na categoria, e nota B na comparação geral.

1o Renault Kwid 

Renault Kwid Zen 2023
Foto | Júlio Max/Auto Realidade – Kwid faz média de 15,3 km/l rodando na cidade
  • Motor: 1.0 12V flex
  • Potência: 68 e 71 cv 
  • Torque: 9,4 e 10,0 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 15,3 km/l
  • Gasolina estrada: 15,7 km/l
  • Etanol cidade: 10,8 km/l
  • Etanol estrada: 11,0 km/l

O Renault Kwid se manteve no posto de carro mais econômico do Brasil para a cidade e  ainda melhorou o consumo em relação a 2021. Para se adequar ao Proconve L7, o motor três-cilindros passou por ajustes, ganhou sistema start/stop, novo sistema de regeneração de energia e pneus de baixa resistência à rolagem.

Desta forma, o Kwid – em toda a linha – melhorou em eficiência e superou a barreira dos 15 km/l juntamente com a remodelação da gama do subcompacto.

2o Peugeot 208 Like

  • Motor: 1.0 6V flex
  • Potência: 71 e 75 cv 
  • Torque: 10,0 e 10,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 14,7 km/l
  • Gasolina estrada: 16,3 km/l
  • Etanol cidade: 10,4 km/l
  • Etanol estrada: 11,3 km/l

O compacto da marca francesa acaba de ganhar o motor 1.0 de origem FCA – Fiat Chrysler Automóveis e já se destaca na segunda posição entre os carros mais econômicos do país. Com gasolina, na cidade, faz 14,7 km/l e ainda surpreende no ciclo rodoviário -mais de 16 km/l.

Detalhe é que as novas versões de entrada Like e Style (essa faz 13,6 km/l na cidade) do 208 usam o mesmo motor 1.0 Firefly tricilíndrico do Argo. Mas o Peugeot se sai melhor por ser mais leve e aerodinâmico. 

3o HB20S Platinum

  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Potência: 120 cv
  • Torque: 17,8 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Gasolina cidade: 14,3 km/l
  • Gasolina estrada: 16,9 km/l
  • Etanol cidade: 10,1 km/l
  • Etanol estrada: 11,9 km/l

O HB20S fecha o pódio dos carros mais econômicos, porém se consagra como o sedã mais eficiente do pedaço e também o modelo turbo menos beberrão. Assim com outros concorrentes, o três volumes supera o irmão hatch nas médias com gasolina na cidade, mas com o mesmo – e voluntarioso – propulsor três canecos turbinado da linha compacta.

4o Fiat Argo Drive

  • Motor: 1.0 6V
  • Potência: 72 e 77 cv
  • Torque: 10,4 e 10,9 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade:14,1 km/l
  • Gasolina estrada: 15,8 km/l
  • Etanol cidade: 9,8 km/l
  • Etanol estrada: 11,0 km/l

A nova calibragem do motor Firefly melhorou o consumo do Argo Drive, o mais econômico dentro da linha do hatch. Agora, o compacto passa dos 14 km/l no ciclo urbano. Desta forma, supera o que deveria ser o cartão de visitas em eficiência dentro da Fiat, o Mobi. Só que o subcompacto, além de usar um motor mais defasado (o Fire 1.0 8v), perdeu a versão de entrada peladona Easy, que fazia 14,2 km/l

5o Renault Sandero

  • Motor: 1.0 12V flex
  • Potência: 79 e 82 cv
  • Torque: 10,2 e 10,5 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 13,9 km/l
  • Gasolina estrada: 14,7 km/l
  • Etanol cidade: 10,0 km/l
  • Etanol estrada: 10,2 km/l

Mais um que melhorou na eficiência em relação às medições de 2021 – especialmente com etanol. O hatch compacto da Renault agora é vendido nesta solitária versão S-Line, contudo mantém o motor 1.0 12V, igualmente recalibrado para o Proconve L7. Lembrando que a Renault considera o Stepway outro carro. 

6o Chevrolet Onix Plus

  • Motor: 1.0 12 flex
  • Potência: 78 e 82 cv
  • Torque: 9,6 e 10,6 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Gasolina estrada: 17,6 km/l
  • Etanol cidade: 9,6 km/l
  • Etanol estrada: 12,5 km/l

Aqui, novamente o sedã se mostra mais econômico que o hatch – no desempate com etanol. Só que, ao contrário da maioria dos modelos desta relação, o Onix Plus ficou um pouco mais beberrão na cidade com gasolina em comparação à tabela de 2021. O modelo da Chevrolet anotava média urbana de 14,3 km/l e agora indica 13,8 km/l. Em compensação, continua disparado o mais econômico na estrada, com 17,6 km/l.

7o Chevrolet Onix

  • Motor: 1.0 12 flex
  • Potência: 78 e 82 cv
  • Torque: 9,6 e 10,6 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Gasolina estrada: 16,6 km/l
  • Etanol cidade: 9,5 km/l
  • Etanol estrada: 12,0 km/l

O hatch está entre os carros mais econômicos na cidade com o mesmo conjunto mecânico do irmão sedã: motor 1.0 três-cilindros aspirado e câmbio manual de seis marchas. O índice também ficou pior na comparação com as medições do ano passado, mas pouca coisa: menos 0,1 km/l no uso na cidade. De qualquer forma, empata com o Voyage e Polo nas médias urbanas, mas ganha com folga nas medições na estrada.

8o  Volkswagen Voyage

  • Motor: 1.0 12V flex
  • Potência: 77 e 84 cv
  • Torque: 9,7 e 10,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Gasolina estrada: 15,6 km/l
  • Etanol cidade: 9,5 km/l
  • Etanol estrada: 10,9 km/l

Praticamente um herói da resistência no segmento de compactos, o Voyage pelo menos se sai bem nas medições de consumo pelos padrões do Inmetro. Em única versão de acabamento e de motor, supera seu companheiro de plataforma Gol e também o Polo de entrada – este no desempate na estrada -, que usam o mesmo três-cilindros aspirado.

9o Volkswagen Polo MPI

  • Motor: 1.0 12V flex
  • Potência: 75 e 84 cv
  • Torque: 9,7 e 10,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Gasolina estrada: 15,5 km/l
  • Etanol cidade: 9,5 km/l
  • Etanol estrada: 10,9 km/l

O compacto nem figurava entre os 20 mais econômicos do país um ano atrás, mas agora aparece no top 10 da eficiência com gasolina na cidade. Isso na única versão de entrada, com motor aspirado, onde empata com o Voyage nas médias urbanas com gasolina e etanol, mas perde – por muito pouco – para o sedã no ciclo rodoviário com combustível fóssil.

10o Hyundai HB20 Platinum

  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Potência: 120 cv
  • Torque: 17,8 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Gasolina cidade: 13,7 km/l
  • Gasolina estrada: 15,5 km/l
  • Etanol cidade: 9,5 km/l
  • Etanol estrada: 10,9 km/l

O hatch compacto da marca coreana fecha a lista dos 10 carros mais econômicos do país. Isso na versão Platinum e com o mesmo casamento mecânico do sedã: o bem disposto motor turbo três cilindros de 120 cv de potência aliado ao câmbio manual de seis marchas.

ACOMPANHE O AUTOS SEGREDOS TAMBÉM PELO YOUTUBE:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -