Autos Segredos lista os carros mais baratos à venda no mercado equipados com câmbio automático

Por Marcelo Jabulas

Até pouco tempo, o brasileiro torcia o nariz para carros com pintura metálica, assim como acreditava que carros quatro portas eram sinônimos de táxis. Hoje esse tipo de pintura é quase uma regra, relegando as pinturas sólidas aos modelos de entrada. Carro duas portas simplesmente desapareceu do mercado, a não ser que você procure um esportivo importado. Com as transmissões automáticas o comportamento do consumidor também é parecido.

Num passado, não muito distante, essas caixas eram garantia de defeitos, manutenção cara e consumo elevado. Hoje, o cenário é outro, segmentos de utilitários-esportivos (SUV’s) e sedãs médios oferecem poucas opções com caixas manuais. E a tendência desceu para o andar dos compactos e até mesmo dos populares.

Segundo a Bright Consultants, em 2018, 49% dos carros de passeio emplacados tinham caixa automática. A VW, que também fez um levantamento, aponta 40%. Mas os dois estudos concordam que em 2020 os automáticos terão superado os 50% do mercado. Dessa forma, resolvemos listar os 10 hatches mais acessíveis do varejo e apontar o que cada um tem para oferecer.

Fiat Mobi
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fiat Mobi Drive 1.0 GSR – R$ 48.590

O pequenino italiano é o automóvel sem pedal de embreagem mais barato do mercado. Mas nem por isso é a melhor opção. O Fiat Mobi utiliza a questionável transmissão automatizada de embreagem simples, GSR, da Magneti Marelli. Essa caixa chegou no mercado na segunda metade dos anos 2000, com o nome de Dualogic, depois passou a se chamar Dualogic Plus e hoje atende pela sigla.  Esse sistema conta com uma embreagem convencional, mas a troca é feita por um “robô” que aciona a embreagem e movimenta as luvas da transmissão.

Seu ponto forte é o preço e eficiência, graças ao motor Firefly 1.0 de 77 cv. Não há opção mais barata no mercado nacional. Por outro lado é uma caixa que operação imprecisa. Ele basicamente se baseia na rotação para promover a troca, sem levar em consideração aclives, declives, pressão do pedal e outros fatores.

Assim ela pode efetuar a troca numa subida de ladeira e fazer o carro perder fôlego, ou segurar a marcha numa descida em que a gravidade poderia ajudar a ganhar velocidade. Para fugir desses problemas, a caixa oferece troca por botões. Outro senão são os trancos, principalmente nas três primeiras marchas. O ideal é aliviar o pé do acelerador na hora que o robô resolver fazer a mudança.

Principais conteúdos de série

  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado
  • Computador de bordo
  • Vidros dianteiros elétricos
Onix Advantage automático
Foto | Chevrolet/Divulgação

Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT6 – R$ 55.390

Seu sucessor já foi apresentado, mas a atual geração do Onix ainda continua sendo oferecida. Afinal, o novo só chegará às lojas em novembro. Assim, enquanto a atual geração estiver em linha, o Onix segue como segundo automático mais barato do mercado.

Sua grande vantagem é a combinação do preço com a transmissão de seis marchas com conversor de torque, combinada com o motor 1.4 de 106 cv, que faz dele uma opção mais atraente que o Mobi GSR. A caixa oferece trocar suaves e tem sexta alongada, que garante velocidade de cruzeiro em baixa rotação.

Onix Advantage automático
Foto | Chevrolet/Divulgação

Mas não espere refinamento dessa versão. Trata-se de uma opção funcional no portfólio do Onix. Por esse valor, ele não oferece refinamentos como rodas de liga leve, faróis de neblina e nem multimídia. Se essas ausências não te incomodam, então fique atento, pois sua permanência nas revendas está perto do fim.

Principais conteúdos de série

  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Rádio com USB e Bluetooth
  • Isofix
Etios X
Foto | Toyota/Reprodução

Toyota Etios X 1.3 AT4 – R$ 56.390

O Etios automático está longe de ser o automóvel mais simpático do mercado, mas não há como negar que esse pequeno Toyota é um carro valente. Desde seu lançamento, o carrinho tem agregado conteúdos para compensar a ausência de beleza.

Entre as comodidades está a caixa automática de quatro marchas, com conversor de torque. Trata-se de um conceito de câmbio automático que já caiu em desuso em modelos de médio porte por penalizar a eficiência, devido ao escalonamento limitado. Ela também é se mostra defasada diante da caixa CVT que equipa seu irmão Yaris. No entanto, num compacto leve (945 quilos) como o Etios, essa caixa atua de forma satisfatória e é um alento para se livrar do pedal de embreagem.

Etios X automático
Foto | Toyota/Reprodução

A lógica de mercado segue a mesma do Onix Advantage automático. O Etios X é opção mais simples de sua linha. Ele abre mão de comodidades como multimídia e itens decorativos ser mais agressivo no preço.

Principais conteúdos de série

  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Computador de bordo
  • Retrovisores elétricos
  • Isofix
Ford Ka
Foto | Ford/Divulgação

Ford Ka SE 1.5 AT6 – R$ 57.890

O Ka se tornou a tábua da salvação da Ford no Brasil. Hoje o modelo disputa a vice-liderança do mercado com o Hyundai HB20. E para ganhar mercado o compacto conta com um leque vasto de versões e também aposta nos automáticos. São quatro versões, com preços que beiram os R$ 70 mil. No entanto, a SE se apresenta como a mais acessível.

Assim como o EcoSport, o compacto recebeu motor 1.5 três cilindros de 136 cv e o câmbio automático de seis marchas, que fazem dele uma das opções mais espertas do mercado. Essa caixa chegou para substituir a desastrosa PowerShift de dupla embreagem. Seu acoplamento por conversor de torque é idêntico ao do Etios e Onix.

Ford Ka automático
Foto | Ford/Divulgação

Apesar de não ser a opção mais barata da lista, o Ka SE se destaca pela lista de conteúdo mais farta de que seus concorrentes mais acessíveis. Além disso, é a opção mais potente dessa lista.

Principais conteúdos de série

  • Direção elétrica
  • Ajuste de altura do volante e do banco do motorista
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Computador de bordo
  • Rádio com USB e Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Isofix
Gol 1.6 automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Volkswagen Gol MSI 1.6 AT6 – R$ 58.120

O velho guerreiro segue firme e forte no mercado e voltou a ser o modelo mais vendido da Volkswagen, com mais de 53 mil unidades, em 2019. O câmbio automático demorou mais de 30 anos para chegar ao hatch, mas nem por isso faz dele uma opção menos interessante.

Saiba mais:
Confira avaliação do VW Gol com câmbio automático.

O Gol automático utiliza a mesma configuração adotada no Polo MSI. Ele combina caixa automática de seis marchas com o motor 1.6 16v de 120 cv. Números que fazem dele mais esperto que a opção manual, de apenas 104 cv.

Gol 1.6 automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Entre seus conteúdos, ele é único da lista que não oferece direção elétrica e recorre ao antigo sistema por acionamento hidráulico. Sua lista de equipamentos de série também é uma das mais simples, entre os dez modelos.

Principais conteúdos de série

  • Direção hidráulica
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Isofix
March
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Nissan March SV 1.6 CVT – R$ 62.190

O March tem se qualificado ao longo de seus oito anos de mercado. O compacto que chegou em 2011, via México, há bom tempo é feito na unidade de Resende (RJ).  O japonês vem equipado com motor 1.6 16v de 111 cv 15,1 mkgf de torque, combinado a uma transmissão continuamente variável (CVT).

Esse tipo de transmissão utiliza, no lugar das relações por engrenagens do câmbio automático, um conjunto de polias cônicas e uma correia metálica. A variação do diâmetro da correia nas polias é o que faz o ajuste da relação entre a rotação do motor e a transmissão.

Nissan March
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Nessa seleção, o March é o primeiro que ultrapassa a faixa dos R$ 60 mil. No entanto, trata-se de uma opção com lista de equipamentos farta, com direito a rodas de liga leve, de aro 15, faróis de neblina e multimídia com conexão com smartphone.

Principais conteúdos de série

  • Direção elétrica
  • Volante multifuncional
  • Ajustes de altura do volante e banco do motorista
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos
  • Central Multimídia (com rádio AM/FM, MP3 Player, display colorido de 6,75″, Apple CarPlay, Android Auto e USB)
  • Computador de bordo
  • Roda de liga leve
  • Faróis de neblina
Argo GSR
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fiat Argo Drive 1.3 GSR – R$ 62.790

O Argo vive um dilema sob o capô, que só se resolverá no ano que vem. O compacto italiano tem duas combinações que abandonam o pedal da embreagem. Uma associa o moderno motor Firefly 1.3 de 109 cv e a malfadada caixa GSR automatizada. A outra opção combina uma polivalente transmissão automática de seis marchas e o defasado motor Etorq1.8 de 139 cv, que tem como principal queixa o consumo elevado.

No ano que vem estrearão a linha de motores turbo 1.0 e 1.3, com potências entre 130 cv e 170 cv, que terão conexão com uma transmissão do tipo CVT, conforme afirmação do presidente FCA, Antonio Filosa, com exclusividade a este que lhes escreve.

Argo GSR
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Dessa forma, o Argo Drive GSR surge como a opção mais em conta na linha do compacto. Seu pacote de conteúdos segue o padrão dos hatches automáticos na casa dos R$ 60 mil, mas não investe em itens visuais mais refinados.

Principais conteúdos de série

  • Direção elétrica
  • Volante multifuncional
  • Ajustes de altura do volante e banco do motorista
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Central Multimídia (com rádio AM/FM, MP3 Player, display colorido de 6,75″, Apple CarPlay, Android Auto e USB)
  • Computador de bordo
  • Assistente de partida em rampa (Hill Holder)
  • Isofix
HB20 Turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Hyundai HB20 Vision 1.6 AT6 – R$ 62.790

O Hyundai HB20 acaba de passar por sua primeira grande revisão, desde 2012. O modelo manteve a plataforma original, mas ganhou 30 mm a mais de entre-eixos, visual totalmente renovado e novo motor turbo 1.0 de 117 cv. Junto com a carranca nova, o compacto também teve sua linha toda revista.

HB20 automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A opção automática mais em conta da linha combina motor 1.6 de 130 cv e transmissão de seis marchas, com acoplamento por conversor de torque, semelhante à utilizada pelo Onix e Gol. Longe de ser a versão mais sofisticada, o hatch conta com pacote de conteúdos farto, com direito a Controle de Estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampa (Hill Holder).

Principais conteúdos de série

  • Direção elétrica
  • Volante multifuncional
  • Ajustes de altura do volante e banco do motorista
  • Quadro de instrumentos digital
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos
  • Central Multimídia (com rádio AM/FM, MP3 Player, Apple CarPlay, Android Auto e USB)
  • Computador de bordo
  • Piloto automático
  • Assistente de partida em rampa (Hill Holder)
  • Controle de estabilidade
  • Isofix
  • Rodas de liga leve aro 15
Sandero CVT
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Renault Sandero Zen 1.6 CVT – R$ 62.990

O Renault Sandero passou por sua primeira reestilização, desde 2014, e ganhou novas lanternas que não combinam com suas linhas gerais. Mas a grande novidade ficou pelo banho de loja que esse franco-romeno obteve.

O modelo que sempre teve como destaque o bom espaço interno e sua mecânica confiável, nunca escondeu a baixa qualidade de seu acabamento e escassez de conteúdos. A atualização trouxe mais tecnologia e comodidade, mas não resolveu a simplicidade da cabine.

Logan 2020 Intense
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ele passa a contar com motor 1.6 de 118 cv e 16 mkgf de torque, conectada a transmissão do tipo CVT, emprestada do Nissan March. Junto com a caixa, o hatch também passa a oferecer controles de estabilidade (ESP) e tração.

Principais conteúdos de série

  • Direção eletro-hidráulica
  • Volante multifuncional
  • Ajustes de altura do volante e banco do motorista
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Central Multimídia (com rádio AM/FM, MP3 Player, Apple CarPlay, Android Auto e USB)
  • Computador de bordo
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Isofix
  • Rodas de liga leve aro 16
Citroën C3
Foto | Citroën/Divulgação

Citroën C3 Attraction 1.6 AT6 – R$ 64.090

O Citroën C3 chegou a ser um dos modelos nacionais mais sofisticados de sua categoria. Lançado em 2012, ele trazia uma pacote de conteúdos que faziam dele uma referência entre os compactos. Mas depois de oito anos o C3 perdeu fôlego. O hatch tem tido uma vida modesta no mercado brasileiro, com menos de 2,5 mil unidades licenciadas este ano. Números que impactam na tímida participação da marca francesa, com cerca de 1,0%.

Citroën C3 automático
Foto | Citroën/Divulgação

A desconfiança do consumidor diante da marca ajuda a colocar o C3 no fim da linha. Agora a marca se prepara para atualizar o modelo em 2020. No entanto, o C3 tem suas virtudes. Seu motor 1.6 de 118 cv garante ótimo comportamento ao modelo, principalmente quando combinado com o câmbio automático EAT6 de seis marchas. Apesar da idade, seu pacote de conteúdos é farto, no entanto peca em itens de segurança.

Principais conteúdos de série

  • Direção elétrica
  • Volante multifuncional
  • Ajustes de altura do volante e banco do motorista
  • Ar-condicionado eletrônico
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos
  • Central Multimídia (com rádio AM/FM, MP3 Player, Apple CarPlay, Android Auto e USB)
  • Computador de bordo
  • Retrovisores elétricos
  • Rodas de liga leve aro 15

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