InícioMatérias especiaisOs SUVs de entrada mais baratos do país

Os SUVs de entrada mais baratos do país

- publicidade -
- publicidade -

Veja os crossovers e utilitários que custam menos para o seu bolso, mas se prepare porque nenhuma versão consegue mais ficar abaixo dos R$ 100 mil 

Por Fernando Miragaya

Comprar carro virou tarefa difícil com os preços que estão aí, e se for comprar um utilitário esportivo o sarrafo ficou bem mais alto. Porém, a categoria que virou obsessão do mercado tem lá os seus SUVs de entrada que até podemos chamar de baratos. 

A Jeep, inclusive, recentemente estreou uma nova versão inicial do Renegade, conforme Autos Segredos já havia antecipado. Mesmo assim, não se empolgue. Com o reajuste na linha Fiat Pulse, nenhuma versão de entrada de um SUV, hoje, tem preço abaixo dos R$ 100 mil, só nos seis dígitos.

Elaboramos uma lista com os SUVs de entrada mais baratos do mercado brasileiro. Ou seja, relacionamos apenas as versões básicas de cada crossover ou utilitário. Detalhamos valores, conjuntos mecânicos e outras características de cada um. Os preços foram levantados na primeira semana de maio de 2023.

1º Fiat Pulse

  • Versão: Drive 
  • Motor: 1.3 8V flex
  • Potência: 107/98 cv a 6.250 rpm
  • Torque: 13,7/13,2 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Porta-malas: 370 litros
  • Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, DRL, Isofix, monitoramento dos pneus, faróis de LED, ar-condicionado automático, trio elétrico, multimídia com tela de 8,4″ e conexão sem fio com celular, piloto automático, alarme e volante com regulagem de altura
  • Preço: R$ 100.990

O utilitário esportivo derivado do Fiat Argo sofreu um reajuste de quase 10% logo no início de maio e a versão Drive deixou de fazer do modelo o único crossover abaixo dos R$ 100 mil. Mesmo assim, o Pulse se mantém como o SUV de entrada mais barato do mercado nesta única opção com câmbio manual em conjunto com o motor 1.3 Firefly. 

2º Peugeot 2008 Allure

  • Versão: Allure
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Potência: 120/113 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 15,7/15,4 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 355 litros
  • Principais equipamentos: quatro airbags, câmera de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com tela de 7″ e conexão com celular, i-Cockpit, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 16”
  • Preço: R$ 102.990

Chamam-o de hatch bombado ou perua anabolizada. Isso quem lembra que o crossover ainda é produzido em Porto Real (RJ). Tudo bem, fato é que o 2008 tem boa dinâmica e é o SUV de entrada mais barato do país vendido com câmbio automático – o Pulse AT custa R$ 5 mil a mais que o modelo da Peugeot.

3º Citroën C4 Cactus

  • Versão: Live Auto
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Potência: 120/113 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 15,7/15,4 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 320 litros
  • Principais equipamentos: controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com tela de 7″ e conexão com celular, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade e faróis e lanterna de neblina
  • Preço: R$ 108.990

O Citroën C4 Cactus é o terceiro SUV de entrada mais barato do país, isso na versão Live. O modelo usa o mesmíssimo conjunto mecânico do 2008, com o qual compartilha também a plataforma na fábrica fluminense. Oferece a mais que o irmão o ESP, mas só recebe os airbags frontais exigidos por lei.

4º Nissan Kicks

  • Versão: Active
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Potência: 113/110 cv a 5.600 rpm
  • Torque: 15,3/15,2 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático CVT 
  • Porta-malas: 432 litros
  • Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, monitoramento dos pneus, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, som com USB e Bluetooth, piloto automático, alarme, tag Sem Parar, volante com regulagens de altura e profundidade e faróis de neblina
  • Preço: R$ 112.990*

No site da Nissan, o Kicks em sua versão de entrada aparece por R$ 110.990, mas na tabela oficial da montadora custa R$ 112.990. Isso porque o SUV compacto da marca japonesa só é vendido com pintura metálica, que adiciona R$ 2 mil. De qualquer forma, figura entre os mais baratos e empata no Duster, mas fica à frente por oferecer airbags a mais e caixa automática.

5º Renault Duster

  • Versão: Intense
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Potência: 120/118 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Porta-malas: 475 litros
  • Principais equipamentos: controles de estabilidade, tração e subidas, câmera e sensor de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, multimídia com tela de 8″ e conexão sem fio com celular, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, start/stop do motor, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 16”
  • Preço: R$ 112.990

A robustez, o espaço interno e a capacidade de carga acima de meia tonelada são as principais razões para o Duster existir. O SUV também se mantém entre os modelos de entrada mais baratos, apesar de ter sofrido um reajuste de mais de 15% recentemente. Perde no desempate para o Kicks por não ter airbags a mais que os frontais.

6º Volkswagen T-Cross

  • Versão: Sense
  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Potência: 128/116 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas 
  • Porta-malas: 373 litros
  • Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, piloto automático, sensor crepuscular, alarme e volante com regulagens de altura e profundidade
  • Preço: R$ 116.550

O T-Cross consegue ser o SUV de entrada mais barato com motor turbo. O utilitário esportivo se vale do propulsor TSI, com desempenho de sobra. Porém, esta opção básica do modelo da Volks não vem com muitos equipamentos, sequer oferece som ou central multimídia.

7º Hyundai Creta

  • Versão: Action
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Potência: 130/123 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 16,5/16 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas 
  • Porta-malas: 431 litros
  • Principais equipamentos: controles de estabilidade, tração e subidas, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, som com USB e Bluetooth, piloto automático, sensor crepuscular, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, start/stop do motor, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 16”
  • Preço: R$ 116.590

O Creta garante seu lugar entre os SUVs de entrada mais baratos graças ao modelo antigo – o novo custa R$ 16 mil a mais. O crossover sobrevive em opção solitária Action, a única também a usar o motor 1.6 Gamma. Entre os destaques, o espaço interno parecido com o de crossovers médios, e o baixo custo de manutenção.  

8º Jeep Renegade

  • Versão: T270
  • Motor: 1.3 8V turboflex
  • Potência: 185/180 cv a 5.750 rpm
  • Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas 
  • Porta-malas: 385 litros
  • Principais equipamentos: seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, faróis full LED, DRL, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com tela de 7” e conexão sem fio com celular, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, start/stop do motor e rodas de liga leve aro 17”
  • Preço: R$ 125.990

A Jeep acaba de lançar uma nova versão de entrada do seu SUV compacto, e ele já figura na lista dos mais baratos do país, à frente de Nivus e Tracker. Esse Jeep Renegade sem sobrenome custa R$ 9 mil a menos que a variante Sport e vem com bom recheio de equipamentos. O motor é o valente 1.3 com até 185 cv de potência com etanol.

9º Volkswagen Nivus

  • Versão: Comfortline
  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Potência: 128/116 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas 
  • Porta-malas: 415 litros
  • Principais equipamentos: seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera e sensor de ré, faróis de LED, DRL, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado, carregador de smartphone por indução, quadro de instrumentos eletrônico, trio elétrico, multimídia com tela de 8” e conexão com celular, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, start/stop do motor e rodas de liga leve aro 16”
  • Preço: R$ 127.390

O crossover compacto só é negociado em duas versões de acabamento e a Comfortline figura entre os SUVs de entrada mais baratos. Além do bom motor turbo TSI – mesmo do VW T-Cross -, tem comportamento dinâmico apurado e itens de assistência ao motorista importantes, como o ACC com frenagem automática. A propósito, é um dos mais bem equipados da lista.

10º Chevrolet Tracker

  • Versão: – Turbo
  • Motor: 1.0 12V turboflex
  • Potência:  116 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas 
  • Porta-malas: 393 litros
  • Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com tela de 8” e conexão com celular, chave presencial, sensor crepuscular, piloto automático, alarme e volante com regulagens de altura e profundidade
  • Preço: R$ 127.690

A configuração sem sobrenome do Chevrolet Tracker fecha o ranking de SUVs de entrada mais baratos do país. Custa só R$ 300 a mais que o Nivus, ganha em espaço interno da cabine, perde em equipamentos – até o ar deixou de ser automático nesta versão. Mesmo assim, tem bom recheio e o motor turboflex de três cilindros.

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Titano é o nome da picape média da Fiat que brigará com Hilux e S10:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -