InícioMatérias especiaisConfira 27 carros que deram adeus ao mercado em 2021

Confira 27 carros que deram adeus ao mercado em 2021

- publicidade -
- publicidade -

Lista inclui modelos que deixaram de ser fabricados e também os que tiveram suas importações interrompidas. Há também fim de motores e versões

Entramos no último dia de 2021 e ainda tem carro caindo do telhado. Hoje (31/12), foi vez do Fiat Grand Siena e do Doblò terem seu descanso oficializado. A lista de baixas já conta 27 modelos confirmados, mas ainda há outros que não emplacarão 2022, como WR-V, elevando a lista 28 carros. Alguns modelos deixaram de ser oferecidos por questões comerciais ou por não atender o novo regime de emissões do Proconve PL7. A lista também inclui o fim da marca Troller no Brasil.

A lista também inclui versões e motores que deixaram de ser oferecidos como a S10 que perdeu o motor 2.5 Flex.

Ford

A lista de carros que deram adeus ao mercado em 2021 começou logo em janeiro quando a Ford encerrou sua produção local e matou de uma só vez Ka, Ka Sedan e EcoSport.

A Ford fechou as fábricas de Camaçari (BA) onde eram produzidos os três modelos e também a de Taubaté (SP) na qual eram produzidos motores.

A marca também interrompeu as importações do Edge.

Com o fim da produção local, a marca americana se tornou um importador e passou a atuar num segmento mais Premium com a chegada dos importados Bronco e também da van Transit.

Troller

Logo no começo do ano quando soltou a bomba do fim da sua produção local, a Ford também confirmou o fim da Troller e consequentemente o fim do T4. O SUV raiz do mercado brasileiro teve sua produção encerrada no último trimestre.

A Ford chegou a ter compradores para a marca, mas no fim optou por vender somente as instalações, o que acabou afastando os interessados. Afinal, fábrica sem marca e modelo de pouco adianta.

Honda

A Honda em sua renovação de linha matou o Civic que foi seu primeiro carro a ser produzido no Brasil na fábrica de Sumaré (SP). O sedã médio foi nacionalizado em 1997 em sua sexta geração até o fim de 2021 quando a décima deixou de ser produzida.

No caso do Civic, será uma até logo, já que a marca retornará com o sedã médio via importação. A décima primeira geração já está em testes no Brasil, mas é claro que o sedã médio terá outro posicionamento no mercado brasileiro e deverá atuar mais como um modelo de nicho.

Lançado no país em 2003, o Fit é outro carro que adeus ao mercado e também teve sua morte confirmada no Brasil. O monovolume com jeitão de hatch teve três gerações produzidas por aqui. A quarta chegou a ser avaliada, mas no fim acabou não sendo viável e o fabricante atuará no segmento com o City Hatch.

Irmão de corpo e alma do Fit, o WR-V não teve seu fim confirmado oficialmente. Mas como ele não teve atualizações para atender ao programa Proconve PL7, o SUV também já não é mais produzido.

O WR-V seguirá sendo vendido até março quando finaliza a data limite para faturar carros produzidos até 31 de dezembro de 2021.

Toyota

Em março, a lista de carros da Toyota que deram adeus ao mercado começou com fim fim da oferta de Etios e Etios Sedan, em março. Mas a dupla compacta segue em produção para atender outros mercados. Lançados em 2012, o Etios era um projeto indiano para atender mercados emergentes.

A dupla era equipada com motores 1.3 e 1.5 com opções de transmissão manual de cinco velocidades ou automática de quatro marchas.

Já no mês de agosto, a Toyota confirmou o fim das importações de Camry e Prius. A Toyota também acabou com as versões flex de Hilux e SW4 colocando fim ao motor 2.7 Flex.

Fiat

Fia Uno, Grand Siena e Doblò são os carros da marca que deram adeus ao mercado em 2021. Os dois primeiros por questões comerciais e o terceiro por não atender o programa de emissões PL7.

Uno e Grand Siena poderiam continuar em produção se a Fiat quisesse, mas por questões comerciais eles foram descontinuados. Mobi seguirá com o motor 1.0 Fire EVO e o 1.4 Fire EVO seguirá na Strada e também no Fiorino.

Já o Doblò é o único que sai por conta do regime de emissões do programa Proconve PL7.

CAOA Chery

Em outubro, o Autos Segredos antecipou que o CAOA Chery Arrizo 5 foi descontinuado. Mas a marca ainda nega mesmo tendo uma única unidade em 2021. O sedã chinês ficou três anos em produção vendendo no total 3.937 modelos.

Chevrolet

A Chevrolet Montana puxou a fila de modelos da marca que foram descontinuados. A veterana picape que tinha “cara” de Agile deixou de ser produzido em maio. Mas no caso dela é um até logo, já que a marca confirmou que Montana terá nova geração no Brasil.

Já nos últimas dias de novembro, a marca confirmou o fim do Tracker com transmissão manual e das versões Flex da S10 colocando fim ao motor 2.5 Ecotec.

A marca também confirmou o fim da dupla Joy e Joy Plus e consequentemente o fim do motor 1.0 SPE/4. O motivo do fim do motor e dos compactos é alto custo para adequá-los aos novos regime de emissões do Proconve PL7.

Volkswagen

Entre os carros da VW que deram adeus ao mercado em 2021 estão Fox,up!, Tiguan e versões do Jetta.

A marca encerrou a produção do up! no primeiro semestre. O subcompacto foi lançado em 2014 e ficou em linha por pouco mais de seis anos. Em 2020, todo veículo comercializado no Brasil teria que oferecer cinto de três pontos e apoios de cabeça em todas as posições, além do ISOFIX. Entretanto, a marca só apresentou o up! atendendo a legislação em dezembro de 2020, o subcompacto passou por nova homologação para levar apenas quatro ocupantes. Como o custo era alto, a marca optou por não instalar o cinto de três pontos central. Entretanto, logo no começo de 2021, a VW descontinuou o modelo numa operação sem muito sentido.

Já o Fox chegou ao mercado em 2003 e teve sua produção encerrada em setembro deste ano depois de 18 anos de produção ininterrupta. O motivo do fim de linha do modelo é que o custo para sua adequação ao Proconve PL7 era inviável. O seu motor 1.6 8v ainda em oferta no Gol e Voyage não poderá mais ser oferecido em 2022.

A VW também descontinuou o Tiguan R-Line, mas afirmou que ele retornará de visual renovado em 2022.

Mitsubishi

A Mitsubishi deixou de produzir o ASX em novembro. Lançado em 2010 no mercado brasileiro, o Mitsubishi ASX deixa de ser produzido no Brasil. SUV acabou ficando “perdido” na linha com o lançamento do Outlander Sport que é uma evolução do antigo modelo.

Volvo

No apagar das luzes de 2021, a Volvo comunicou que não venderá mais o XC40 Hybrid. A partir de 2022, o SUV será oferecido somente em sua versão 100% elétrica chamada de Recharge.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -