InícioMatérias especiais16 dias depois, Volkswagen confirma fim do Fox

16 dias depois, Volkswagen confirma fim do Fox

- publicidade -
- publicidade -

Autos Segredos noticiou no dia 21 de setembro que o Volkswagen Fox teve sua produção encerrada. Marca negou em nota a nossa reportagem. Hoje (6/10), fim é confirmado

23h59 – Volkswagen – “O Fox continua sendo comercializado normalmente no Brasil. A produção também continua normalmente.”

00h00 – Volkswagen – “O Fox deixa de ser produzido para dar mais espaço ao SUVW na linha de produção da moderna planta de São José dos Pinhais (PR). A última unidade do Fox que saiu da linha de montagem – versão Xtreme na bela cor Vermelho Tornado – passará a fazer parte do acervo da Volkswagen do Brasil e será uma das atrações da Garagem VW, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).”

Como é de praxe no jornalismo, nossa reportagem entrou em contato com a Volkswagen no dia 20 de setembro pedindo um posicionamento sobre o fim de produção do Fox. O Autos Segredos recebeu a informação no dia 17 de setembro que um fornecedor exclusivo de estruturas para o hatch tinha encerrado suas atividades e demitido todos seus funcionários da linha de produção. Questionamos a marca se ela tinha elencado outro fornecedor de peças para o Fox, mas não fomos respondidos e o fabricante soltou apenas a nota que abre esse texto. Publicamos seu fim no dia 21 de setembro.

Agora, 16 dias depois, a marca solta uma segunda nota dizendo que o Fox deixou de ser produzido. No caso em questão, quando o Autos Segredos questionou o fabricante, o fim de produção já era fato e a decisão já tinha sido tomada antes dos 16 dias que separam nosso contato e a nota oficial. Enfim, o que importa é que a informação que recebemos no dia 17 estava correta.

Sai de cena depois de 18 anos

O Volkswagen Fox chegou ao mercado em 2003, inicialmente, na carroceria de duas portas. Ele era vendido com opções de motores 1.0 e 1.6, ambos Total Flex. Ele foi projetado no Brasil e chegou a ser vendido na Europa. O hatch teve mais de 1,8 milhão de unidades produzidas na planta de São José dos Pinhais (PR), sendo que aproximadamente 1,3 milhão foram vendidas no mercado interno e cerca de 500 mil unidades exportadas para diversos países em todo o mundo.

Segundo a Volkswagen, o Fox foi pensado de ‘dentro para fora’ a partir do conceito Designed Around the Passenger (desenhado em torno do passageiro). Além da versão aventureira, o hatch deu origem também aos modelos SpaceFox e SpaceCross. Ele também foi o primeiro carro da marca a utilizar o motor de três cilindros 1.0 12V Total Flex e a adotar o câmbio manual de seis marchas.

Preços de fim estoque

Nos últimos anos, o Fox teve sua gama de versões reduzidas. Hoje ele é vendido nas opções Connect por R$ 61.690 e na Xtreme, cotada a R$ 67.430. Curiosamente, as duas são vendidas como linha 2022.

Vendas em 2021

O Fox era o modelo mais antigo da VW em produção. Apesar da idade, ele era bom de venda. No acumulado de vendas de janeiro a setembro o compacto registrou 15.947 unidades emplacados segundo dados consolidados pela Fenabrave.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -