Veja os modelos mais visados pela bandidagem, segundo o número de sinistros de roubos e furtos

Por Fernando Miragaya

Comprar um automóvel implica em várias obrigações. Tem impostos, manutenção, combustível e… seguro. Pois é, o roubo e furto de veículos continuam a ser uma dor de cabeça para os donos e uma das alternativas para minimizar o prejuízo é recorrer às seguradoras. Mas você imagina quais são os carros mais roubados do país?

Recorremos à Superintendência de Seguros Privados (Susep), que faz um levantamento regular do número de sinistros de modelos segurados. O Índice de Veículos Roubados (IVR) mostra a incidência de roubos e furtos por modelo e versão de carro. O número considera a porcentagem de ocorrências dentro de um total de unidades seguradas daquele carro específico.

Por esta razão, só consideramos nesta lista veículos com mais de 100 mil unidades expostas, ou seja, que têm cobertura do seguro e estão registradas no banco de dados da Susep. Um número muito baixo de modelos segurados pode não representar um índice confiável.

Confira, então, os carros mais roubados, de acordo com o IVR – a relação tem carros que saíram de linha ou versões específicas de cada modelo que seguem os critérios da Susep. Os índices são referentes a agosto de 2021.

Fiat Uno 1.0

O compacto é um dos carros mais roubados do país, ou melhor: o carro mais roubado do Brasil. Segundo a Susep, o IVR do hatch da Fiat é de 0,773 – em um universo com mais de 130 mil carros segurados. Como é um modelo que vende bem desde o lançamento, a facilidade de vendas no mercado paralelo o torna um modelo visado.

Fiat Palio 1.0

O modelo fica muito pouco atrás do Uno entre os carros mais roubados. O índice de sinistros de roubo e furto do Palio é de 0,772 entre os quase 164 mil modelos cobertos por algum tipo de seguro. A bandidagem cresce o olho para cima do Fiat devido também à questão de peças e facilidades de arrombamento das portas.

Carros mais roubados: Volkswagen Gol 1.0

Mais um modelo com motor 1.0 no “pódio” dos carros mais roubados do país. O Gol tradicionalmente sempre foi desejado pelos criminosos, justamente por vender que nem água e ter figurado por 28 anos como o mais emplacado do país. Isso vira um prato cheio para o mercado de peças roubadas. O hatch da VW tem índice de 0,757 em uma gama com mais de 207 mil automóveis segurados.

Volkswagen Fox 1.6

A rapidez para se desmontar um Fox é uma das razões apontadas pelos especialistas para o modelo ser o quarto carro mais roubado do pedaço. O veterano hatch altinho anota IVR de 0,745 em meio às 135 mil unidades que têm cobertura registrada na Susep. E ainda compartilha de muitos componentes com outros carros que vendem bem dentro da marca alemã, o que sempre aumenta o olho grande dos ladrões.

Renault Sandero

Aqui, o índice de 0,654 contempla diferentes versões do compacto da marca francesa. São quase 180 mil Sanderos segurados, segundo a Susep. Entre os pontos que contribuem para o modelo estar entre os carros mais roubados, a facilidade em arrombar as portas do hatch e a alta demanda por componentes.

Carros mais roubados: Hyundai HB20

Apesar da fama do passado de seguro muito caro, o Hyundai HB20 é “só” o sexto carro mais roubado do país. Entre as mais de 320 mil unidades seguradas do hatch da marca sul-coreana, a porcentagem de roubos e furtos é de 0,645%. O sucesso rápido que o modelo teve no mercado e os preços caros das peças originais são apontados como fatores que o tornam visado.

Carros mais roubados: Ford Ka 1.0

O compacto deixou de ser produzido no início do ano depois que a Ford bateu em retirada do país e se tornou uma mera importadora. Mesmo assim, ainda é cobiçado pela bandidagem e figura entre os carros mais roubados do país. Facilidade de peças e preços mais caros na rede autorizada explicam o índice de roubo/furto de 0,640 dentro de um universo com 178 mil modelos cobertos.

Chevrolet Celta 1.0

O antigo carro de entrada da GM deixou de ser produzido em 2015, mas vendeu tanto que ainda tem quase 123 mil unidades seguradas pelo país. Com IVR de 0,610, também ainda é visado pelos gatunos devido ao comércio ilegal de peças, especialmente partes da carroceria. Fora a facilidade que se tem em arrombar a porta, em especial das versões 2p.

LEIA TAMBÉM:

Honda Civic

O primeiro sedã médio entre os carros mais roubados é o Civic. O exemplar da marca japonesa tem 0,594% de sinistros de roubo e furto, entre as mais de 140 mil unidades seguradas. O modelo é visado especialmente para fugas dos bandidos, mas os preços caros cobrados no pós-venda da rede também colaboram.

Carros mais roubados: Chevrolet Prisma

Assim como seu irmão Celta, o Chevrolet Prisma também está entre os carros mais roubados do país por ter vendido muito durante quase uma década, o que fomenta um segmento paralelo e clandestino de componentes de todos os tipos. Tem IVR de 0,565 e mais de 170 mil veículos com algum tipo de seguro.

Ford EcoSport

Outro Ford que bateu asas e voou do país, e outro entre os mais visados. O SUV compacto fecha a lista de carros mais roubados, com 0,555% de ocorrências do tipo entre os 123 mil modelos segurados, de acordo com a Susep. Vale lembrar que foi um modelo que vendeu muito, especialmente em sua primeira geração, e tinha maior valor agregado que o Ka.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.