Motor 1.3 turbo flex é destaque do SUV médio 2022, além de para-choque dianteiro e painel central renovados. Itens de série incluem faróis de LED, conectividade e seis airbags. Leia teste

Por Paulo Eduardo

O SUV Compass 2022 é equipado com motor 1.3 Turbo flex, que tem bloco de alumínio, cabeçote multiválvulas, injeção direta e corrente de distribuição.

O sistema eletro-hidráulico MultiAir controla com flexibilidade a elevação e duração de abertura das válvulas de admissão e varia a taxa de compressão do motor.

Apesar dos 1.585 quilos da versão Longitude do Compass, o desempenho é bom, com acelerações rápidas e progressivas assim como as retomadas (ultrapassagens). Curiosamente, percebe-se ligeira aspereza no funcionamento do motor com gasolina. Não identificamos isso com etanol.

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A relação peso/potência com etanol é de 8,5 kg/cv e de 8,8 kg/cv com gasolina. O consumo médio de gasolina registrado no computador de bordo foi de 6 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada. Ambos com ar desligado. Sistema start/stop, que desliga e liga motor em parada, ajuda na redução do consumo.

Câmbio é automático de seis marchas com opção de troca manual por aletas no volante ou movimentando-se a alavanca. Útil para usar o freio-motor e poupar freios em descida. A tecla Sport eleva a rotação de troca das marchas, que ficam mais rápidas, e a direção, mais pesada.

As trocas no câmbio automático com conversor de torque não têm o imediatismo do câmbio de dupla embreagem, mas não comprometem. Ocorrem trancos leves nas trocas e as relações de quinta e sexta marchas são de economia.

Os faróis com luz de LED iluminam muito bem, mas facho baixo curto requer lampejar o alto. Há regulagem elétrica de altura do facho de farol, importante com ocupantes no banco traseiro e bagagens no porta-malas.

Limpadores do para-brisa e do vidro traseiro limpam área suficiente para ter boa visibilidade. Cumprem bem a função assim como os lavadores.

O para-choque dianteiro foi redesenhado e o ângulo de ataque passou de 16,2 graus para 21,5 graus, mas ainda longe dos 30,6 graus das versões com motor turbodiesel. A grande altura do solo permite rodar por caminhos ruins sem tocar a parte inferior.

Em caso de perda de aderência, pode-se desligar o controle de estabilidade (ASR) para que o sistema freie a roda deslizante e transfira o torque para a outra. Freios a disco nos dois eixos eficientes em simulação de emergência.

Apesar da suspensão traseira multibraços, o rodar é desconfortável sobre piso irregular pelas rodas grandes (aro 18) e pneus de perfil baixo (55). Não há milagre. A ditadura da moda descarta o conforto. Em piso liso, não há problemas.

As alterações internas foram no painel central e nos forros de porta. Tela tátil do sistema multimídia é de 10,1 polegadas. A nova central é mais veloz no processamento de dados. Há serviços conectados como localização de posto de combustíveis e pontos de interesse, e partida remota do veículo.

Há mais porta-objeto em relação ao modelo anterior. Navegação é nativa e espelhamento do celular com Android e Apple dispensa o fio. É boa a iluminação do habitáculo como também dos comandos para visualizar à noite. Comandos de vidros, ar-condicionado e de áudio estão bem posicionados.

O quadro de instrumentos é analógico e inclui o útil indicador de temperatura do motor. Apenas a parte central, entre o conta-giros e o velocímetro, é digital de sete polegadas com informações diversas do veículo computador.

Interior é bem acabado com material emborrachado no painel central. Porém, as pontas de parafuso na dobradiça central das portas dianteiras destoam. Forração em couro torna o ambiente elegante, mas não transpira.

Couro liso no volante, que provoca deslizamento das mãos, é uma das falhas em ergonomia assim como o assento traseiro baixo. Entretanto, as pernas esticadas não ficam tão elevadas a ponto de provocar desconforto. Se recolhidas, ficam elevadas.

É preciso abaixar um pouco para acessar o banco traseiro. É bom o espaço para pernas devido à grande distância entre-eixos. Encosto do banco traseiro é fracionado (1/3 e 2/3).

Tampa do porta-malas, de bom tamanho e bem acabado, é pesada e tem local de fechamento somente no lado direito, tornando a tarefa mais difícil para canhoto.

Retrovisores grandes proporcionam boa visibilidade. Boa definição da câmera de ré é importante em manobra. Diâmetro de giro maior (11,3 metros) requer movimentar mais o volante.

Direção com assistência elétrica é leve em manobra e tem mais peso em alta. São 2,6 voltas de um batente ao outro, que a deixa mais direta. Volante agrupa comandos de áudio, fone e controle de velocidade.

O Jeep Compass Longitude 1.3 Turbo é bem equipada: ar-condicionado automático de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular, partida e destravamento de portas sem uso de chave, freio de estacionamento eletrônico, sistema de pressão de pneus, entre muitos outros.

O preço sugerido do Compass 1.3 Turbo Longitude é de R$ 162.990. Os opcionais disponíveis no site do consumidor são o couro na cor cinza, que custa R$ 1.600, e o pacote 80 anos. Pintura metálica tem custo de R$ 1.900 e a com pigmento de pérola, R$ 2.400. A pintura na cor verde recon não é cobrada.

O teto solar, que equipa versão avaliada, não figura na lista de opcionais temporariamente.

O pacote 80 anos inclui assistente de estacionamento automático, carregamento de celular por indução, acabamento externo em grafite, som Beats, retrovisores externos com rebatimento automático e partida remota. Preço: R$ 8 mil.

A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Compass 1.3 turbo 2022

Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 185 cv (etanol) /180 cv (gasolina) de potências máximas a 3.750 rpm e 27,5 kgfm (e/g) de torque máximo a 1.750 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora; altura do solo, 20,5 centímetros

Rodas/pneus
7×18” de liga leve /225/55R18

Peso
1.585 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
400 kg

Capacidades (litro)
Tanque, 60; porta-malas, 476; ângulos de ataque/saída/rampa, 21,5/30,7/20,5 graus

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,404; largura, 1,819; altura, 1,628; distância entre-eixos, 2,636

Desempenho
Velocidade máxima, 206,5 km/h (e)/204 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 9,3 segundos (e)/9,7 segundos (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,1 (e)/10,3 (g); estrada, 8,6 (e)/11,9 (g)

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