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Carros antigos à venda na OLX

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10 modelos clássicos que fazem a cabeça de qualquer entusiasta de automóveis 

Por Fernando Miragaya

As plataformas de negociação de veículos são uma ótima ferramenta para encontrar modelos zero quilômetro, seminovos e usados. Mas em sites como o da OLX também tem carros mais antigos à venda, que já se tornaram clássicos.

São preciosidades dignas de um garimpo virtual que só a pesquisa já vale a diversão. Separamos 10 carros antigos à venda na OLX e em outros sites para você chamar de seu, ou apenas admirar como uma bela obra de arte.

Ford Maverick V8

O cupê é um dos carros antigos mais cobiçados e pesquisados à venda na OLX. Só para se ter ideia, os preços de um exemplar V8 do modelo da Ford podem chegar a R$ 180 mil na plataforma de e-commerce.

Bem diferente da época em que o Maverick existiu. Lançado em 1973, ele foi uma decepção nas vendas, até pela forçação de barra da Ford. Nas clínicas de mercado, os potenciais clientes tinham preferido o alemão Taunus – as outras opções eram o Maverick e o inglês Cortina.

Não satisfeita a Ford ainda lançou o Maverick com o obsoleto motor do Jeep Willys dos anos 1930, que bebia demais e andava de menos. Faz de 0 a 100 km/h em mais de 20 e as médias ficam abaixo dos 9 km/l. Ficou conhecido como o carro que “anda como um quatro cilindros, mas bebe como um V8”.

Mas tudo melhorou com os Maverick V8, que são diversão garantida. Não estranha que os modelos com o 5.0 de 135 cv sejam os mais valorizados entre os carros antigos da Ford à venda na OLX. Ainda tem os raros Quadrijet, com carburador de corpo quádruplo e 185 cv. 

Mesmo assim, os quatro-cilindros que vieram depois de duas Crises do Petróleo também têm espaço no site de vendas de veículos. E também têm preços que geralmente passam dos R$ 70 mil. Um carro que durou apenas seis anos no Brasil, vendeu menos de 100 mil unidades, mas que será eternizado.

Jeep CJ5

O utilitário da Willys-Overland lançado para atividades militares e se aventurar no campo de batalha na Segunda Guerra Mundial teve muitas variantes e gerações ao longo de sua trajetória vitoriosa. Hoje, é um dos carros clássicos e antigos à venda na OLX e em diversos sites de negociação de veículos usados com preços entre R$ 30 mil e R$ 60 mil.

Uma das fases mais emblemáticas do Jeep Willys é a CJ-5. Lançada em 1954 e derivada do jipe militar M38A1 (desenvolvido para a Guerra da Coreia), foi produzida até 1983. Por isso mesmo é um dos mais populares, já que contabilizou mais de 600 mil unidades feitas em todo o mundo.

No Brasil, o CJ-5 foi fabricado a partir de 1957 na fábrica de Taboão (SP). Começou com um motor quatro-cilindros, mas as unidades mais legais à venda são as com o 2.6 de seis cilindros, 90 cv e 18,6 kgfm a 2.000 rpm. Detalhe que esse foi o primeiro motor a gasolina produzido no país, em Taubaté (SP).

Volkswagen Fuscão

Fusca é Fusca em qualquer canto do mundo e obviamente sempre torna-se dica de carro antigo à venda na OLX e em outros sites. Nesta relação, suspiramos pelo 1500 dos anos 1970, popularmente chamados de Fuscão devido ao motor de maior capacidade e também a umas mexidas promovidas pela Volkswagen.

Lançado em 1970, o Fusca 1500 tinha motor boxer de quatro-cilindros, 52 cv a 4.600 rpm e 10,3 kgfm a 2.600 rpm. Também recebeu suspensão dianteira mais alta e reforçada e bitola mais larga herdada da família Typ 3: 1600 (“Zé do Caixão”)/TL/Variant. 

No desenho, o Fuscão herdava algumas alterações do original alemão. O pára-choque tem lâmina única e na traseira adotou as lanternas canoas. As calotas eram da Variant, assim como os bancos. Os modelos 1973 tiveram os para-lamas dianteiros redesenhados enquanto a tampa traseira do motor passou a ter mais frestas.

O Fusca 1500 foi produzido até 1985. Nos anúncios, há exemplares em diversos estados de conservação e originalidade – muitas unidades com placa preta, inclusive. Os preços partem de R$ 10 mil e podem chegar a R$ 40 mil.

Chevrolet Veraneio

De símbolo da repressão a carro antigo e clássico à venda na OLX. A (ou “o”) Veraneio pode ser considerado um dos ancestrais do que hoje chamamos de utilitário esportivo. Apresentada como C-1416 em 1964, cinco anos depois o modelo adotou o nome que a tornou conhecida.

Pela versatilidade, logo se tornou o carro predileto de órgãos governamentais. Com mais de 5,1 metros de comprimento e quase 3 m de entre-eixos, tinha opção de terceira fila de bancos, o que aumentava sua capacidade para nove passageiros. O motor dos primeiros anos era o 4.3 de 142 cv de potência com câmbio manual de três marchas na coluna de direção.

Com o tempo, também melhorou sua faceta familiar. A configuração DeLuxo, lançada em 1970, tem apliques que imitam madeira Jacarandá, rádio, carpete no porta-malas, faixas laterais na carroceria e calotas. Ao longo da década passou por uma reestilização e a ter assistência hidráulica na direção.

O volante é o do esportivo Opala SS. Já das versões normais do sedã grande a Veraneio também herdou o motor 2.5 quatro cilindros de 87 cv para equipar opções de entrada e menos beberronas em tempos de Crises do Petróleo. 

Os carros do começo dos anos 1980 carregam reestilização e o 4.1 seis canecos de 151 cv do Opalão, a gasolina ou álcool, com transmissão manual de quatro marchas com alavanca no assoalho. A Veraneio mais tradicional foi produzida até 1989, quando foi substituída por uma segunda geração quadradona, derivada da picape D20.

Puma GTE

Um dos mais famosos fora de série brasileiros é um esportivo icônico até hoje. Só que a versão talvez mais lembrada e negociada é a GTE, que usa chassi da Brasília e é equipada com motor boxer 1.5 refrigerado a ar, com 60 cv e carburador de corpo duplo. 

Contudo, nos anos 1970, havia vários kits com motores maiores e que extraíam mais potência do cupê – até 90 cv! As unidades da década de 1970 do esportivo brasileiro também são equipadas com freios a disco na frente e com lanternas trazidas do VW 1600 – o Zé do Caixão.

São estes carros antigos que estão anunciados na OLX por preços entre R$ 40 mil e R$ 80 mil. Tem até as derivações conversíveis, chamadas inicialmente de GTE Spider, com teto de lona ou rígido, e que depois passaram a ser chamadas de Puma GTS.

Volkswagen Karmann-Ghia

Entre os carros antigos à venda na OLX têm também lindezas como o Karmann-Ghia. O modelo projetado pelo estúdio italiano Ghia foi lançado no Brasil em 1962 – primeiro lugar onde o cupê foi produzido fora da Alemanha. 

O Karmann-Ghia brasileiro seguia a receita alemã: feito sobre o chassi do Fusca, era enviado para a Karmann, que finalizava o cupê em um processo quase artesanal. O motor do exemplar brasileiro que você encontra nos anúncios também era do Besouro, o 1500, depois substituído pelo 1600.

Das 23 mil unidades produzidas até 1971 – quando surgiu a segunda geração, com sobrenome TC, não tão famosa -, muitas são negociadas hoje a preço de ouro. Um Karmann-Ghia bem conservado e com alto índice de originalidade pode custar mais de R$ 130 mil nos sites de compra e venda de veículos. 

Chevrolet Opala Coupé

O Opala por si só é um carro emblemático e que sempre tem unidades disponíveis na OLX e em outros portais de venda de automóveis. Só que o modelo da General Motors teve variantes ainda mais especiais ao longo de sua trajetória de mais de duas décadas.

Em 1972, um ano depois de surgir a versão esportiva SS, a linha Opala aumentou sua pegada arrojada com a configuração Coupé. Com coluna traseira inclinada, duas portas, ausência de coluna central e janela traseira retrátil, é um dos veículos mais bacanas já feitos no Brasil.

Inspirado no Opel Rekord, começou de cara com o cultuado motor 4.1 seis cilindros que estreou justamente no SS. O Opala Coupé é outro modelo valorizadíssimo e que pode custar um rim se bem conservado. Os preços pedidos por unidades dos anos 1970 variam de R$ 60 mil a mais de R$ 100 ml. 

Ford Galaxie

Esse carro antigo é até difícil de encontrar à venda na OLX que não seja com placa preta e não custe mais de R$ 70 mil (isso, com sorte e muita pesquisa). O Galaxie trouxe um outro padrão de espaço interno e de automóvel requintado quando começou a ser vendido no Brasil, em 1967.

De cara, chamava a atenção pelo ambiente a bordo para lá de generoso, com bancos que parecem um sofá e espaço mais que suficiente para os seis passageiros. O acabamento primoroso e o velocímetro em escala horizontal eram outros diferenciais deste sedã de luxo que marcou também os anos 1970.

Com muitas variações de nome – LTD e depois Landau -, pode ser encontrado com o motor de 164 cv do início de vida ou com as variantes mais potentes, de 199 cv. Exemplos de modelos bem tratados entre as mais de 77 mil unidades do sedãzão fabricadas no Brasil até 1983.

Volkswagen Kombi “Corujinha”

O primeiro carro da Volkswagen fabricado no Brasil (a partir de 1957) tem muitos exemplares impecáveis à venda na OLX e em outros sites especializados na comercialização de automóveis antigos e usados. Especialmente dos anos 1960 e 1970, da primeira leva conhecida como Corujinha.

Com variantes van, furgão e picape, os preços podem ficar na casa dos R$ 30 mil, R$ 40 mil. Mas também podem facilmente rondar os seis dígitos, dependendo da versão e do índice de originalidade da Kombi.

As mais famosas usam o motor 1.5 de 52 cv, que popularizou a capacidade de carga da Kombi de quase 1 tonelada. Nos anúncios, também é possível encontrar veículos com pintura saia e blusa, para-brisas basculantes, janelas superiores e muitas adaptações bacanas de motor home.

Toyota Bandeirante

O primeiro Toyota produzido fora do Japão (em 1962) virou símbolo de jipe robusto. Tem gente que diz que ele roda mais de um milhão de quilômetros sem precisar mexer no motor. Exageros à parte, o que não falta é este carro antigo à venda na OLX em estado impecável e por valores que começam em R$ 40 mil – mas que podem facilmente passar dos R$ 120 mil.

A maior parte dos Bandeirante anunciados são dos anos 1980 e 1990. Até a linha 1994, o motor é o OM-324 diesel, de origem Mercedes-Benz e com 90 cv, bastante cultuado pelos fãs do jipe. A partir daquele ano, o fora de estrada adotou um propulsor Toyota de 96 cv, que muita gente torce o nariz pela questão de manutenção.

Seja como for, o Bandeirante é um modelo off-road raiz e projetado para tal. O nível de vibração é alto, o câmbio tem engates ruins e duros e o ambiente a bordo é extremamente simples. Contudo, o sistema de tração e as relações da transmissão, além da construção e do chassi, garantem a valentia e a robustez para este Toyota subir até parede.

Extra: Alfa Romeo 2300

Nosso 11º carro antigo à venda na OLX é um sedã que foi referência de modelo de luxo entre as décadas de 1970 e 1980. E que pode ser encontrado em anúncios por preços interessantes, que ainda não chegaram nos seis dígitos – boa arte oscila entre R$ 20 mil e R$ 60 mil, conforme o estado de conservação ou a mecânica.

Os exemplares da primeira fornada do primeiro e único Alfa produzido no Brasil saíram da antiga fábrica da FNM, em Duque de Caxias (RJ). Para a época, destacava-se não só pelo conforto e acabamento, mas por itens como freios a disco nas quatro rodas, cintos de três pontos e câmbio de cinco marchas, além do motor 2.3 de 140 cv com comando duplo de válvulas e câmbio de cinco marchas na coluna de direção. 

Já os modelos pós-1976 são conhecidos como Alfa 2300 B. Estes têm superfícies acolchoadas no painel frontal e veludo nos painéis das portas, além de maçanetas embutidas, alavanca do câmbio no assoalho e 141 cv de potência do motor 2.3. 

Já os modelos de 1978 até 1986 (último ano de produção do sedan) têm cidadania mineira. Nestas unidades feitas em Betim (MG), o motor 2300 com taxa de compressão maior gera 163 cv. 

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