InícioMarcasChevroletNostalgia: Chevrolet Blazer - das famílias para as polícias

Nostalgia: Chevrolet Blazer – das famílias para as polícias

- publicidade -
- publicidade -

Por Júnior Almeida/Esporte Automotor

Outro dia parado por alguns minutos em um semáforo no Bairro Cambuí, em Campinas (SP), fiquei observando por um bom tempo uma Chevrolet Blazer que estava ao meu lado, por sinal em ótimo estado de conservação e não, não era da polícia. Eu fiquei hipnotizado por alguns instantes em suas linhas extremamente modernas para a época, o design menos americanizado do que sua concorrente direta o Jeep Cherokee trouxe-me boas lembranças da sobriedade da General Motors sobre suas concorrentes no segmento de utilitários esportivos e automóveis de luxo. A Blazer unia os dois em um só modelo seguindo a tradição da saudosa Veraneio que não escapou de ser utilizada pelos órgãos do governo, tanto como viaturas policias na ditadura militar, como ambulância em bases militares ou utilitário de luxo coisa que anda na moda.


A Chevrolet apresentou um novo conceito de picapes para o nosso mercado, com carroceria intermediaria entre as pequenas como Fiat Fiorino e Volkswagen Saveiro e as grandes como Ford F-1000 e a Chevrolet D-20 surgia as picapes médias um seguimento que estava sendo introduzido com relativo sucesso através das picapes importadas como Toyota Hilux e Mitsubishi L-200.

Para não ficar para trás, a Chevrolet apresentou a S-10 em Fevereiro de 1995 com o diferencial de ser fabricada em solo nacional, a nova picape já incorporava a nova identidade visual com a frente arredondada, faróis trapezoidais com duplo defletor e para-choques incorporados ao estilo da carroceria deixando-a menos robusta e mais próxima do estilo de um automóvel de passeio, a cabine por sua vez exalava modernidade perto de suas concorrentes, com linhas arredondadas e os vidros rentes traziam um conceito nunca antes visto em uma picape nacional.

Em Novembro do mesmo ano a Blazer era apresentada ao público, com um design muito mais atraente do que a picape, o utilitário esporte oferecia um amplo espaço não só para bagagens, mas, para os passageiros que podiam usar e abusar do conforto que o modelo dotava.

O interior, muito próximo da versão americana contava um painel completo que incluía voltímetro, manômetro de óleo e conta-giros completavam os mostradores.

O acabamento de qualidade inclusive acima dos rivais importados era um dos grandes diferenciais. As primeiras unidades eram oferecidas com o mesmo motor da S-10, o mesmo utilizado no Omega, o bloco 2.2 litros com comando de cabeçote e oito válvulas e injeção monoponto desenvolvia 106 cavalos de potência, auxiliado pelo suave câmbio manual de cinco marchas, com o peso adicional da carroceria o motor se mostrou inapropriado para a Blazer que sofria para obter um bom desempenho.

Mas isso foi por pouco tempo, em 1996 era apresentada a versão DLX por sua vez a top de linha equipada com um poderoso motor seis cilindros 4.3 litros que desenvolve cerca de 180cv de potência e não decepcionaria mais seus futuros proprietários.

O destaque desse propulsor estava no torque elevado de 34,7 m.kgf a 2.600 rpm que transformava o criticado desempenho da Blazer em passado, pois, o modelo tinha médias de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, com velocidade máxima de 180km/h limitado eletronicamente transformando-a no veiculo nacional  dotado do motor com maior potência liquida disponível na época.

O ano de 1996 estava agitado dentro da Chevrolet, a marca tinha uma gama de automóveis que lideravam seus respectivos seguimentos e faziam inveja a concorrência mas os importados estavam tomando conta de um seguimento pouco concorrido. Entretanto, a GM estava de olho em abocanhar o consumidor que procurasse um utilitário esportivo de luxo, assim em novembro daquele ano apresentou a versão Executive, externamente as diferenças estavam nas rodas de liga leve douradas, lanternas escuras e as faixas na lateral, mas, o surpreendente estava no interior recheado com um primoroso acabamento, bancos de couro, ajuste elétrico no assento do motorista e para dar um toque final, aplique que simula madeira no console onde ficava opcionalmente a alavanca do cambio automático de quatro marchas, disponível quando acompanhada do poderoso motor V6.

Uma leve renovação visual veio em 1999 limitada apenas a dianteira, trazia uma grade maior e a tomada de ar do para-choque chamada de “boca de tubarão” pelo formato intimidador que a marca buscava para o futuro de seu utilitário e picape média.

Uma novidade para o seguimento foi a incorporação de airbag para o motorista nas versões DLX e Executive e os freios ABS nas quatro rodas trazendo uma melhora significativa em relação a segurança dos passageiros. A maior novidade chegaria em 2001.

Neste ano, tanto S-10 quanto a Blazer receberam uma atenção especial do centro de estilo da Chevrolet para incorporar as mudanças que o seguimento vinha sofrendo e para manter a liderança, pois a concorrência estava mais acirrada com Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L-200 e com um conjunto muito mais moderno do que a veterana, para isso uma ampla reestilização foi realizada.

A dianteira exibia faróis trapezoidais com dois refletores de superfície complexa acompanhado de uma grade mais robusta, acentuando a característica agressiva da gama assumindo um formato composto por linhas mais retilíneas. Já o interior apresentou boas surpresas com um painel mais moderno de formas arredondadas que trazia um tom de novidade num modelo bem sucedido.

Enfim o motor 2.2 litros era substituído por um 2.4 litros a gasolina que desenvolvia cerca de 128 cavalos de potência, poucas mudanças até sua aposentadoria foram incorporadas a linha, basicamente o conjunto o conjunto de propulsores foi alterado, incorporando um motor 2.8 litros a diesel e a descontinuação do V6 a gasolina, que não era um dos mais econômicos.

Com mais de 15 anos em produção a Blazer como conhecemos foi aposentada oficialmente no mês passado e não é mais comercializada. A produção foi encerrada no final do ano passado e já se tornava raro ver uma unidade zero quilômetro pelas ruas, a não ser pelas usadas pela Polícia Militar.

Assim como a S-10 ganhou uma nova geração, a TrailBlazer como será chamada irá incorporar as mudanças na linha e voltar com força total para disputar mercado com Toyota Hilux SW4, Ford Edge e Mitsubishi Pajero Dakar. O modelo foi concebido no Centro de Design da GM América do Sul, em São Caetano do Sul (SP) e desenvolvido em conjunto com engenheiros brasileiros e tailandeses. Apresentada no salão de Bangcoc em março, o utilitário já esta em produção na Tailândia e a previsão é que seremos os próximos a recebê-la, provavelmente no final do ano.

Fotos | Chevrolet/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

25 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -