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[Primeiras impressões] Bolt EUV pavimenta o caminho para novos elétricos da Chevrolet

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Utilitário é vendido em versão única e dispõe de boa potência e lista de equipamentos. No entanto, chega em lote limitado e fadado ao fim de produção

A Chevrolet trouxe, no primeiro semestre, o Bolt EUV, seu primeiro SUV elétrico para o mercado brasileiro – isso em um lote limitado a 200 unidades. O modelo é um utilitário esportivo compacto, vale frisar, derivado do Bolt EV, hatch responsável pela introdução da montadora ao segmento de eletrificados no país.

A chegada do Bolt EUV por aqui, contudo, contrasta com o anúncio oficial que já havia sido feito pela matriz americana: tanto o SUV quanto o seu irmão menor serão descontinuados ainda este ano. Ainda assim, no teste realizado para este Autos Segredos, procurei entender o que a Chevrolet entrega em seu mais recente lançamento elétrico, que sai por R$ 280.000 e está prestes a subir no telhado, além de experienciar pela primeira vez de forma abrangente um carro totalmente elétrico.

A bordo do Chevrolet Bolt EUV

O Bolt EUV foi o primeiro veículo elétrico com o qual pude ter um contato maior. O utilizei em vias urbanas movimentadas, rodovias e trechos sinuosos. À primeira vista, com seus 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, o SUV impressionou pela liberação imediata de torque (comum aos elétricos) e pela facilidade para alcançar altas velocidades – algo muito útil para retomadas e ultrapassagens.

O rodar silencioso e contínuo de um elétrico me surpreendeu durante todo o teste, fazendo acreditar que a resposta instantânea do acelerador pode impressionar até mesmo quem torce o nariz para a tendência global de eletrificação automotiva. Mesmo sem contar com o clássico trabalho dos pistões e as famosas características sonoras de um motor a combustão, algo indispensável para muitos, o trabalho eficiente e rápido de um propulsor elétrico conseguiu me empolgar e transmitiu uma agradável sensação de controle em 100% do tempo.

Com 1.700 kg, o Bolt EUV acelera de 0 a 100km/h em 7,7 segundos e não me deixou na mão quando foi preciso uma esticada maior. Como em todo carro elétrico de potência e torque generosos, porém, é preciso dosar o pé para não exagerar nas saídas. Mesmo assim, evidentemente, é um veículo ágil e prazeroso de dirigir.

Para garantir a segurança ao volante, os freios a disco nas quatro rodas, que têm 17″, cumprem bem o seu papel e ajudam no controle do automóvel. Um recurso que me chamou a atenção foi o modo de condução One Pedal, que aciona gradualmente os freios do Bolt EUV à medida em que você alivia o pedal do acelerador. Leva alguns poucos quilômetros para se acostumar, mas logo a função deixa de ser um incômodo.

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Também como em todo carro elétrico, a suspensão do Bolt EUV não escapa da característica firme, que preza um pouco menos pelo conforto quando comparado com um veículo a combustão. Ao passar por lombadas acentuadas ou obstáculos em desnível, pude sentir de forma menos discreta os impactos nos amortecedores, ainda que não tenha sido algo incomodo que tornou a experiência ruim.

Nas curvas, porém, o elétrico norte-americano brilhou e apresentou estabilidade até mesmo em velocidades mais altas, muito por mérito do centro de gravidade baixo e pelos módulos da bateria alojados sob o assoalho. Nos trechos sinuosos das montanhas de Minas Gerais em que acelerei o Bolt EUV, a sensação de segurança foi protagonista, mesmo dispondo de um carro potente e rápido em retomadas. Se todos os elétricos contarem com essa boa característica, temos mais um ponto para os modelos livres de emissões de carbono.

O Bolt EUV também se destacou pelos recursos de auxílio à condução, como alerta de ponto cego e câmera 360º, que tornaram mais fáceis a realização de mudanças de pista e manobras. O modelo ainda possui sistema de permanência em faixa, alerta de colisão frontal e tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres e ACC, além de 10 airbags. Em suma, a experiência dirigindo o Bolt EUV foi boa, com interessantes recursos tecnológicos aliados a um desempenho satisfatório e dirigibilidade acertada.

Bateria e eficiência

O Bolt EUV tem bateria com capacidade de 66kWh, que dá ao modelo uma autonomia de 377km segundo o Inmetro. A potência de carregamento é de 7,7 kWh em tomada industrial (220V/32A) e 3,8 kWh em tomada residencial (220V/20A). A garantia da bateria é de oito anos ou 160 mil quilômetros. O SUV conta também com sistema de frenagem regenerativa, que recupera parcialmente a carga a cada acionamento dos freios.

Equipamentos

Além dos sistema de segurança e auxílio à condução já citados, o Bolt EUV traz de série itens como: teto solar panorâmico, carregador sem fio para smartphones, quadro de instrumentos digital de 8″, central multimídia de 10″, Apple CarPlay e Android Auto, serviços OnStar e monitoramento remoto de carga, que pode ser feito através do aplicativo myChevrolet, entre outros.

Dimensões do Chevrolet Bolt EUV

Com 4,30 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, números superiores aos do hatch, o Bolt EUV mantém os mesmo 1,61 m de altura e 1,77 m de largura do irmão. Teve, no entanto, a capacidade do porta-malas reduzida para 462 litros.

Conclusão

A Chevrolet tem com o Bolt EUV um bom carro elétrico que entrega potência e equipamentos satisfatórios, mas com um preço não tão atraente quanto o seu belo design. Com a recente ofensiva de modelos EV no mercado nacional, como Megane E-Tech, Volvo EX30 e BYD Seal, que entregam números semelhantes ou superiores pelo mesmo preço (ou menos), o cliente tende a não olhar primeiro para o modelo norte-americano. Pesam ainda o fator novidade dos modelos citados e o anunciado fim de linha do SUV.

Mas então, por que o Bolt EUV é importante para a Chevrolet? A fabricante não quer ficar de fora da festa e, por conta da estratégia adotada pela matriz, optou por dar mais ênfase ao segmento de elétricos, trazendo a dupla Bolt para o mercado ainda que com o encerramento da produção decretado.

O lançamento do SUV por aqui, inclusive, gerou holofotes e ainda garantiu à GM do Brasil a quebra do recorde global em autonomia por um carro elétrico. A montadora quer se manter na prateleira dos veículos movidos a bateria com um produto competente, que cumpre um papel que, no futuro, será assumido por Blazer EV e Equinox EV, já confirmados pela Chevrolet.

Enquanto a dupla aguarda a apresentação global, prevista para 2024, o Bolt EUV se encarrega de manter a Chevrolet entre as marcas, ao menos no Brasil, que oferecem ao consumidor uma opção no segmento de utilitários que tem bom desempenho, tecnologia e, claro, é totalmente elétrica.

Ficha técnica Chevrolet Bolt EUV

MOTORElétrico, dianteiro, com potência máxima de 203cv e torque máximo de 36,7kgfm
FREIOEletro-hidráulico, parcialmente regenerativo; com discos ventilados no eixo dianteiro e sólidos no traseiro
DIREÇÃOCom assistência elétrica progressiva
SUSPENSÕESDianteira: independente tipo “McPherson”, com barra estabilizadora; Traseira: semi-independente, com barra de torção
RODAS E PNEUSRodas de 17 polegadas; pneus 215/50 R17
BATERIA66 kHh, de Litio-Ion
AUTONOMIAWLTP: 456 km | EPA: 397 km | Inmetro: 377 km
TEMPO DE RECARGA220V a 2,2 kVA – 10 km de autonomia por hora
Wallbox (220V a 7,4 kVA) – 40 km de autonomia por hora
Carregador ultrarrápido (CC – a 50kW) – 144 km de autonomia em 30 minutos
DIMENSÕESComprimento: 4,30m
Largura: 1,77m
Altura: 1,61m
Entre-eixos: 2,67m
PESO1.711 quilos
PORTA-MALAS462 litros

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